Ketchup VINTAGE... O que achar disto?



Agora já temos até ketchup vintage... Lançamento,  será distribuído somente na Europa, quem tiver a oportunidade de degustá-lo, poderá opinar, embora me pareça um tanto exagerado e possivelmente uma jogada de marketing. 
São elaborados com a primeira colheita dos tomates desenvolvidos pela empresa e que segundo eles, por terem sido colhidos em época mais fresca, a temperatura do ar e da terra mais fria, o que resultaria em tomates de sabor mais suave e fresco com cor mais intensa. 
Os questionamentos entre os meios gastronômicos se espalham e as críticas também, vejam neste link que me pareceu mais completo, onde eles explicam que o processo seria exatamente o inverso, as melhores colheitas seriam as últimas... 

               Open publication - Free publishing - More heinz
Bom, é isso ai...que venham os Ketchup com vontade de ser vinho... logo eles tentarão os com indicação de idade, os premier crus e grand crus e por ai vai...rs... 

Enoabraços,

Herdade do Rocim - Alentejo - Portugal



Rótulo:  Herdade do Rocim
Produtor: Olho de Mocho Reserva
País: Portugal
Região:  Alentejo
Safra:  2009
Álcool: %
Assemblage: 
·         Alicante Bouchet
·         Syrah
·         Touriga Nacional
OBS: Permanência em barricas francesas e americanas novas.
Este vinho ainda está em tempo de amadurecimento em garrafa, ainda não estando pronto para lançamento no mercado. Vinho em evolução.

Notas de Degustação: 
Vinho tinto de cor rubi de boa intensidade com reflexos violáceos, Lágrimas observáveis, rápidas, que tingem as paredes da taça.
No nariz aromas de frutas vermelhas sobressaindo-se as cerejas maduras, notas de especiaria, como cravo, algo de pimenta e notas intensas e deliciosas de vetiver.
Na boca ótima acidez, taninos potentes, porém elegantes, adstringência presente, álcool e acidez em equilíbrio, vinho interessante, muito harmonioso, ataque potente e finalização elegante. Nada de amargor.  Belíssimo vinho!
Por Camila H.Coletti em 6 de outubro de 2011 
 Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: 16º e 18°

MR PREMIUM - Monte da Ravasqueira - Alentejo - Portugal



Rótulo:  MR Premium
Produtor: Monte da Ravasqueira
País: Portugal
Região:  Alentejo (da região de Arraiolos)
Safra:  2007
Álcool: %
Assemblage: 
·         60% Alicante Bouchet
·         30% Syrah
·         10% Petit Verdot
OBS: Permanência de 12 meses em barricas  novas e 12 meses em garrafa.

Notas de Degustação:
Vinho tinto de cor rubi profundo, brilhante com excelente intensidade e com reflexos levemente violáceos, lágrimas presentes, rápidas, que tingem a parede da taça.
Franco, com aromas de frutas, especiarias, pimenta, alcatrão e notas de couro.
Ataque de boca macio, que surpreende ao apresentar no desenrolar taninos consistentes e  potentes, excelente estrutura e equilíbrio entre acidez e álcool. 
Ótimo corpo, mais um vinho com potência e elegância. 
Muito agradável.
OBS: Este vinho fez parte de uma bateria de vinhos com a uva ALICANTE BOUSCHET, 100% ou em assemblage, degustados com objetivo de estudo de suas nuances e características em evento do Alentejo.
Por Camila H.Coletti em 6 de outubro de 2011 
 Recomendações:
  •            Temperatura de Serviço: 16º a 18°




CONVITE vinhos de Trás-os-Montes - EVENTO para PROFISSIONAIS

Enocolegas, segue convite para a mostra de vinhos promovido pela Comissão vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 03 de novembro de 2011 aqui em São Paulo.
Dados para informações no convite abaixo.

Enoabraços,

EXPOVINIS 2012, a caminho...

 EXPOVINIS 2012

Com data marcada para o período de 24 a 26 de abril, já está sendo organizada mais uma EXPOVINIS,  a EXPOVINIS 2012, que como de costume e justificando o fato de ser uma feira de negócios,  o primeiro dia será fechada, somente para profissionais do vinho e nos dois dias seguintes, para profissionais das 13h às 17h e para o consumidor após este horário e até 21h, mediante compra de ingresso.

Eu considero que o período fechado é sempre o mais interessante para contatos e degustações dos principais vinhos dos expositores., portanto você que é profissional, aguarde informações sobre inscrições via WEB, assim que estiver informada colocarei a informação aqui no blog e para os consumidores, tentem chegar o mais cedo possível, no caso 17hs porque pelas experiências anteriores, os expositores começam a recolher seus produtos lá pelas 20h, e adeus às degustações. 


Enoabraços e fiquem ligados, em breve novidades!


Degustação GRATUITA de vinhos espanhóis

Na próxima terça-feira, dia 01 de novembro,  mais uma degustação gratuita na Enoteca e Cantina Materello.






Setão 4 vinhos das D.Os da Espanha:  Rueda, Manchuela, Rioja e Toro


Palácio de Bornos Verdejo Jovem da D.O. Rueda
Clos Lojen da D.O. Manchuela
Valdelana Tempranillo Crianza da D.O. Rioja e
Novellum Tinta de Toro Crianza da D.O. Toro

Data: 1 de novembro às  20h30
Local: Enoteca e Cantina Matterello, rua Fidalga, 120 tel 3813-0452 
 www.matterello.com.br (Vitor Lotufo)

FENACHAMP 2011...Festa do "champanha" ou do espumante brasileiro???


Este ano, o mês inteiro de outubro, mais uma FENACHAMP, ainda sendo vinculada como a "festa nacional do champanha', termo que a meu ver já deveria ter sido substituído por a "festa nacional do espumante", para quem não sabe, champanha, seria o abrasileirado de Champagne, que é uma REGIÃO da França, uma AOC onde se produz o vinho espumante que recebe o nome da região, Champagne, assim como acontece nos demais vinhos produzidos na França, por ex: Borgogna, Bordeaux, Chablis, Sauterne...e por ai vai... Portanto não existe nenhum outro lugar que produza um Champagne.


Um espumante que não seja feito na região de Champagne, não pode levar o nome Champagne, nem mesmo lá na França, onde os demais espumantes são chamados de Cremant, Mousseaux... 

Bom, fica então a minha sugestão para a mudança, do slogan da feira, que já não é sem tempo, afinal está um pouco desatualizada esta referência de nome, sem falar que estimula o brasileiro a fazer confusão no termo utilizado para se referir aos espumantes, que frequentemente são chamados pelo povo desinformado, de champagnes.  E cá entre nós se queremos que um dia nossos espumantes sejam reconhecidos pelo mundo a fora, vamos começar a criar respeito por eles aqui, tratá-los com orgulho e não pegar carona na fama dos Champagnes, que são sem dúvida alguma espetaculares, mas não confundamos as coisas,  estamos falando do nosso produto, esta feira não é para champagnes e sim para o espumante brasileiro. 
É hora de ter orgulho do que produzimos, mesmo porque já temos produtos fantásticos com o selo BRASIL. Querem conhecer alguns? Estou preparando uns posts sobre espumantes, irei aproveitar o Circuito Brasileiro de Degustação para escolher os meus prediletos, mas por enquanto recomendos os espumantes pelo método champenoises (o mesmo método pelo qual se preparam os champagnes)  da Casa Valduga. Vejam o POST.
Enoabraços,

Casa Valduga e seus espumantes, com indicação de tempo "sur lie"




Na quarta feira passada, com a presença do enólogo chefe, Daniel Dalla Valle e de um dos proprietários, Juarez Valduga nos foi apresentada a nova linha de espumantes da Casa Valduga, embasados num conceito de indicação no rótulo,  semelhante aos whiskys   que utilizam o número da idade em anos, como referencial para a escolha do consumidor.  No caso dos espumantes a Casa Valduga inovou e desenvolveu um conceito de tempo em meses, "sur lie"ou seja, todos são desenvolvidos no método champenoise, que utiliza a segunda fermentação em garrafa, com o vinho em contato com as leveduras e borras formadas durante o processo, para o qual se utiliza no meio também o termo francês: "sur lie", assim, no rótulo, a Casa Valduga utilizou  números  que indicam este tempo de desenvolvimento "sur lie" em meses,  12,  25 e 60 respectivamente, para o espumante Grand Reserva da linha. 

Arte Tradicional Brut  12 - (2010)
Reserva Brut 25 – (2009)
Grand Reserva Exra Brut 60 – (2006)

Todos de excelente qualidade e personalidade, revelando do frescor à complexidade, passando pela expressão de inúmeras nuances aromáticas e gustativas. (Em breve as notas de degustação no blog)

METODO CHAMPENOISE: Como sabem, o método champenoise, é o método utilizado na região de Champagne, a única do mundo que pode levar este termo CHAMPAGNE  no rótulo de seus espumantes, assim não se pode chamar nenhum outro espumante que não tenha sido elaborado na região de Champagne, na França de champagne, nem que tenha sido elaborado na França, como faz a maioria das pessoas que desconhecem o assunto, mas o método champenoise, que elabora os grandes champagnes pode sim ser utilizado em qualquer região, embora seja um método muito mais trabalhoso e aumente o custo do produto, traz a vantagem da proporcionar espumantes de muito mais elegância, complexidade e qualidade, em contrapartida com  método mais comum, denominado charmat, utilizado na elaboração da maioria dos espumantes mais simples.
Imagem de uma das passagens do processo champenoise, onde as garrafas de espumante descansam nas caves em  pupitres a 12° sendo giradas manualmente uma a uma (remuage).

Inovando sempre, e agora com o desenvolvimento destes produtos, que carregam esta referência numérica, (12 – 25 – 60)  a Casa Valduga oferece ao seu cliente, uma possibilidade da escolha segundo as expectativas pessoais,   pois o consumidor, estará  mais informado sobre o que poderá esperar do espumante que está escolhendo para adequá-lo à ocasião, ao prato ou ao seu gosto pessoal. 


Enoabraços,



Na Lavinia França,mega degustação com participação do Brasil


Com 18 paises participantes, incluindo o Brasil, haverá uma mega degustação na Lavinia de Paris, " Vins du monde", onde serão degustados mais de 50 vinhos de 25 produtores.
Dia 27 de outubro.



LAVINIA: 3, Boulevard de la Madeleine, 75001 Paris


Circuito Brasileiro de Degustação - IBRAVIN


Um projeto super legal acontecerá na semana que vem, comandado pela IBRAVIN, reunirá 25 vinícolas brasileiras de Pernambuco, Minas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, será uma grande oportunidade para conhecer e degustar as novidades, bem como se inteirar da qualidade crescente na nossa produção de vinhos que já começa a  surpreender até os profissionais mais exigentes daqui e do exterior.  
Começando na próxima segunda-feira dia 24, percorrerá 3 cidades brasileiras, nas datas e locais  abaixo:
24 de outubro - Porto alegre Salão Nobre da Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047).25 de outubro - São Paulo Festivo Eventos (Rua Cônego Eugênio Leite, 1098, em Pinheiros)27 de outubro - Rio de Janeiro Salão Marlin Azul do Iate Clube (Avenida Pasteur, 333, na Urca).
Vinícolas participantes:
Antônio Dias – Basso – Campos de Cima – Casa Valduga – Cave Marson – Cooperativa Vinícola Aurora – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Dal Pizzol – Dom Cândido – Domno do Brasil – Don Giovanni – Don Laurindo – Duccos – Dunamis – Góes & Venturini – Larentis – Lidio Carraro – Miolo – Pericó – Perini –Pizzato – Sociedade Vinícola Estrada Real – Salton – Valmarino – Viapiana 


HORÁRIO: das 14h às 22h nas três cidades.
Das 14h às 19h, o evento é fechado para profissionais (sommeliers, chefs, proprietários de restaurantes, bares, hotéis, entre outros) e jornalistas.
Das 19h às 22h o Circuito abre para o público em geral.


O preço do ingresso é de R$ 50.
O Ibravin está oferecendo 100 vagas gratuitas para consumidores de cada cidade.


Contatos e infrmações pelos e-mails abaixo de acordo com a cidade escolhida.
vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre),
cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo)
rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).
Maiores informações no site da IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho)

Todos os mapas e regiões da França para consultar - Site Interativo

 Mapa de Bordeaux

Enocolegas, olhem que interessante para quem está estudando,  ou quer apenas fazer consultas confiáveis,  sobre as regiões de vinhos da França, faz parte do site do "Le Figaro" e para quem lê francês, pode obter dados das regiões com detalhes, sobre as apelações, cepas, estilos de vinhos e etc.
Basta colocar o mouse sobre a região no site (Le Figaro) 
e clicar que abrirá o mapa em mais detalhes.

Festival Sud de France




Pessoal, o evento prometido pra o início em 15 de outubro, ainda não tem um site funcionando e já estamos nos dia 12, o site mistura eventos do Rio de Janeiro com os de São Paulo, mostra mapa do Rio e os "saiba mais" retomam para a mesma página. Estou no aguardo de novidades para informar aos amigos, mas até agora nada, somente algumas listas de restaurantes divulgando seus cardápios. 
Eventos de vinhos, degustações, aulas e cursos, ainda nada. 
Permaneceremos no aguardo de novidades. 
DATA prevista para o evento: de 15 de outubro a 15 de novembro