Bordeaux elaborado em Château de propriedade chinesa??? O que você acha?

Château-Lafite-Rothschild_vinhoedelicias

Já  pensaram que um dia desses saberemos que por exemplo o Château Latour, o Lafite, o Pétrus, o Le Pin, o Haut Brion, o Cheval Blanc, o Margaux… podem vir a  ser de propriedade chinesa?

Não dá a sensação de que algo está fora de lugar?

Clase-Magistral-de-Chateau-Lafite-Rothschild-vinhoedelicias
Nos últimos tempos tem sido bastante constante, a compra por chineses de propriedades na região de Bordeaux.

Uma das propriedades vendida recentemente,  foi o Château Bel Air, da região de Entre-Deux-Mers que está aqui no Brasil trazido pela Mistral, que foi adquirida por um industrial chinês de Shanghai, que é proprietário de um grupo de empresas com 8 fábricas e uma cadeia de lojas de vinhos e bebidas espirituosas, onde comercializa em especial vários vinhos da região de Bordeaux, dentre eles o Château Bel Air. 

O Château em questão produz Bordeaux e Bordeaux Supérieur, e o antigo proprietário, o Monsieur Philippe Moysson, que não possui sucessor considerou que em face às condições econômicas do país seria esta a melhor medida….
Fonte

C’est comme ça!….Sem palavras…….

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Wine Dinner em Curitiba com vinhos da Espanha

wine_dinner_vinhoedelicias

Mais uma dica para o pessoal de Curitiba.

Na próxima quinta dia 27, acontecerá mais um jantar harmonizado com vinhos da Península, desta vez, na cidade de Curitiba.

O evento acontecerá na Adega Brasil  no Batel,  com pratos da Chef Ana Claudia Spengler  e contará com a presença de Pepita Rodriguez.

Todas as informações no folder abaixo.

wine dinner Curitiba

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Degustação gratuita de apresentação de vinhos da Península em Curitiba.

degustacao-vinhoedelicias
Uma oportunidade única de apreciar e conhecer os vinhos da Península, acontecerá e Curitiba, esta dica vai especialmente  para o pessoal que diz que só aviso dos eventos de Sampa…Smiley piscando e vem caprichada, pois contará também com a presença da atriz Pepita Rodriguez que estará apresentando os vinhos da Península e acontecerá na Adega Brasil, no Batel em Curitiba, portando oportunidade dupla de conhecer os vinhos da Península e de conversar com a atriz Pepita Rodriguez que tanto nos brindou e brinda com seu trabalho artístico nas telas da TV. Será amanhã dia 27 de setembro de 2012.

Mas atenção…corram e reservem sua vaga, pois serão apenas 50 vagas para participar desta degustação que é gratuita e acontecerá das 15h às 18h.

Dados e maiores informações no folder abaixo:
release-jantar-curitiba
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Mapas para programar a viagem à bela Toscana

monticchiello-tornanti-toscana

(Série Toscana 2 – Mapas)

Dando sequência à programação de viagem à Toscana (
AQUI), seguem alguns mapas, agora um turístico com as atrações e outro mapa do vinho, bem completo e explicadinho, um dos melhores que já encontrei e  que se somam aos anteriores Mapas da Toscana 1 e Mapas da Toscana 2, já postados em outros momentos, mas que irão nos auxiliar nesta descoberta de uma das regiões mais bonita e envolvente da Itália.

mapa-turistico-toscana-vinhoedelicias

Basta clicar em cima para ver em tamanho original

Toscana-melhor-mapa-vinhoedelicias

Sigamos rumo a Toscana…

Veja a primeira parte da Toscana:
Toscana, onde os vinhos e paisagens compõe um cenário de sedução…

Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Toscana, onde os vinhos e paisagens compõe um cenário de sedução…

rodovia-do-campo-toscana-italia_vinhoedelicias

(Série Toscana 1–Introdução)

Dos conhecidos Chiantis aos potentes Brunellos, passando pelos poderosos Super Toscanos, na Toscana, tudo é cenário de descoberta e de prazer…  uma região recheada de história e de magia.

Dos vinhos,  não podemos deixar de lembrar os mais famosos e conhecidos elaborados com a uva tradicional da região, a sangiovese, os Chiantis, sendo a única uva do apreciadíssimo Brunello de Montalcino, e do Rosso de Montalcino.
Mas sem sombra de dúvida o vinho mais conhecido de todos nós aqui no Brasil é o Chianti, quem mesmo não sendo um apreciador enófilo, já não teve a oportunidade de degustar um Chianti?

san-geminiano-toscana-vinhoedelicias

vinho_di_chiantiLembram das garrafas bojudas que certamente o pessoal aqui de sampa já viu nos passeios pelas cantinas do velho e antigamente bucólico, hoje bastante abandonado e quase impraticável
Bixiga?





Para comerçarmos a nossa viagem pela Toscana, vamos nos preparar conhecendo a região pelos mapas, vejam no próximo post. AQUI
Depois iremos falar dos vinhos da região um a um iniciando com os Chiantis. (Em breve)

Agora mais algumas Imagens da Toscana.

Foto de David Sanger

chianti-david-sanger-foto

toscana-vinhoedelicias

Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

O melhor Wine Bar de São Paulo.

DECANTER_VINHOEDELICIAS
Como de costume já faz anos, a revista Veja elege todos os anos os melhores locais de São Paulo, nas áreas de enogastronomia. Este ano o primeiro lugar ficou com a Enoteca Decanter, onde são servidos mais de 50 vinhos em taça, preservados pelo Le Verre du Vin, e com a fartura de nada menos do que 1200 rótulos disponíveis no bar ao preço da loja.
Eu estive lá e recomendo, degustei vinhos maravilhosos e o lugar é um encanto!
wine-bar-decanter-vinhoedelicias
Enoteca Decanter
Rua Joaquim Floriano, 838 – Itaim Bibi
São Paulo – SP
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Em 3D, veja todo o processo de vinificação da Bourgogne –Vinhos Brancos

PRESSURAGE-VINHOEDELICIAS
Olhem que interessante esta animação, elaborada na França  mostrando todo o processo de elaboração dos vinhos brancos, na Bourgogne.

São apresentadas nove fases, da pressurage à collage.

Veja a animação AQUI

Amei e divido com os amigos!
Divirtam-se…
Enoabraços e uma belíssima quarta à todos!

Camila H. Coletti

Degustar um vinho tecnicamente, existe alguma valia no que se lê por ai? Parte 2

vinho a copo
Parte 1 AQUI
Quando você realmente souber o que deve procurar e analisar numa degustação técnica, você descreverá o vinho pelas suas características, ou seja com o seu livrinho de anotações do lado, onde percorrerá os itens considerados necessários para se desvendar em um vinho, você fará uma avaliação do vinho, com mais ou com menos competência, de acordo com o seu grau de estudos, tempo de experiência e dom pessoal ampliado pela dedicação ao universo vínico. Sabem de uma coisa? existe sim este dom para a degustação de vinhos…porque a capacidade por exemplo, de definir aromas, é algo muito particular e que embora possa ser melhorada, não pode variar tanto de grau, assim quem tem uma sensibilidade maior para aromas, por exemplo, nunca será igualado por alguém que não tem….e outra coisa ainda é a capacidade de descrever sua percepção, pois não adianta nada perceber e na hora de comunicar, não sair nada. Falando neste pequeno caderninho, eu fiz um pra mim, bem prático, pequeno que eu mesma desenvolvi e com minhas palavras e minhas abreviações do que considero importante detectar num vinho, seguindo é claro todas as fases importantes, o levo comigo em todos os eventos e já tenho vários repletos de anotações de vinhos. Aqui para o Vinho e Delícias vem somente as que considerei especiais de vinhos também especiais, com características marcantes, portanto se curtirem ler minhas impressões podem dar uma olhada ai na busca por “notas de degustação” , onde vão encontrar todas, ou olhar no link ( na barra acima nem sempre atualizado, pois o blog é uma curtição minha, não é trabalho, e o trabalho vem sempre em primeiro lugar, não é?

Fica a dica, não se obrigue a ser um profissional, curta o vinho, o vinho é para todos, se quer aprender a degustar para se divertir entre amigos, com sua turma, faça um curso básico de degustação, a ABS-SP por exemplo tem um de 2 meses, muito bom, onde obtive meus primeiros ensinamentos formais no universo do vinho, mas se quiser ser um profissional e analisar com qualidade, escrever e mais ainda, dar notas como Robert Parker…rs… siga o caminho correto, procure as escolas qualificadas (ABS-SP tem formação profissional que eu cursei de 2 anos) e faça todos os cursos de meses e anos que puder fazer, não se envergonhe de estudar, nunca é tarde para isto, e existem cursos para profissionalizar quem quer se dedicar ao assunto e assim você não vai sair por ai dando furos, como muitos que não quiseram se dedicar fazem, achando que é só beber muito, decorar chavões do meio e chutar uma nota para cada item de uma ficha para lá de subjetiva, que ele catou na internet ou numa degustação que foi com um amigo. Vamos ser mais sérios nesta questão. Vinho pode ser só bebida ou pode ser um universo fascinante de conhecimentos do mundo inteiro.

E mais… respeite seus dons naturais, você pode ser muito melhor cantando, dançando, cozinhando, compondo do que querendo analisar profissionalmente um vinho, saiba quem você é, acima de tudo e tire proveito disto…. e depois para finalizar, beba um bom vinho e seja feliz…Smiley piscando

Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Degustar um vinho tecnicamente, existe alguma valia no que se lê por ai? PARTE 1

degusta_rivetti_vinhoedelicias
Existem alguns setores bastante complexos no universo  dos vinhos, um deles  seria a habilidade para degustar qualitativamente um vinho, aliando  conhecimento técnico, ao treinamento realizado na prática em degustações de qualidade com condições técnicas, não na litragem,  como dizem alguns enófilos, afinal nunca se precisou conhecer sobre uma bebida para poder saboreá-la e menos ainda para tomar bebedeiras. Uma coisa é beber tecnicamente o que muitas vezes, até implica em não engolir a bebida.

É preciso unir as duas ações para se chegar à uma degustação habilidosa quando o objetivo é fazer a análise de um vinho, para  torná-la pública, ou para ser reconhecida como instrumento de valor na escolha de um vinho.

Não entrarei no mérito da questão, se as análises que andam por ai em blogs da vida, são ao menos razoáveis e se devem ou não serem levadas em consideração… porque acredito que cada um já sabe separar o joio do trigo e se não sabe, está na hora de começar a aprender, afinal estamos falando de vinhos e os leitores já devem ter mais de 18 aninhos…

Uma coisa é beber vinho, já disse isto antes, e outra é degustar, se quer beber beba…curta e seja feliz…o vinho é delicioso mesmo e combina com todas as ocasiões da vida, não é preciso se preocupar com o tom que apresenta na taça, com a presença ou não do halo, com as lágrimas com os aromas, os taninos, o equilíbrio, a persistência, a estimativa de  guarda e estas informações que instigam tanto um especialista…Quando se bebe um vinho, você só tem que gostar ou não gostar….e ser feliz…Não é bom? Mas se a opção é esta, CURTA, beba, e não venha querer dar uma de especialista…Cada macaco no seu galho,

Agora, se quer degustar e em especial se quer falar sobre isto e dividir impressões, então o papo é outro. Comece estudando e continue por anos… porque você vai precisar aprender muitas coisas, antes de poder se considerar um degustador experiente de vinhos, e não será só isto, de início, você vai aprender técnicas, depois terá que incorporar estas técnicas  e finalmente você deixará o achismo de lado, deixará de achar um vinho bom, médio ou ruim, ou ficar assinalando que é um bom custo-benefício, que é o que mais se lê nas “recomendações” dos NÃO especialistas, ou seja dos curiosos…Isso é muito chato e uma perda de tempo. ……..LEI A SEQUÊNCIA no próximo post
Parte 2 – AQUI
Enoabraços,

Que tal uma degustação gratuita de Barolo e de mais 3 vinhos Italianos do Piemonte?

vinotinto
Cantine San Silvestro, tradicional vinícola do Piemonte.
www.sansilvestrovini.it 

Ottone I, 100% Barbera, a uva dos vinhos mais consumidos no Piemonte, – Barbera DOC
Sensazione 80% Nebbiolo, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Barbera, a Nebbiolo é a grande uva do Piemonte, uva responsável pelo Barolo e o Barbaresco,
Monfrá, 80% Nebbiolo, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Barbera e finalmente o grande Barolo, DOCG
"Patres"- 100% Nebbiolo - Barolo, DOCG
Próxima terça feira, dia 18 de setembro, às 20:30 horas na Purpurina Oficina de Pizzas, rua Purpurina, 517, tel 3816-3749,
Aproveitem!

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Caravana dos Vinhos Tricolores no Brasil. Oportunidade de conhecer mais o Vinho Francês.

bleu-blanc-rouge
Caso você seja profissional do vinho poderá se inscrever (link direto AQUI) para conhecer os vinhos franceses que serão oferecidos em degustação nesta mostra batizada de Caravana dos Vinhos Tricolores, estive no ano passado e adorei o evento. Veja algumas notas AQUI
Basta clicar na figura que levará ao site  de inscrição.

caravana
Enoabraços,

Camila H. Coletti

Wine Bar, pizza e um passeio por Portugal…Não é tentador?

 

Neste sábado, algo assim acontecendo no Jardim Paulista… A simpática sommelière Patrícia Brentzel,  organizou para o próximo sábado dia 15 de setembro esta delícia, “Um passeio por Portugal” que acontecerá no Wine Bar Prestíssimo na Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1135 – Jardim Paulista, 20h00.

Vejam todas as informações no folder abaixo
Inscrições: contato@patriciabrentzel.com.br

patricia-brentzel

Enoabraços colegas!

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Painel de 3 vinhos Espanhóis no Equipotel


Na palestra ministrada hoje  por Javier Diaz Gabarain, no Equipotel, diretor da Importadora Península Vinhos, foram degustados 3 vinhos da Espanha, quem teve a oportunidade de conseguir um disputadíssimo lugar na degustação, foi agraciado com 3 universos vínicos especiais, e os que apesar de tentarem  a reserva de seus lugares, não tiveram a oportunidade de participar pois os lugares eram reduzidos,  certamente irão ficar aborrecidos com esta perda.

O painel foi aberto pelo branco da uva Godello,
Val de Sil – 2009 – DO Valdeorras,
O vinho surpreende pela requintada combinação aromática, com notas já esperadas de frutas, em especial maças verdes, alternando com nuances de flores brancas e presença de ervas com reconhecíveis notas de tomilho, ao fundo notas de petróleo. Na boca macio expressivo, fresco, uma excelente acidez contrabalançando, os 13,5º de álcool, vinho integrado e equilibrado.

Na sequência,
Finca Nueva Rosado – 2009, da Rioja Alta
um corte de 50% de Tempranillo e 50% de Garnacha, um vinho que numa degustação às cegas quase passaria por tinto, com presença marcante, estrutura, aromas de morangos e taninos que tentam se mostrar, vinho intenso e que certamente irá agradar aos amantes do vinho tinto que queiram se despir do preconceito quando aos rosados.

Finalizando, o sensacional, surpreendente e sofisticado,
Abadia Retuerta SE – 2006 de Castilla y Léon
 
Uma explosão de descobertas e sensações, realmente um vinho a ser degustado e apreciado sem reservas… um vinho que certamente deixa marcas inesquecíveis, uma das coisas que me impressionou, foi o balsâmico, mas e o equilíbrio?…Fantástico…mas deste vou fazer segredos, aguardem a análise completa (AQUI em breve)…Smiley piscando

Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Vinho do Alentejo no Brasil 25 e 27 de Setembro–Evento para Profissionais

Vinho-do-Porto1
Os Vinhos do Alentejo vão estar em 2 provas no Brasil, em
São Paulo, 25 de Setembro no Hotel Caeser Park Faria Lima
Rio de Janeiro, 27 de Setembro no Hotel Othon Palace,  
das 16 e as 21 horas.
Com a presença dos seguintes produtores:

  • Adega Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida
  • Adega de Borba
  • Casa Santa Vitória
  • Cortes de Cima
  • Enoforum/Porto a Porto, Comercio Exp. Imp. Lda
  • Herdade da Malhadinha Nova
  • Herdade do Esporão (QUALIMPOR)
  • Herdade do Mouchão
  • Herdade do Perdigão
  • J. Portugal Ramos Vinhos
  • Monte dos Cabaços
  • Paulo Laureano Vinus
  • Quinta do Zambujeiro
  • Ribafreixo
  • Sociedade Agrícola João Teodósio Barbosa & Filhos, Lda.
  • Sogrape Vinhos, SA
  • Tapada do Fidalgo
  • Tiago Cabaço
Informações (Evento para profissionais)
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Podemos comemorar o final da novela SALVAGUARDAS????

segurar-taça-vinhos-vinhoedelicias

Atenção pessoal… parece que temos novidades quentes sobre as SALVAGUARDAS…segundo Flávia Gianini, (Isto é Dinheiro) “Foi por água abaixo a tentativa das entidades que representam os produtores de vinho brasileiros, baseados no Rio Grande do Sul, de conseguir salvaguarda em relação aos vinhos importados.”

“A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento concluiu que não há base para conceder o benefício aos produtores nacionais.
O documento já está na mesa da Camex.
A resolução deve ser publicada no Diário Oficial da União já nos próximos dias.”

Será que já podemos comemorar?

Vejam o link direto http://guilhermebarros.istoedinheiro.com.br/2012/08/25/governo-deve-barrar-salvaguarda-contra-vinho-importado/

Enoabraços, alegres e esperançosos…Smiley piscando

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Mapas do vinho da Itália – Basilicata

ITALIA del 1950 - Collezione -  Basilicata0004

Como vocês já sabem insisto na importância dos mapas nos estudos dos vinhos, para quem não sabe leia o post “Chega de Micos” AQUI

Nesta linha continuo oferecendo os mapas que uso em meus estudos, aqui seguem MAPAS DA ITÁLIA, região Basilicata e adjacências, basta clicar neles para abrir em tamanho maior.
Basilicata4

basilicata3

BASILICATA1

basilicata2

Espero que aproveitem!!!
Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Degustação gratuita de Vinhos Italianos.

basilicata-Italia-vinhoedelicias
Mais uma degustação gratuita  de vinhos italianos na Vila Madalena – São Paulo, desta vez com rótulos da belíssima região da Basilicata, entre a Campania e a Calábria, (Veja MAPAS AQUI)

Serão degustados VINHOS da
vinícola Vigneti del Vulture.
  • Pipoli Greco-Fiano
  • Pipoli Aglianico del Vulture
  • Tufarello Nero di Troia
  • Piano del Cerro Aglianico
Dados do Evento: 
Data: Terça feira, dia 11 de setembro, às 20:30 horas
Atenção mais uma DEGUSTAÇÃO GRATUITA DE VINHOS ITALIANOS próxima terça dia 18 de setembro - VEJA AQUI

.Local: Purpurina Oficina de Pizzas,
tel 3816-3749
www.oficinadepizzas.com.br
A degustação é livre e gratuita.

Abadia Retuerta Seleccion Especial em degustação gratuita na Equipotel

abadia-retuerta2-vinhoedelicias
Um dos vinhos escolhidos para a premiada carta da TAM elaborada por um dos meus melhores mestres da ABS-SP, Arthur de Azevedo,  estará em degustação gratuita durante o evento EQUIPOTEL que acontecerá nesta semana em São Paulo.

Em uma palestra ministrada por Javier Diaz Gabarain, diretor e sócio da Península Vinhos, especialista em vinhos e responsável pela belíssima carta de vinhos da Espanha da empresa
, o Abadia Retuerta, será apresentado para degustação dos profissionais e estudantes presentes no evento, com mais 2 vinhos, um branco e um rosé, pois a Espanha tem muito a nos oferecer além da conhecida e especial uva Tempranillo. Observem o corte do rosado com 50% de Tempranillo e 50% de Garnacha, isto é o que eu chamaria de um vinho tipicamente espanhol.
Não dá curiosidade de conhecer estes aromas e sabores? e o branco, um vinho 100% de godello cultivado em terras de ardósia, podem imaginar a expressão deste solo nesta uva? Está ai, mais uma boa descoberta.
Serão 3 vinhos da Península Vinhos e, degustação no dia 12 de setembro na EQUIPOTEL:
  1. Val de Sil 2009 – Vinho branco 100% godello, da D.O. Valdeorras
  1. Finca Nueva Rosado –50% Tempranillo e 50% Garnacha, da D. O. Rioja Alta
  1. Abadia Retuerta Seleccion Especial 2006 – 75% de Tempranillo, 20% de Cabernet Sauvignon e 5% de Merlot Vinho de la Tierra de Castilla y León, eleito como o melhor vinho do mundo em 2005 pelo London International Wine Challenge 2005 92 pontos de Robert Parker e Medalha de ouro no Guia de Vinhos da Espanha.
Dia 12 – Quarta-feira das 17h00 às 18h30, na Arena Gastronômica – Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi – São Paulo


Veja como se inscrever GRATUITAMENTE
AQUI e demais dados do evento.

Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Nomes da Gastronomia ministram aulas nesta semana na Equipotel

EIRE-ROSADO-ESCOLA
Na imagem Eire Rosado

Para se inscrever, veja como AQUI
AULA SHOW 2012:

PALCO CHEFS dia 10 – seg dia 11 – ter dia 12 – qua dia 13 – qui
14:30 as 15:30 Ailton Piovan
Aregala Brasil
São Paulo


Sandro Bianchini
Chef Consultor Formação Institute Paul Bocuse

Lucia Sequerra
Santa Madalena
São Paulo


Osley José
Gastronomia Anhanguera Educação

15:45 as 16:45 Eire Rosado
Escola de Culinária
Eire Rosado
Enogastronomia


Carlos Ribeiro
Na Cozinha
São Paulo

Ivanir de Campos
Gaudério
Caxias do Sul, RS

Fernando Carneiro
Consulado Mineiro
São Paulo

17:00 as 18:00
Rafael Sessenta
Sotero
São Paulo



Paola Tedeschi
ICIF
Italian Culinary Institute for Foreigns




Pedro Pecego
Chef Revelação Guia Danusia Barbara 2011
Rio de Janeiro


Elzinha Nunes
Dona Lucinha
Anetto
São Paulo



18:00 às 18:15 Momento Aro Momento Aro Momento Aro Momento Aro
18:15 as 19:15 Luiz Farias
Chef Patissier
Bunge


Marana Figlioulo
Aregala Brasil
FATECI
Fortaleza, CE



Andre Boccato
Editora Boccato International Chefs Circle

André
Berti
Chef Eat Foods
Alimentação Saudável
São Paulo




19:30 as 20:30
Mauro Leal
O Marquês
São Paulo


Rosele Tejada
Consultoria Gastronômica
São Paulo


Anayde Lima
Julia Gastronomia
São Paulo



Alunos
da
Universidade
Anhembi Morumbi





Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias


Cave da Equipotel…Veja a Programação

 achat-de-vin-de-bordeaux-faites-entrer-les-grands-crus-dans-votre-cave-id60
Com palestras e degustações a Equipotel, apresenta uma programação especialíssima,  acontecendo nos próximos dias,  10 – 11 – 12 – 13 de setembro.
Veja toda a programação da CAVE  abaixo:
CAVE 2012:

CAVE dia 10 – seg dia 11 – ter dia 12 – qua dia 13 - qui
15:00 as 16:30 Daniel Mistico
Vinícola Casa Valduga
A Excelência dos Espumantes Brasileiros

Marcelo Yabikú
Hedoniste
AOC Champagne e os Champagnes Artesanais

Inês Cruz

Vinícola Lídio Carraro
Conceito Purista em Vinhos: um Resgate à Essencia


I
Marcelo Miguel
Hungária
Redescobrindo a Hungria e seus Vinhos


17:00 as 18:30 Paola Tedeschi
ICIF
AIS Associazione Italiana Sommelier
Degustação de Azeites


Daniella Romano

Aromas do Vinho
O Instigante Mundo dos Aromas


Javier Diaz Gabarain
Península
A Espanha dos Excelentes Tintos,Brancos e Rosés

Antônio Goulart
Commandeurs d'Honneur – Vigneron d'Honneur
Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux

Degustando os Segredos de Bordeaux





19:00 as 20:30 Mauricio Marcondes
Nieto Senetiner
A Uva Bonarda

Pedro Cardoso

Senac-SP
AIS Associazione Italiana Sommelier
Portugal:
O Dão e seus Afluentes






João Felipe Vieira Amaral
Au Vin
Libano e o Histórico Vale do Bekaa

Christian Wilkens
Senac-SP
O Profissional Sommelier e o Mercado de Trabalho


Veja como participar e as demais informações sobre o evento: AQUI
Faça sua inscrição on-line GRATUITA: AQUI

Enoabraços,

Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Equipotel, com degustações de vinhos e aulas de Chefs renomados.

7183492177_919b7066b6_b
Ainda é possível fazer inscrição on-line. (AQUI link direto para INSCRIÇÃO gratuita de profissionais)
Nesta semana mais uma Equipotel em São Paulo, um dos maiores eventos do mundo voltado aos profissionais das áreas de gastronomia, hotelaria, enologia e outras, completando 50 anos a Equipotel, recebeu em 2011 quase 50.000 visitantes, 1384 empresas participaram do evento em 672 stands.

Com  4 eventos simultâneos:
Equipotel Food&Drinks – Veja a programação das DEGUSTAÇÕES DE VINHOS - AQUI
Equipotel Design
Equipotel Conference
Equipotel Spa&Wellness
E uma programação farta, durante os 4 dias do evento, que inicia no dia 10 de setembro.
EQUIPOTEL-VINHOEDELICIAS

Dados do Evento:
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP
Data: De 10 a 13 de setembro de 2012 - Horário: Das 13h às 21h (acesso até as 20h)
Planta do Evento para baixar AQUI
AQUI - Inscrição de Profissionais
AQUI
- Inscrição de Estudantes da área
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Vinho a copo… Vamos apoiar esta ideia?

vinhoacopo2-vinhoedelicias
Já faz um bom tempo que os portugueses vem utilizando esta forma de comercialização de vinhos em restaurantes e lá eles usam para esta modalidade o termo “vinho a copo”, ou seja o vinho servido diretamente na taça. Eles tem investido oferecendo cursos gratuitos aos restaurantes e bares que queiram adotar esta modalidade de serviço. (Link no final)
Isto não é interessante? Interessante, econômico e amplo.

Duas situações básicas:

Situação nº1
Almoço durante a semana, portanto dia de trabalho, o que não impede uma tacinha de vinho, mas aqui no Brasil, você é obrigado a comprar uma garrafa inteira, acaba-se bebendo refrigerante, agua ou cerveja, não é?
Situação nº2
Um jantar especial daqueles que pede uma boa harmonização, mas complicou… pois a entrada pede um espumante, a salada um branco o prato principal 1 tinto e a sobremesa? Ficará sem vinho? sendo que cairia super bem, um bom  vinho do Porto com indicação de idade?
Está ai mais uma razão para os vinhos “a copo”, assim você pode harmonizar cada refeição com o vinho que bem escolher, sem precisar comprar 4 garrafas para jantar, certo?
As formas de conservação do vinho para este serviço. Veja como EM BREVE.
Conheça o investimento dos portugueses neste sentido: http://www.acopo.com.pt

Enoabraços,

Notas de degustação - Vinhos da Itália

vinhos-italianos-vinhoedelicias
A Itália até onde se sabe é o país com maios número de uvas autóctones do planeta, sendo seguida de muito perto de Portugal, portanto amigos podem imaginar o que sejam as possibilidades de aromas e de sabores do país? Eu venho me dedicando ao estudo desta descoberta.
Abaixo alguns links para vinhos que considerei especialíssimos em minhas degustações, são muitos outros, mas os que não estão aqui embora eu os tenha degustado podem não ter sido citados pela minha falta de tempos para elaborar suas fichas de degustação,   mas os que estão aqui,  podem ter certeza de que são excepcionais e que me agradaram especialmente.
Antinori – Guado Al Tasso – Bolgueri Superiore Toscana
Boscarelli Vino Nobile di Moltepuciano Moltepuciano - T
Capo Martino - Jermann Friuli
Castello Romitório – Rosso de Montalcino Toscana
Due Lune – Cantine Cellaro Sicília
La Court Nizza  - Barbera d’Asti DOCG Piemonte
Lunarotti – Ribesco Vigna Monticchio Úmbria
Masi Riserva de Costasera – Amarone Clássico Veneto
Mastroberardinho Radici – Taurasi Campania
Morelino di Scansano Riserva San Guiseppe Toscana
Morellino di Scansano Riserva Le Sentinelli Toscana
Rivera Pue Apoliae Púglia
Umani Ronchi – Pelago Marche
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Quem ainda não conhece ou não ouviu falar na Fauchon?

fauchon7

Mon Dieu…aquele paraíso! Numa viagem à Paris é um destino certo…e haja regime depois, mas como em Paris dá gosto caminhar pela cidade, às margens no Sena, isto certamente não é problema algum…Smiley piscando

Neste final de semana a Fauchon  esta promovendo a 5ª edição do Week-End-Éclairs, que também significa fim de semana relâmpago.

fauchon4

Éclair que no século IX se chamava “Pain à la Duchesse”, tem  a mesma grafia da palavra em francês para relâmpago, assim como bomba em português, nomeada assim assinalando a sensação do explodir do doce na boca, com seu recheio cremoso.
fauchon6
Olhem este abaixo, lembra alguma coisa do “Louvre”?
fauchon5
A Fouchon criou 75 receitas especialmente para os Week-End-Éclairs, e todos os anos mais de 4000 patisseries são vendidas na praça de la Madeleine
fauchon2
Dica recebida do Wandel da Rocha
Este papo foi sem vinho, mas não sei se lá não haveria a possibilidade de alguma harmonização… é França… onde vinho é alimento e custa mais barato do que a agua nos restaurantes….então os amigos que estão em Paris no momento, aproveitem, pois a vida vale pelos momentos alegres que possamos ter e pela nossa capacidade de curtir o que ela nos oferece, este sim é um problema, gente com oportunidade e sem a capacidade de curtir.…CURTA A VIDA, ela é curta!…rs…
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

Novos argumentos de defesa contra as salvaguardas, apresentados pela ABRAPE E ABBA

copos-de-vinho-pao-garrafa-de-vinho-taca-de-vinho_3339675

Há insuficiência de provas para o pedido das salvaguardas. Segundo estudos realizados pelos consultores da Barral MJorge Consultores associados, e apresentados nos últimos dias, a aplicação das medidas de salvaguardas do vinho nacional não procedem, leiam as conclusões abaixo e o link  para o complemento de defesa completo no final desta.


CONCLUSÕES
Há sérios questionamentos quanto à delimitação do produto objeto da investigação. 

Não resta comprovado que houve aumento das importações em razão da evolução imprevista das circunstâncias. 

As empresas que compõem a amostra para fins de indústria doméstica representam menos de 50% da produção nacional. Desta forma, não podem ser consideradas como “proporção substancial” daquela produção – o que, em decorrência, mostra que não se está diante de uma indústria doméstica, nos termos da legislação, de cujos indicadores seja possível fazer análise para fins de prejuízo grave. 

Ainda que se considere, erroneamente, que há representatividade suficiente para 
caracterizar a indústria doméstica, os indicadores apresentados demonstram cabalmente que não existe o prejuízo grave alegado, uma vez que a maioria dos indicadores mostra evolução positiva tanto de P4 para P5 quanto de P1 para P5 e, em relação àqueles cuja evolução é negativa de P1 a P5, os dados dos períodos intermediários mostram clara recuperação. 

Além disso, por mais que se queira encontrar prejuízo grave, ou afirmar que ele existe, não haveria nexo de causalidade entre as importações e o alegado prejuízo. Especialmente porque o aumento de importações não coincide com os períodos mais críticos por que passou a indústria doméstica, notadamente até P3. 

Há, portanto, elementos suficientemente claros para que o DECOM conclua pela inexistência dos requisitos cuja satisfação é exigida pela legislação para fins de aplicação de qualquer medida de salvaguarda. 

A investigação em questão deve, por isso, ser encerrada sem aplicação de medida.

Complemento completo

Fonte: ARTWINE
Fiquem atentos, em breve mais novidades…
Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias