Rosés da Provence no Evento de lançamento do livro de Amaury Junior


Na semana que vem, um delicioso evento de lançamento do livro "The Best Restaurants São Paulo by Amaury Junior" pela Editora Boccato, terá um requinte a mais, o patrocínio do Conselho Interdisciplinar dos Vinhos da Provence, que oferecerá aos convidados a oportunidade de conhecer e degustar 20 rosés da Provence que estão aqui no Brasil, trazidos por 19 importadoras, uma oportunidade rara para os amantes do vinho da Provence, e eu como Master em vinhos da Provence, não posso deixar de me empolgar com o evento,  já que aqui no Brasil, ainda não tivemos um evento oferecido somente pela ensolarada, perfumadíssima e deslumbrante Provence, que reunisse todos os vinhos presentes no Brasil ou apresentasse outros ainda não importados, além da expovinis é claro,  assim, serão dois prazeres, um curtir e prestigiar o livro do Amaury com suas indicações dos melhores restaurantes de São Paulo e outro apreciar os aromas e sabores dos "rosés de Provence".
Ah... A vida é bela!


Veja a Carta de vinhos:


Esta degustação já aconteceu, ;-(((
mas você pode ver as novas degustações na minha 
Enoabraços,

Mapas do Vinho da Alemanha

Sigo na proposta de evitar furos dos profissionais...(Vejam o artigo AQUI) os famosos e desconhecidos mapas do vinhos. Como gosto de fazer descobertas, acabei tendo nestes anos de estudo de vinhos da minha formação, uma coleção considerável de mapas das regiões vitivinícolas do mundo, assim vou disponibilizar no Vinho e Delícias, alguns deles. Estudar mapas é para a vida inteira de um profissional.

Hoje seguem mapas da: Alemanha, cliquem para ver em tamanho original, bem mais legível. Dica, com o novo blogger, para poder ver em tamanho maior, é necessário clicar com o botão direito e solicitar a abertura do mapa em outra página, depois coloque o ponteiro no mouse em cima do mapa e se houver um sinal de + você pode clicar em cima, que irá ampliar mais ainda, ok?



Veja mapas de outras regiões AQUI

Enoabraços e uma belíssima semana a todos

Mapas para evitar furos de profissionais do vinho...



Já vi muitos furos de profissionais do vinho, inclusive um mega mico num evento este ano...não direi qual, para não identificar ninguém...mas em um evento que fui, vi profissionais, confundindo uma região famosíssima da França, quando apresentado um mapa, com outra mais famosa ainda, 50% dos participantes, trocaram as bolas que são a meu ver introcáveis, por N características próprias de cada região, e por serem talvez, as 2 regiões mais faladas daquele país... Bem... com isto, fica mais do que claro que precisamos todos, entender melhor de mapas e estudá-los.
Não dá para estudar o mundo dos vinhos sem estudar os mapas das regiões, está certo que é difícil entender muito bem de todos os mapas do planeta, já que o vinho está na maioria deles, mas, o erro neste caso, foi imperdoável, porque foi muito grotesco e o que mais pega é o fato, do  evento ter sido somente para profissionais, ali estavam jornalistas, sommeliers, pessoal que escreve sobre vinhos e outros que se intitulam profissionais... e mais, era um daqueles eventos difíceis de um leigo conseguir convites, portanto se haviam penetras, certamente não neste número de 50%, certo? Foi furo mesmo!
Meus mestres de vinhos sempre falaram sobre isto, estudar vinhos começa por um bom mapa, é claro que pode ser com uma boa taça de vinho na mão e porque não?...Eu mesma agora estou escrevendo com uma taça de Moscatel do Douro, aquecendo minhas lembranças do fato.
Fica então minha sugestão, pegue a sua taça de vinho, sente-se calmamente para relaxar e abra um mapa aqui na telinha mesmo, ou imprima se preferir, todos os que eu colocar aqui, são ampliáveis, basta colocar o mouse em cima e mandar abrir em outra guia, e então clicar para aumentar, alguns aumentam e outros já abrirão no tamanho final ampliado. Certo?



Vou iniciar uma série para evitar micos futuros ou o Brasil que já tem salvaguardas para denegrir nossa inteligência, irá ficar mais desacreditado lá fora do que já está.
Minha nova série de artigos será:

Antes do vinho, da uva, da pontuação, que tal entender o mapa da região? 

Alguns já postados no ano passado:
Mapas da Itália
Mapas da Toscana
Mapas da Toscana II
Mapas da Provence
Todos os Mapas e Regiões da França para Consulta (Site)

Enoabraços,

Brasil é o unico grande produtor mundial de Espumantes a Pedir Salvaguarda


Fantástica matéria de Rogério Rebouças, com dados reais uma análise sobre taxas de importação e a repercussão do pedido de salvaguardas, para o Jornal do Brasil, coloco na íntegra abaixo e vai para a minha sessão de notícias do vinho... Não posso me abster de um comentário, quanta desinformação dos mentores deste projeto de salvaguarda do vinho, que visão limitada e curta, embasada apenas na ganância. Lamentável e pior, vergonhoso para qualquer brasileiro...


25/07/2012 - 09:19 | Enviado por: Rogerio Reboucas - Conexão Francesa - Jornal do Brasil - Fonte


Degustação Gratuita de Vinhos da Espanha



Mais uma degustação gratuita , que trago a dica para vocês, em São Paulo, nesta semana serão 3 degustações, desta vez com vinhos da Espanha, promovidas pela Península - Vinhos da Espanha.

Vejam datas e locais abaixo:



Data: 26/7/12 - quinta-feira
Empório La Rioja lj.2
R. Sen. Paulo Egídio,70 – Sé
Horário: 12h as 18h
Vinhos: Protos Roble / Protocolo Tinto
Degustadora: Audrey Franceschini
Contato: Ricardo

Data: 27/7/12 - sexta-feira
Biesky
R. Emília Marengo, 18 – Tatuapé
Horário: 16h as 21:30h
Vinhos: Cuatro Pasos / Hécula 
Degustadora: Audrey Franceschini
Contato: Amado/Marcos

Data: 28/7/12 – Sábado
Empório La Rioja lj. 1
R da Cantareira, 709 – Luz
Horário: 10:30h as 15h
Vinhos: Protocolo Tinto / Abadia Retuerta Rívola
Degustadora: Audrey Franceschini
Contato: Paulo/Ricardo

Aproveitem a dica...;-)
enoabraços,

Degustação GRATUITA de Vinhos de Portugal


Dando sequência ao projeto que acontecia no antigo Materello, hoje as degustações promovidas por Vitor Lotufo, acontecem na Oficina das Pizzas, um lugar aconchegante na movimentadíssima Vila Madalena.
Nesta próxima terça, acontecerá uma degustação de vinhos trazidos pela Chaves Oliveira Importadora.
Serão 3 vinhos do Alentejo:


  • Sobreiro Velho - Cabernet Sauvignon, Aragonez e Syrah, 
  • Sobreiro Velho - Alicante Bouchet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon  
  • Sobreiro Velho Reserva Premium - Syrah, Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouchet

E um vinho do Douro:

  • Douro Quinta do Portal Colheita - Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca.
Data: 24 de julho, às 20:30 horas 
Local: Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517 Tel 3816-3749
www.oficinadepizzas.com.br
Vitor Lotufo informa que a degustação é livre e gratuita.

Enoabraços e aproveitem!




 Camila H. Coletti - (www.vinhoedelicias.com.br)

Taxação de Vinhos, salvaguardas, animosidades...Caminhamos tranquilamente em meio a isto....


O Brasil deveria repensar as taxas de vinhos ao invés de perder tempo com salvaguardas criando animosidades e intrigas no meio. Recentemente Adão Morellato, fez uma análise do mercado do vinho importado no Brasil de meados de dezembro de 2011 a junho de 2012 e os resultados foram positivos ou seja, caminhamos em espera de trâmites de salvaguardas, em meio e divergências de opiniões, mas sem grandes alterações no mercado. Tenho notado também, que os investimentos de divulgação dos órgãos representativos do universo do vinho, tem se mantido atuantes e precisos. Não houve qualquer recuo no sentido de investir na divulgação do conhecimento do vinho, do velho e novo mundo, para enófilos e profissionais. Assim, sou pela ideia de que devamos nos manter unidos e abertos à negociações, que não limitem o nosso acesso à diversidade dos vinhos do mundo em geral. 
Minha proposta sempre foi uma luta pela diminuição dos impostos dos vinhos nacionais, e mais ainda, a inserção do vinho como alimento, como acontece em países do velho mundo, a exemplo do citado na matéria de Jorge Lucki no Valor Econômico da semana passada, sobre a inserção do vinho como alimento na Espanha, sendo assim, também na França, Alemanha e no Reino Unido com incrível taxação de 0%. Veja AQUI um breve resumo que escrevi em um post antigo, sobre os impostos de vinhos no Brasil e em alguns países.


Abaixo a análise do consultor Adão Morellatto, sobre o desenvolvimento e crescimento dos principais países dos quais compramos vinhos, publicada na íntegra, em 11 de junho no site Artwine.

...Entre Janeiro e Junho de 2012, o segmento de Vinhos Importados (somente vinhos finos) aqui não entram as categorias de Vinhos Espumantes e champanhe para uma melhor interpretação, cresceu 14,93% em valor e 12,61% em volume, evidenciando como nos anos anteriores, uma valoração em detrimento do crescimento quantitativo. Esta análise é comparativa com o 1º semestre de 2011.
 Quanto a performance dos players, assim se posicionaram:1º - CHILE = Já há alguns anos, já dita as regras mercadológica's, com sua exponencial participação, fazendo presença de forma vertiginosa e pródigas, com várias empresas de grande e médio porte atuando com penetração e influência em larga escala, participa neste semestre com 36,63% em valor e 41,46% em volume, mesmo valorando seus vinhos em 2,96%.2º - ARGENTINA = Embora apresentando uma ligeira queda de 5,28% em volume, porém com uma excepcional valoração de 13,31%, houve um crescimento de 7,63% em valor. Definitivamente, os brasileiros descobriram o grande potencial de seus vinhos mais elaborados e mais finos para o mercado brasileiro. Com maior preço e mais qualificados, seus vinhos são em média 22,37% mais caros que os exemplares chilenos.3º - PORTUGAL = Caminha na média do crescimento geral, participando com 14,09% em valor (idêntico ao mesmo período de 2011) e com 13,62% em volume, deixando claro que houve um redução nos custos de vinhos oriundos do país em quase -17,85%. Sinais da crise na Europa? Pode ser, saberemos com mais exatidão ao longo do ano de 2012.4º - ITÁLIA =  apresentou uma queda de -11,41% em valor e de -15,07% em volume. Estou verificando na origem se esta performance se manifesta da mesma maneira em outros mercados ou se é um caso específico para o Brasil. Respectivamente participa com 10,67% de valor e de 13,49% em volume. 5º - FRANÇA = Em linha de crescimento com o mercado, com participação de 7,31% em valor e de 3,53% em volume e também apresenta uma pequena queda na média de preços com -3,77%, com preço médio de USD 5,67.6º - ESPANHA = Creio que não é somente no futebol que a "Fúria" tem conquistado méritos e glórias, por aqui também, os espanhóis têm apresentado resultados dignos de sua qualidade e competência, neste semestre apresentam um crescimento de 20,33% de valor e de 45,15% em volume, mesmo com uma queda no custo médio de -20,63%. Ainda é incipiente sua participação: 4,71% em valor e de 3,55% em volume.

7º - DEMAIS PAÍSES:  Especial atenção para alguns países neste quadro, é o crescimento da Africa do Sul, com 146%, Grécia com 167,85%, Uruguai com 60,50% e Estados Unidos com 44,44%.
"Análise de minha inteira e total responsabilidade, estando permitido sua divulgação, informação e publicação, na integralidade, sem mudanças do conteúdo". (Adão Morellatto)
  

INTERNATIONAL CONSULTING: 
ADÃO AUGUSTO A. MORELLATTO    
Fonte: MDIC, BACEN E SRF. Trecho do site ARTWINE
 Enoabraços 
 Camila H. Coletti - (www.vinhoedelicias.com.br)

Degustação GRATUITA da Península Vinhos da Espanha


Enocolegas, o pessoal da Península, está promovendo duas degustações nesta semana ainda...sexta e sábado, de rótulos especialíssimos importados por eles.
Data: 20/7/12 - SEXTA 
No BIESK 
End: R. Emília Marengo,18 – Tatuapé
Horário: 16h às 21:30h
Serão colocados em degustação os vinhos:
Martin Códax - Albariño
Protos Roble - 100% Tempranillo Veja sobre esta vinícola Protos AQUI
Abadia Retuerta Selección Especial - 75% Tempranillo/20% Merlot/ 5% Cabernet Sauvignon
Data: 21/7/12 - SÁBADO 
Na ADEGA TUTÓIA
End.: R. Tutóia, 238
Horário: 14h às 19:30h
Protos Roble  -  100% Tempranillo Veja sobre esta vinícola Protos AQUI 
Cuatro Pasos - Martín Códax 100% Mencia (Amo esta uva!)
Aproveitem e curtam a oportunidade e os vinhos...;-)

Jogos: França, vinhos, vinhedos, regiões e muito mais, experimente!


Um fantástico site com jogos de vinhos, para você treinar seus conhecimentos sobre o mundo do vinho da França. É muito simples de usar, só com o problema de estar em francês, mas não acredito que vá parecer complicado, para vinho e regiões, pois estão nos nomes para os quais fomos apresentados a elas, e o jogo é bem direto, intuitivo.

Escolha seu jogo e divirta-se, além disso tem atlas pra você estudar e aprender um pouco mais deste vasto universo do vinho, onde aprender, assim como respirar é um exercício constante.

É o LUDOVINO...cliquem AQUI ...Divirtam-se!




Bonne chance! (Boa sorte!)

Enoabraços,

Finca Villacreces, o vizinho do Vega Sicília


Na sexta passada, entre amigos, abrimos um Finca Villacreces 2005, nada menos do que 94/100 pontos de Robert Parker. Finca Villacreces é por acaso, o vizinho do Vega Sicília, o que já  cria expectativas em relação ao seu terroir, e realmente posso confirmar, que foi uma experiência para guardar na minha caixinha de lembranças vínicas especiais.
Aberto às pressas, sem tempo de decantação, passando pelo decanter apenas uns 15 minutos, o vinho mostrou-se de início um pouco fechado, como era de se esperar, devido aos seus 7 anos, enquanto conversávamos, aguardamos o seu despertar na taça...ao retomá-la, foi mostrando suas nuances e complexidade, num misto de aromas que surpreendiam a cada gole, mas o que mais me seduziu, foi sua expressão em boca, ataque macio aveludado, mostrando a seguir taninos com pegada, mas sabem aquela  pegada na medida correta?  com requintes e sem asperezas, que eu chamaria de elegante pegada, eu sei que isto de pegada é um termo absolutamente feminino... eu sei, eu sei...rs... por isto mesmo, eu elaborei abaixo uma ficha nos moldes das minhas notas de degustação, da forma padrão, certo?...;-)



Rótulo:  Finca Villacreces - 2005
Produtor: Finca Villacreces
País: Espanha
Região: D.O. Ribera del Duero
Safra: 2005
Álcool: 14%
Assemblage:
  • 86% Tempranillo (Tinto Fino)
  • 10% Cabernet Sauvignon
  •   4% Merlot

  • OBS: Faz malolática em barrica e tem Permanência em barricas francesas de 1º e 2º ano por 16  meses.
    Importadora Península - Vinhos da Espanha ($ 245,00)

Notas de Degustação:

Vinho tinto, de profunda tonalidade rubi ainda com marcante presença de violáceo observável nas lágrimas finas, numerosas e rápidas, que denotam ainda a presença de antocianos o que já anunciou sua incrível capacidade de guarda, confirmada posteriormente na boca.

No nariz franco, de início fechado, revelando-se ao desenrolar do tempo, sensacionalmente complexo, com ainda muita fruta escura, suculentas cerejas maduras, leves notas de couro entremeadas com alcaçuz e presença discreta de baunilha...mas se ficassemos com mais tempo dele em taça, certamente teria surpreendido mais ainda, pois a capacidade de evolução aromática, foi muito interessante.
Na boca, vinho seco, com aquele ataque de boca que aprecio, macio, que surpreende em seguida com sua elegânte e requintada potência. Corpo de presença, taninos refinados mas que mostram a que vieram, apesar dos 7 anos desde a safra. Acidez com capacidade para equilibrar os 14º de álcool, ou seja, incrível, confirmando os belos anos que tem ainda pela frente.
Um vinho sem sombra de dúvida sensacional!
Por Camila H. Coletti, degustado em: 13 de julho de 2012 


Recomendações:

  Decantar, por de  2h a 3horas.
·         Temperatura de Serviço: em torno de 18°  como cabe bem, aos vinhos com esta complexidade e expressão. 


Enoabraços,  

Ela é Sommelier ou Sommelière???? Dúvidas??? Então leia o artigo.



Todos temos dúvidas, não é vergonha alguma. Falar uma palavra que está em outro idioma é sempre complicado, por isto, é bom ter à mão, fontes de consultas.
Acho muito desagradável a negligência nesta questão, até profissionais se intitulam de forma errada, e acabam criando micos desnecessários. Ninguém nasce sabendo, certo? Aprender faz parte da vida, graças a Deus, já pensaram o tédio que seria, se não houvesse nada a assimilar, a trocar, a descobrir, a renovar? 
A vida é feita de descobertas, então vamos a mais uma delas... 

Qual é o termo correto, e como se pronuncia? Sommelier ou Sommelière?


Começando por tirar as dúvidas, existe muita confusão quanto ao termo sommelier, que é o profissional com formação em vinhos, e exerce funções ligada ao serviço de vinho (Veja artigo AQUI), até mesmo entre os profissionais, este termo tem sido negligenciado, e tem causado muitas confusões e uma imagem precária para um profissional da área.

Esta  pequena informação abaixo, evitará ENORMES gafes diante de quem tem algum conhecimento de francês, ou quem conhece adequadamente o mundo do vinho. 

A palavra SOMMELIER de origem francesa, está no masculino, assim:
"Ela" NÃO pode ser sommelier, pois tanto no idioma francês como no português, existem os gêneros, ou seja existe  o masculino e o feminino, ok?

Então vamos ver isto:

Sommelier = Masculino - Ele é sommelier
O feminino no francês para a palavra sommelier é feito acrescentando-se o e ao final da palavra, ficando sommeliere, mas no francês esta palavra pede o acento grave no penúltimo e ficando então, finalmente, sommelière, com o acento grave, que para nós terá o som de acento agudo, mas isto explicarei adiante.
Teremos:

Sommelière = Feminino - Ela é sommelière

Vamos agora ver a pronúncia, outra fonte de gafes nesta questão. Estamos usando uma palavra do francês, portanto devemos pronunciar com o som da origem, olhem como se pronuncia por exemplo a uva cabernet sauvignon, (cabernê sovinhon),...escrevi, tentando expressar o som no português, certo? Já pensaram as pessoas sairem por ai dizendo caberneti sauviguinon...? Pois é...Tem acontecido algo semelhante com o termo sommelier.

Veja as pronúncias corretas, ou o mais perto possível, via aqui, por escrito...;-)

Sommelier (masculino) = pronúncia aproximada (sommeliê) esqueçam o r, que no francês ao final da palavra raramente será pronunciado, e neste caso não é.

Sommelière (Feminino) = pronúncia aproximada (sommeliér) aqui sim o r aparece porque tem a presença do e  depois dele...não iremos agora, falar erroneamente sommeliére, certo? 

Tenho visto muitos furos e acho isto deselegante para quem exerce esta profissão, a primeira  coisa a aprender, antes do vinho, é falar corretamente o nome do curso que você está cursando, e da profissão que você escolheu. 
Portanto, quem não sabia, está sabendo agora, chega de sommelierrrrrrr ou pior ainda Ela é  sommelierrrrr, ou ainda pior...Ela é sommeliéreeeee.... Mon Dieu!!!!

Agora estamos todos por dentro do assunto e falaremos da maneira correta, certo?

Ele é sommelier (sommeliê)
e
Ela é sommelière (sommeliér)


Parfait!!!!! 

Enoabraços,

Protos a exuberante vinícola aos pés de um Castelo


Já ouviram falar na fantástica "Bodegas Protos" a primeira vinícola de Ribera Del Duero? Eu havia ouvido falar, numa das aulas do curso profissional, porém, embora tivesse visto suas imagens, não fazia  ideia da grandiosidade, tanto da obra arquitetônica, quanto das magníficas condições de suas instalações, que tem o requinte de repousar sob o olhar majestoso do Castelo de Peñafiel.
(Vejam no VIDEO após as fotos)

Castelo de Peñafiel.


Vista da Bodega a partir do Castelo.



Que lugar cativante! Eu estive olhando pelo google earth, e fui descobrindo seus encantos, a simpatia do lugar de Peñafiel (Espanha), uma pacata cidadezinha de pequenas vielas, protegidas pela  imponente presença do Castelo.  Já pensaram na magia que seria degustar os Protos nas modernas e belíssimas instalações da bodega? sob a majestosa presença do castelo? uma ambiquidade interessante não acham? O antigo e o novo, lado a lado...Ah, a vida é bela!!!...Mas enquanto não podemos estar lá, e não temos aqui nem um castelinho, ao menos uma ótima notícia, podemos conhecer os vinhos da Protos, pois os mesmos são importado aqui para o Brasil e comercializados pela Importadora Península, vejam na página deles (AQUI)

Na foto acima, entrada para as galerias subterrâneas, que se estendem por baixo do Castelo de Peñafiel, com mais de 2 km de galerias, onde  os vinhos repousam até o momento de estarem no ponto ideal para a comercialização. Fantástico!
Apreciem esta belíssima obra no video.

Espero que curtam esta agradabilíssima viagem....;-)
Enoabraços
Camila H. Coletti - (www.vinhoedelicias.com.br)

Vinhos Premiados no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil - Veja a relação


Só me pergunto o que isto irá gerar de MAIS aumentos de preços nos vinhos nacionais, vejam que lista extensa de vinhos nacionais nela...

Abaixo a relação dos vinhos premiados no concurso que aconteceu na semana passada de 03 a 06 de junho em Bento Gonçalves, o VI Concurso Internacional de Vinhos do Brasil que premiou vários países em uma classificação medalha de ouro ou medalha de prata. Foram 503 vinhos inscritos de 17 países e 148 premiados. O Brasil liderou o número de medalhas por ter uma amostra bem maior inscrita tendo sido premiados vinhos de 12 países.
Quer saber mais sobre o concurso veja AQUI


ALEMANHA
Weingut Anselmann     Anselmann Riesling Sekt Brut    2009 Ouro
ARGENTINA
B y B SRL de Carlos A. Balmaceda  Arroba Carlos Balmaceda Malbec  2009 Ouro
B y B SRL de Carlos A. Balmaceda  Arroba Carlos Balmaceda Malbec  2008 Prata
B y B SRL de Carlos A. Balmaceda  Arroba Carlos Balmaceda Malbec  2010  Prata
Bodega Zemlia     Zemlia Cabernet Sauvignon    2010 Ouro
Bodega Zemlia     Zemlia Malbec    2010 Prata
Bournett S.A     Bournett Cabernet Sauvignon IG    2011 Ouro
Bournett S.A     Bournett Prestige Edición Limitada     N/S Prata
Chaves Oliveira Wine Group    El Corazón Malbec    2009 Prata
Decanter Vinhos Finos Ltda    Benegas Syrah    2008  Prata
Vinhos do Mundo - Viñedos de La Patagonia  Malma Colecion Malbec  2009 Ouro
Vinícola Geisse Ltda     El Sueño Malbec    2007 Ouro
ÁUSTRIA
Erich Scheiblhofer     Jois    2010 Ouro
Erich Scheiblhofer     Perfection Merlot    2010 Ouro
Erich Scheiblhofer     Erich Scheiblhofer Shiraz    2010 Prata
BOLÍVIA
Kuhlmann y Cia Ltda    Singani Los Parrales Reserva Aniversario     2009 Prata
BRASIL
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos Ltda  Abreu Garcia Cabernet Sauvignon / Merlot 2009 Prata
Adega Chesini Ltda     Chesini Gran Vin 2005 Ouro
Adega Chesini Ltda     Chesini Gran Vin 2011 Prata
Basso Vinhos e Espumantes Ltda  Monte Paschoal Virtus Cabernet Sauvignon 2011 Ouro
Basso Vinhos e Espumantes Ltda  Monte Paschoal Frisante N/S Ouro
Basso Vinhos e Espumantes Ltda  Monte Paschoal Espumante Moscatel N/S Ouro
Bodega Copetti & Czarnobay Vitivinicultura Ltda  Alto das Figueiras Merlot 2009 Prata
Boscato Indústria Vinícola Ltda    Boscato Touriga Nacional 2010 Ouro
Boscato Indústria Vinícola Ltda    Anima Vitis 2005 Prata
Boscato Indústria Vinícola Ltda    Boscato Gran Reserva Merlot 2005 Prata
Calza Júnior Indústria e Comércio de Vinhos Ltda Ouro Negro Reserva Merlot 2005 Ouro
Calza Júnior Indústria e Comércio de Vinhos Ltda Calza Espumante Tradicional Brut N/S Ouro
Cantina de Vinhos Fabian Ltda    Gran Fabian 2005 Ouro
Cantina de Vinhos Fabian Ltda    Gran Fabian 2004 Prata
Cantina de Vinhos Fabian Ltda    Fabian Reserva Merlot 2005 Prata
Casa Geraldo Vinhos Finos Ltda    Casa Geraldo Destilado Vínico 2010 Ouro
Casa Geraldo Vinhos Finos Ltda    Casa Geraldo Espumante Moscatel  N/S Ouro
Casa Valduga Vinhos Finos Ltda  Casa Valduga Arte Tradicional Espumante Brut 2010  Ouro
Casa Valduga Vinhos Finos Ltda  Casa Valduga Espumante Brut 130 N/S Prata
Cave Antiga Vitivinícola Ltda    Cave Antiga Espumante Moscatel  N/S Prata
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos  Decima Gran Reserva Tannat 2005 Ouro
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos  Cordon D’or Espumante Brut N/S Ouro
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos  Decima Gran Reserva Espumante Brut 2006 Prata
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos  Cordon D’or Espumante Brut Rosé  N/S Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Aurora Reserva Tannat 2010 Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Aurora Reserva Chardonnay 2011 Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Aurora IP Pinto Bandeira Chardonnay 2011 Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Aurora Colheita Tardia 2011 Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Conde de Foucauld Espumante Brut Rosé N/S Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Aurora Espumante Brut Pinot Noir N/S Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Conde de Foucauld Espumante Branco Brut N/S Prata
Cooperativa Vinícola Aurora Ltda  Marcus James Espumante Demi-Sec N/S Prata
Cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda  Giuseppe Garibaldi Espumante Brut  2012 Ouro
Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda  Santa Colina Estilo Chardonnay 2011 Ouro
Cooperativa Vinícola São João Ltda  Castellamare Gran Reserva Cabernet Sauvignon    2011 Ouro
Cooperativa Vinícola São João Ltda  Castellamare Chardonnay
Cooperativa Vinícola São João Ltda  Castellamare Espumante Chardonnay Brut N/S Prata
Courmayeur do Brasil Vinhos Ltda  Courmayeur Retrato Espumante Nature  2011 Prata
Dal Pizzol Vinhos Finos    Dal Pizzol Touriga Nacional 2010 Prata
Dal Pizzol Vinhos Finos    Dal Pizzol Espumante Brut Tradicional  N/S Prata
Dezem Vinhos Finos Ltda    Dezem Tempranillo 2008 Ouro
Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas  Alto Vale Espumante Demi-Sec N/S Prata
Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas  Ponto Nero Espumante Brut N/S Prata
Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo S.A  Peterlongo Elegance Champenoise Brut N/S Prata
Guatambu Estância do Vinho    Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 Prata
Irmãos Molon Ltda     Mistela Reggio di Castella 2004 Ouro
Pizzato Vinhas e Vinhos    Pizzato Espumante Tradicional Brut     2010 Ouro
Pizzato Vinhas e Vinhos    Pizzato Concentus 2006 Prata
Quinta da Neve Vinhos Finos Ltda  Herman Matiz Cabernet Sauvignon  2011 Ouro
Quinta da Neve Vinhos Finos Ltda  Quinta da Neve Cabernet Sauvignon / Sangiovese / Merlot 2010 Prata
Quinta da Neve Vinhos Finos Ltda  Herman Matiz Touriga Nacional 2011 Prata
Sanjo - Cooperativa Agrícola de São Joaquim Núbio Cabernet Sauvignon  2006 Prata
Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda  Panizzon Espumante Moscatel N/S Ouro
Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda  Panizzon Reserva Ancelotta 2010 Prata
Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda  Panizzon Maximus Tinto N/S Prata
Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda  Panizzon Espumante Champenoise Brut N/S Prata
Vinícola Almadén     Almadén Vinhas Velhas Tannat 2011 Prata
Vinícola Campos de Cima Ltda    Campos de Cima Espumante Brut N/S Prata
Vinícola Cave de Pedra Ltda    Cave de Pedra Winery Espumante Brut N/S Prata
Vinícola Dom Cândido Ltda    DC Dom Cândido Merlot 2009 Ouro
Vinícola Dom Cândido Ltda    DC Dom Cândido Tannat 2008 Prata
Vinícola Dom Cândido Ltda    Dom Cândido Documento Merlot 2009 Prata
Vinícola Dom Cândido Ltda    Estrelato Dom Cândido Espumante Moscatel  N/S Prata
Vinícola Franco Italiano Ltda    Censurato Cabernet Sauvignon 2008 Prata
Vinícola Franco Italiano Ltda    Wine Club Tannat  2010 Prata
Vinícola Galvão Bueno    Bueno Cuvée Prestige    2009 Ouro
Vinícola Gazzaro Ltda    Beppe Espumante Moscatel    N/S Prata
Vinícola Gazzaro Ltda    Yonne Espumante Moscatel    N/S Prata
Vinícola Geisse Ltda     Cave Amadeu Espumante Brut Rosé N/S Ouro
Vinícola Góes & Venturini Ltda    Casa Venturini Reserva Chardonnay 2010 Prata
Vinícola Góes & Venturini Ltda    Casa Venturini Reserva Tannat 2011 Prata
Vinícola Hiragami Ltda    Torri  Cabernet Sauvignon 14%    2008 Prata
Vinícola Kranz Ltda     Kranz Cabernet Sauvignon    2009 Ouro
Vinícola Laurentia Ltda    Laurentia Espumante Brut Branco  N/S Prata
Vinícola Marco Luigi Ltda    Marco Luigi Gran Reserva Cabernet Sauvignon  2006 Prata
Vinícola Maximo Boschi Ltda    Maximo Boschi Espumante Brut Speciale  2007 Ouro
Vinícola Maximo Boschi Ltda    Maximo Boschi Espumante Tradizionale Brut  2009 Ouro
Vinícola Miolo Ltda     Miolo Cuvée Tradition Brut 2010 Ouro
Vinícola Miolo Ltda     Quinta do Seival Castas Portuguesas  2008 Prata
Vinícola Miolo Ltda     Miolo Reserva Cabernet Sauvignon  2010 Prata
Vinícola Miolo Ltda     Miolo Millésime Espumante Brut 2010 Prata
Vinícola Miolo Ltda     Miolo Reserva Tannat    2011 Prata
Vinícola Ouro Verde S.A.   Terranova Espumante Brut Rosé N/S Ouro
Vinícola Pedrucci Ltda    Casa Pedrucci Espumante Tradicional 18 Meses N/S Ouro
Vinícola Pedrucci Ltda    Casa Pedrucci Espumante Tradicional 12 Meses N/S Prata
Vinícola Perini Ltda     Casa Perini Tannat 2010 Ouro
Vinícola Perini Ltda     Perini Fração Única Merlot 2010 Ouro
Vinícola Perini Ltda     Casa Perini Merlot 2010 Prata
Vinícola Perini Ltda     Perini Solidário    2010 Prata
Vinícola Perini Ltda     Casa Perini Espumante Prosecco Brut  N/S Prata
Vinícola Salton     Salton Volpi Cabernet Sauvignon 2009 Ouro
Vinícola Salton     Salton Talento    2007 Prata
Vinícola Salton     Salton Desejo    2007 Prata
Vinícola Salton     Salton Espumante Prosecco Brut N/S Prata
Vinícola Salvador Ltda    Salvattore Chardonnay 2011 Prata
Vinícola Zanella Ltda    Zanella Espumante Brut N/S Ouro
Vitivinícola Santa Maria S.A    Rio do Sol Espumante Demi-Sec N/S Prata
Wine Park Ltda     Gran Legado Espumante Champenoise Brut  N/S Ouro
CHILE
Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas  Yali Gran Reserva Syrah 2008 Ouro
Viña Luis Felipe Edwards    LFE 900 Bieno 2009 Ouro
Viña Luis Felipe Edwards    Luis Felipe Edwards Reserva Carmenère 2011 Ouro
Viña Luis Felipe Edwards    Dona Bernarda    2009 Prata
Viña Luis Felipe Edwards    Luis Felipe Edwards Gran Reserva Carmenère 2011 Prata
Vinícola Geisse Ltda     El Sueño Cabernet Sauvignon    2008 Ouro
ESPANHA
Decanter Vinhos Finos Ltda    Altos R Crianza    2004 Prata
Decanter Vinhos Finos Ltda    Altos R Crianza    2006 Prata
ESTADOS UNIDOS
Vinhos do Mundo - Wente Vineyards  Wente Riva Ranch Chardonnay 2008 Grande Ouro
FRANÇA
Decanter Vinhos Finos Ltda    La Forge Viognier    2010 Ouro
Decanter Vinhos Finos Ltda    Unique Sauvignon Blanc    2010 Prata
Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas  Antoine Moueix 2009 Ouro
PORTUGAL
Adega Edmun do Val S.L    Quinta Edmun do Val Reserva 2010 Prata
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Lda  Casa Ermelinda Freitas Petit Verdot 2010 Ouro
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Lda  Terras do Pó Castas Petit Verdot Syrah 2009 Prata
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Lda  Casa Ermelinda Freitas Syrah 2010 Prata
Casa Ermelinda Freitas - Vinhos Lda  Terras do Pó Castas Chardonnay / Viognier 2011 Prata
Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões Crl Adega de Pegões Colheita Selecionada Branco 2011 Ouro
Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões Crl Adega de Pegões Syrah  2010 Prata
Domno do Brasil Indústria e Comércio de Bebidas  Magna Carta 2008 Ouro
QBL, Unipessoal Lda    Barranco Longo Reserva Tinto  2008 Prata
Quinta de Lemos S.A    Quinta de Lemos Touriga Nacional  2007 Ouro
Quinta de Lemos S.A    Quinta de Lemos Dona Georgina 2007 Ouro
REPÚBLICA ESLOVÁQUIA
J e J Ostrozovic     Tokaj 5 Putnovy    2004 Grande Ouro
Miroslav Dudo - VMD    Veltlínke Zelené    2010 Ouro
Pol’nohospodarske Druzstro Vajnory  Feteasca Regala 2011 Ouro
URUGUAI
Antigua Bodega Stagnari    OsirisTannat  2006 Ouro
Antigua Bodega Stagnari    Finitezza Tannat 2009 Ouro
Antigua Bodega Stagnari    Cantharus Tannat 2009 Ouro
Bodegas Rodriguez y Cia    Licor de Tannat La Estancia 2009 Ouro
Brober SRL     Bertolini & Brogolio Tannat Premium  2011 Ouro
Erne S.A (Bodega Spignoglio)    Tierra Alta Reserva Tannat 2010 Prata
Grupo Traversas S.A     Viña Salort Reserva Syrah - Tannat  2010 Prata
Pizzorno Family Estates    Pizzorno Tannat Reserva    2010 Ouro


Mapas da Itália para consulta


Seguindo com minha proposta de dividir material de estudo do universo do vinho, considero os mapas material básico, quando estava cursando a formação de sommelier, percebi que muitos alunos tiveram dificuldades pois simplesmente não conseguiam consultar mapas, acho isto mais básico do que saber abrir uma garrafa de vinhos...rs... E assim coloco aqui para  os colegas interessados , alguns mapas da Itália que considerei interessantes e consultáveis.
Todos eles abrem em tamanho maior, basta clicar sobre a imagem e solicitar que se abram em outra página. Existe um marcador com o item MAPAS, lá estarão todos os mapas do blog.




Resling Itálica, a nossa Riesling...chega de confusões.



Este assunto "Rieslings" muitas vezes, gera  dúvidas entre os enófilos, tanto que em degustações de vinhos nacionais, os degustadores ao se depararem com um vinho riesling nacional, ficam em busca dos descritores de aromas típicos minerais, do Riesling Alemão, do Riesling Francês, Austríaco... que não serão nunca encontrados no Riesling nacional, e se alguém disser que os sentiu, desconfie, ele leu sobre a riesling, mas não o suficiente, decorou os descritores e está falando pelo texto, pelo simples fato de que, a Riesling que tipicamente tem aromas minerais, não é plantada aqui no Brasil, a Riesling dos aromas minerais é a Riesling Renana, originária da Alemanha (Leia sobre ela AQUI), e aqui no Brasil a Riesling plantada é a Riesling Itálica de origem desconhecida.
Estive pesquisando e num trabalho de Mauro Celso Zanus e Jorge Tonietto  apresentado no X Congresso Brasileiro de Viticultura e  Enologia e colhi dados interessantes.
A uva Riesling Itálica, tem sua origem desconhecida, é pouco difundida no mundo, tendo uma pequena produção ao norte da Itália e em alguns países europeus: Áustria, Eslovênia, República Tcheca/ Eslováquia e Hungria. No entanto difundiu-se esta variedade aqui no Brasil na região da Serra gaúcha, tendo sido introduzida em 1900, provavelmente por demanda dos imigrantes italianos, que ocuparam a região sul do país, vinda em sua maioria no norte da Itália, no final do século XIX, sendo a primeira casta nobre utilizada na elaboração de vinhos brancos varietais aqui em solo brasileiro. 


Mas porque uma uva que praticamente não é utilizada, no restante do mundo, aqui passou a ser importante e muito cultivada? Atentem que na América do Sul, no chamado cone sul - Chile, Argentina e Uruguay esta variedade parece não ser cultivada.
Pois é, aqui no Brasil, descobriu-se o valor da Riesling Itálica na produção de espumantes, e por várias razões passou a ser muito apreciada, por ser uma variedade muito produtiva, brotar em setembro, portanto com menor risco de geadas tardias e queima dos brotos, mostrando muita adaptação e produtividade. Além disso por não ter um caráter varietal aromático de muita intensidade, por serem seus aromas muito sutis, eles praticamente não interferem no desenvolvimento dos aromas do processo do espumante, possibilitando maior intensidade aos aromas provenientes da segunda fermentação elaborada na própria garrafa (método clássico, ou método champenoise),  e daqueles desenvolvidos no contato com as leveduras (conhecido como "sur lie").
Como viram, esta uva acabou se tornando uma fantástica presença em solos brasileiros e  para o nosso espumante nacional e eu acredito pelo que li, que ela venha a ser um símbolo no futuro, aqui no Brasil.

Enoabraços,