Um 2013 de muita consciência e muitos bons vinhos

2013-camila-h-coletti
Que 2013 traga uma expressão olfativa que surpreenda nossos sentidos,  um corpo incomparável, um equilíbrio inigualável, uma elegância e refinamento acima do desejado, e uma persistência maravilhosa, tornando nossos bons momentos ainda mais saborosos…

Desejo  sucesso e que ele  não seja corrompido pela ganância, e pela falta de escrúpulos, que a consciência seja sorvida ainda mais do que os vinhos  e  que os deuses providenciem que você, estando no caminho da integridade, tenha sempre em sua taça, os melhores vinhos do planeta.

Muita saúde, paz, amor, realizações positivas e fartura sempre!

Saúde e Viva 2013!!!
Enoabraços,

Série Vinhos Especiais: Décimo segundo vinho – Ossian


12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias10
Ossian, um vinho fascinante e surpreendente que eu escolhi para ser o representante do final do calendário Maia que acontece hoje, 21 de dezembro de 2012,  vocês irão entender o porquê ao decorrer do meu relato. 
Confesso que me faltam palavras para descrever a esplendorosa performance deste vinho, degustei a safra de  2006 e me apaixonei imediatamente, tenho uma incrível  sensibilidade para as nuances apresentadas pelos vinhos de agricultora ecológica, e este é um deles,  com um detalhe a mais,  aliás,  um detalhe que é gigantesco, o vinho é 100% proveniente de videiras prephyloxéricas,  da casta Verdejo de Castilla y León  Espanha, ou seja sobreviventes do ataque pela phyloxéra que dizimou os vinhedos da Europa.

Qual o vinho que pode ser comparado a isto? Acredito que este vinho seja solo em sua categoria, e olhem que não é algo trabalhado em assemblage, ao contrário,  é a uva associada ao terroir e aos cuidados naturais em respeito à natureza, que permitem esta expressão toda, um belíssimo trabalho de olhos e percepção atentos, aos sinais que o universo lança a todos nós,  mas que somente poucos podem captá-los….
E como ficou a expressão disto tudo no vinho?
Resultou em  algo indescritível e maravilhoso para os sentidos,  tentarei passar algumas impressões.

O Ossian começa a exercer seu fascínio ao colocá-lo na taça,  quando de seu vidro incrivelmente escuro, quase negro,   revela-se sua sedutora e surpreendente cor dourada, os seus aromas de uma plenitude sedutora e poder de  renovação acima da imaginação, uma festa para os sentidos, embora já exista a análise no blog com link abaixo, eu não resisto em descrever seus aromas inusitados e envolventes de peras portuguesas, mel e baunilha que evoluem para açúcar queimado, e a presença inimaginável de suculentas carambolas maduras, tudo isto permeado por fascinantes notas minerais que o acompanham o tempo todo.  Na boca um deleite… a plenitude, o que mais se pode querer de um vinho? Pleno, equilibrado,  elegante,  envolvente e saborosíssimo… Um vinho instigante para suas capacidades de percepção, misterioso e sedutor!

É um vinho dificílimo de ser expresso em palavras, é muito individualizado, raro especilíssimo e muito complexo, recomendo que num primeiro contato, para conhecê-lo,  degustem-no puro, como se deve degustar um vinho,  sem qualquer interferência de alimento e entenderão a  experiência esplendorosa que é o Ossian,  fascínio puro, um excelente companheiro para os momentos em que queira presentear-se com algo especial, esteja sozinho/a ou acompanhado, o Ossian se encarregará de tornar este momento um deleite aos sentidos.

Vejam as notas de degustação colocadas há alguns meses no Vinho e Delícias.
Vejam no link: Ossian, a incrível expressão de vinhas pré-phyloxéricas

Com este grande vinho encerro hoje 21/12/2012 a minha série dos meus 12 melhores vinhos. em homenagem ao universo,
Enoabraços,  e que venha uma nova e preciosa fase para toda a humanidade, precisamos disto!
Enoabraços

Série Vinhos Especiais: Décimo primeiro vinho –Alonso del Yerro

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias11
Para este vinho sugiro uma sensual descoberta e crio uma nova categoria
de vinhos… leia e veja ao final.
Tenho me apaixonado por tempranillos, a cada um que degusto, uma descoberta a mais de suas qualidades, mas o  Alonso del Yerro dos que tive o prazer de degustar até agora tem sido revelador… Um vinho 100% Tempranillo,  da região de Ribeira del Duero, Espanha que escolhi por ter em sua expressão, tudo o que aprecio no estilo: Equilibrado, com belíssima acidez contrapondo o álcool, arrebatador pela potência e estrutura e ao mesmo tempo macio, para maneira como se apresenta, como um cavalheiro,  elegante, sensual, envolvente e uma coisa que para mim ficou como uma descoberta recente, a sua enorme capacidade de harmonizar-se com os mais diversos pratos da culinária, incluindo vários queijos. Escreverei detalhadamente aqui sobre isto, posteriormente às festas de final de ano.

Este é mais um daqueles vinhos que me remetem à comparação com o comportamento humano, seria o representante de um cavalheiro perfeito, belo, elegante, envolvente e sensual cavalheiro,   não sei quantos homens poderiam acompanhá-lo nesta performance de elegância estrutura e maciez, associados de forma tão harmoniosa, algo nada comum, mas existem alguns que podem,  da mesma maneira em que outros vinhos de boa qualidade não poderão alcançar o Alonso del Yerro neste conjunto de fatores, apesar de terem suas qualidades, por isto este vinho é um dos meus 12 vinhos,  assim como existem pessoas que evoluem para se expressar com mais plenitude o mesmo acontece com certos vinhos em certos terroirs, são inimitáveis, especiais e únicos, este vinho representa bem isto.

Não se pode negar que o vinho tem influência na libido das mulheres, basta conversar com as pessoas que sabem aliar sua percepção com um bom auto-conhecimento para avaliar suas emoções,  que elas terão histórias para contar… e  este vinho tem maravilhosos  requintes neste aspecto, desperta sensações e emoções…

Não direi mais nada, a descoberta agora é sua…
Criarei uma nova categoria de vinhos, está criada a categoria:

Vinhos Libidinosos Smiley piscando

Recomendáveis em encontros românticos e sensuais…
Este será o primeiro da série…
 Enoabraços,

Conheçam a proposta dos 12 VINHOS ESPECIAIS,
antes do final do calendário AQUI
O primeiro vinho da série AQUI
O segundo vinho da série AQUI
O terceiro vinho da série AQUI
O quarto vinho da série AQUI
O quinto vinho da série AQUI
O sexto vinho da série AQUI
O sétimo vinho da série AQUI
O oitavo vinho da série AQUI
O nono vinho da série AQUI
O décimo vinho da série AQUI
O décimo primeiro vinho da série AQUI
O décimo segundo vinho da série AQUI

Série Vinhos Especiais: Décimo vinho –Château Franc Mayne 2009



12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias10
Mais um exemplar da mítica 2009 de Bordeaux, um belíssimo Grand Cru Classé,  representante da margem direita de Bordeaux, precisamente de Sant-Emilion, com 90% de merlot e 10% de Cabernet Franc, um vinho muito elegante, refinado, equilibradíssimo, com aromas complexos e sem um preço elevadíssimo como outros desta safra, fora do Brasil algo em torno de 30 Euros, aqui não faço ideia, não consegui ter nenhuma referência e não sei se o mesmo é importado para cá.

Notas de degustação:

Vinho rubi intenso, não apresentando halo evolutivo, nariz requintado com cerejas maduras,  notas de caixa de charuto, floral, violeta e ao fundo nuances deliciosas de doçaria francesa.  Ataque macio e elegante, um prazer indescritível na boca, confirmando cerejas suculentas, com boa persistência. Equilibrado álcool x acidez impecável e taninos muito delicados e  polidos.
Um primor para os momentos que a delicadeza aliada à presença elegante, sejam apreciadas e bem-vindas! Um vinho feminino, sem a força de outros representantes da safra, até pela escolha das castas, para quem quer elegância associada a refinamento e delicadeza, este é o vinho certo. Adorei!

Conheçam a proposta dos 12 VINHOS ESPECIAIS, antes do final do calendário AQUIO primeiro vinho da série AQUIO segundo vinho da série AQUIO terceiro vinho da série AQUIO quarto vinho da série AQUIO quinto vinho da série AQUIO sexto vinho da série AQUIO sétimo vinho da série AQUI
O oitavo vinho da série AQUIO nono vinho da série AQUI
O décimo vinho da série AQUIO décimo primeiro vinho da série AQUIO décimo segundo vinho da série AQUI
Enoabraços,

Château Lynch-Bages - Grand Cru Classé - Cru Classé en 1855



Enocolegas, 
mais uma experiência vínica que faço questão de dividir com todos vocês, segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minhas impressões, lembro a todos que os vinhos aqui citados me trouxeram momentos degustativos agradábilíssimos, e foram considerados:
"de muito especiais a especialíssimos (o que eu chamaria de momentos com os Deuses)" 
e foram degustados em condições satisfatórias de análise e os que  não estão citados na Vinho e Delícias, ou não foram degustados com o propósito e condições de análise, ou não me cativaram especialmente, dentro do estilo do vinho degustado, ou ainda, considerei que talvez não estivessem num bom momento por problemas na adegagem, no transporte, ou da garrafa, como por exemplo apresentar o bouchonné.
Caso queiram conhecer as outras notas minhas de degustação, 
visitem os links:
Notas de degustação por países
Notas de degustação por ordem alfabética


Rótulo:   Grand Cru Classé 
Produtor: 
País: França
Região: Bordeaux  
Safra: 2009
Álcool: %
Assemblage:
  • 50% Cabernet Sauvignon        
  • 45% Merlot
  • 3%  Petit Verdot
  • 2%  Cabernet Franc  
OBS: Permanência em barricas francesas de 18 a 22 meses

Notas de Degustação:

Outro néctar de Bordeaux. 



Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 18° para poder vivenciar todas as  deliciosas nuances deste Grand Cru de Bordeaux.

Série Vinhos Especiais: Nono vinho - Château Lynch Bages 2009 – Grand Cru Classé – Pauillac

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias17
Um Bordeaux 2009, da safra mítica, que encanou a todos, Château Lynch Bages 2009 – Grand Cru Classé – Pauillac.  Tive a oportunidade de degustar alguns Grand Crus desta safra e muitos me impressionaram, difícil foi escolher o que eu iria postar aqui nesta série dos especiais pra mim, se bobeasse os 12 vinhos seriam todos dela, a safra 2009 de Bordeaux,  então escolhi um Bordeaux margem esquerda e outro margem direita, que postarei a seguir.

O Château Linch-Bages provém de um assemblage clássico com 72% de Cabernet sauvignon, 20% de Merlot, 5% de Cabernet Franc e 3% Petit Verdot que explode em elegância, finesse, equilíbrio indescritível e  complexidade aromática, ao sentí-lo na boca, pode-se experimentar a perfeição,  um vinho pleno, intenso e envolvente, que deixa seus sabores na memória para sempre.
Tenho a ficha aqui, ao finalizarmos a correria de final de ano, irei postá-la para os amigos.
Enoabraços,

Série Vinhos Especiais: oitavo vinho - Cava Juvé y Camps, Reserva de la Família


12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias08
Cava Juvé y Camps Reserva de la Família, um Cava equilibradíssimo, com espetacular tipicidade (elaborado pelo método champenoise),  inteiro, completo, elegante, sem nenhum amargor,  um assemblage das tradicionais macabeo, parellada, xarel-lo, com pequena parcela da Chardonnay, elaborado com mosto flôr, podem imaginar o resultado disto? Um cava elaborado do sumo mais nobre da uva, um brut nature que me encantou no evento da Confraria del Cavas que esteve no Brasil em junho deste ano.

Veja materia sobre o evento 
AQUI: Cavas um brinde cheio de emoções.
Como vão ver na matéria, além do equilíbrio perfeito, da tipicidade, me impressionou a incrível capacidade de harmonização, que para terem uma ideia, eu o testei no evento, que incluía um almoço, tendo tido sucesso até com as sobremesas com a mais absoluta finesse e elegância.

Um espetáculo no mundo das borbulhas e dos vinhos especiais.

Mapa de Portugal Completo


Agora consegui um mapa em tamanho ideal para banner de aulas e impressão, incluindo madeira e açores, numa resolução fantástica de 3512 x 5008, para quem irá viajar a Portugal, este será um belo companheiro no seu notebook.

Os demais Mapas de Portugal, com as especificações das regiões vitivinícolas você pode ver
AQUI

portugal
Para abri-lo em tamanho original, basta clicar em cima dele, caso seu navegador não permita a abertura, clique com o botão direito do mouse e mande abrir em nova página, depois clique com o esquerdo (+) até o tamanho original.

Visite também outros  posts com mapas interessantes:
Mapas do Vinho Portugal Geral e Douro
Mapas para evitar furos dos profissionais do vinho
Mapas da Provence
Mapas da Toscana
Mapas da Espanha – DO RIOJA
Mapas do Vinho da Espanha
Mapa interativo de Bordeaux

e vários outros que você irá encontrar no site através da Busca na caixa do Google na coluna ao lado "PESQUISAR MATÉRIAS”, vai encontrar um monte de mapas interessantes e ótimos para estudos e viagens.

Enoabraços,
Camila H. Coletti 

A surpreendente pintura com os antocianos do vinho

pintura-vinho-vinhoedelicias4
A jovem Artista Amelia Fais Harnas, pinta com os antocianos das diversas castas que fornecem matizes diferenciadas, assim um pinot noir proporciona uma tonalidade e uma mencía ou um cabernet sauvignon certamente oferecerão outras. A ideia foi super interessante, mas a criatividade c competência da artista empreenderam um trabalho muito mais do que criativo, um trabalho com qualidade excepcional, ela começou usando lençóis e cera de abelha, depois incorporou a máquina de costura para dar traços e detalhes, veja mais alguns trabalhos a seguir.
pintura-vinho-vinhoedelicias1
pintura-vinho-vinhoedelicias3
pintura-vinho-vinhoedelicias2
Fonte: Site da Artista

Enoabraços,
Camila H. Coletti

Série 12 Vinhos Especiais: Sétimo Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias7
Este vinho  é praticamente em seus traços, um exemplo de abordagem perfeita para  os cavalheiros que querem conquistar uma mulher inteira e que sabe o que quer…Um potente, elegante  e arrojado italiano, o conheci faz algum tempo e de lá para cá não perco uma oportunidade de degustá-lo. Me impressionam vinhos com este estilo, que mesclam a força com a elegância, mantendo um brilhante equilíbrio entre os dois, aliás um belíssimo exemplo para os cavalheiros, pegada e finesse, cada uma delas no momento correto, a elegância anuncia o vinho que desenvolve a pegada a seguir, é a fórmula de uma abordagem perfeita. Interessante como os vinhos podem refletir o ser humano, tem os toscos, sem personalidade, os aguados e fraquinhos, os intensos os sedutores, os inusitados e surpreendentes, e por ai vai…
Falando do vinho, o Giacomo Montresor, um amarone,  região de Verona, Itália, é equilibradíssimo, de ótimo corpo, com ataque elegante e sedutor permeado por potencia que se revela com taninos de presença, porém bem integrados e polidos, nada de amargor, e belíssimo equilíbrio álcool x acidez. Não tenho as notas de degustação aqui comigo, por isto de lembrança não irei falar dos aromas deste vinho.
Belíssimo vinho, já degustei outros amarones e nenhum me impressionou tanto como este, pelo requinte do equilíbrio de forças de intensidades diferentes, a maciez e a potência. Vinho muito envolvente! Delicioso!

Enoabraços,

Champagne em vídeo: Visita do Globo Repórter

Champagne-vinhoedelicias
Uma dica: Interessante vídeo bastante ilustrativo da região e do processo de elaboração do espumante mais famoso do mundo, o Champagne, que leva este nome devido ao nome da região: Champagne, na França.

Acabei de postar uma recomendação de meu champagne do coração, veja AQUI
Quer assistir o vídeo, veja pelo link abaixo:
http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/globo-reporter-visita-a-cidade-onde-nasceu-o-champagne/2295747/


Enoabraços,
Camila H. Coletti

Série 12 Vinhos Especiais: Sexto Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias6
Não negarei minha paixão por estrelas… Um champagne é um dos vinhos mais fascinantes do planeta, pela história, pelo processo, pelo terroir e especialmente pelo que ele propicia aos sentidos… Não adianta ficar falando de champagnes que você degusta numa degustação especial  e nunca mais eles farão parte de sua vida, com outro vinho isto não importa, mas um champagne não, afinal ele é necessário, como dizia Napoleão. Concordo com ele,  o champagne tem que fazer parte da nossa vida, por isso tem que ter preço possível, empáfia aqui não cabe, uma coisa que eu aprendi sobre os champagnes, lembro-me bem das aulas do Professor Arthur Azevedo da ABS,  e que nunca mais me esquecerei é que uma casa de Champagne se conhece pelo champagne básico, é nele que está todo o requinte e a qualidade do enólogo,  que trabalha um corte incrível de muitos vinhos bases, de muitas safras e de muitas produções e de terroir diferenciados, para poder manter ano após ano, o “estilo” da casa, e é só por isto, que podemos ter prazer em voltar a beber um champagne do qual nos lembramos do sabor e assim ter “aquele sabor” de volta às nossas taças. Isto é incrível, não é a toa que o enólogo de Champagne é considerado o melhor do mundo e o mais bem pago.
Eu tenho 3 champagnes que aprecio especialmente, mas este é o que mais fez parte de minha vida. Amo o seu equilíbrio entre frutas e aromas de panificação, não é fácil encontrar isto nos demais, existe também uma leveza associada a uma presença marcante que me fascina. Os outros dois que admiro muito também são da linha básica, das Casas  Taittinger e da Gosset.


Voilá,  que venham as estrelas… Santé!

Enoabraços



Série 12 Vinhos Especiais: Quinto Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias5
Chego ao quinto vinho que me impressionou especialmente, mais um vinho doce, mas desta vez ao um fortificado, indescritível, maravilhoso, tive a oportunidade de conhecê-lo na expovinis 2011, um Porto branco de 1963, só quem degustou é que sabe…uma expressão olfativa que parece anunciar o paraíso, um evento entre os deuses. Não consegui foto melhor então seguiu com a foto original que tirei na expovinis, ainda na ocasião não era importado para o Brasil, no ano passado a Dalva passou a ser representada no Brasil e na expo  estavam com alguns portos muito mais simples e não dispunham do Dalva 63, não sei se será possível localizá-lo por aqui.
Se conseguirem me avisem ,  melhor me convidem… rs, não perderia por nada a possibilidade de voltar a degustá-lo e poder então, escrever sobre ele como se deve.

Mais um belíssimo vinho de meditação. Minha lista de vinhos doces que aprecio é imensa…amo este estilo de vinho, citarei mais alguns aqui.



Enoabraços,

Série 12 Vinhos Especiais: Quarto Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias4Um vinho de meditação…12 de 12 de 12, merece,  é uma data única,  que encerra um ciclo e eu escolhi o vinho que considero místico e conectado com a natureza, um Tokaji Aszú 6 puttonyos (veja o que significa nos artigos que escrevi com link abaixo), que tem em suas nuances de  aromas e de sabores,  o inusitado da existência, a surpresa que se revela e surpreende nos melhores momentos da vida.
O vinho Dobogó (que representa o som dos cascos do cavalo no chão) Tokaji Aszú 6 puttonyos (Hungria), eu tive a oportunidade de degustar com os produtores em meados do ano passado (2011), eu degustei vários, mas este foi na expressão singela e intensa de seus aromas e sabores o que certamente me impressionou de especial maneira

Adoro saber que de uma contaminação, algo que poderia ser fatídico e devastador, a natureza surpreende e nos oferece  surge néctar, uma das minhas paixões aqui na terra, o vinho Tokaji. Este, eu tive a oportunidade de saborear e me deleitar com seus aromas de de frutas confitadas, nozes, laranja, doce de mamão, amêndoas, nozes, notas cítricas e outros mais intrigantes e complexos aromas, na bocam  aquela incrível acidez contrabalançando o altíssimo teor de açúcar, um privilégio, um capricho da natureza, um presente àqueles que como nós leitor da Vinho e Delícias, é apaixonado por este líquido oriundo das videiras, do terroir, do planeta.
 
Um brinde a todos nós!!!
Quer saber mais sobre vinhos botrytizados e Tokajis, veja meus artigos nos LINKS:

Tokaji, um brinde aos sentidos
 

Cariocas surpreendem em Concurso de Sommelier

concurso-sommelier-rio3-vinhoedelicias
Com concorrentes dedicados e capazes,  foi realizado no Rio o concurso Portugal Wine Expert, três sommeliers chegaram à final que aconteceu no Palácio São Clemente, tendo sido vencedor, Francisco Edcarlos Ávila Lopes, sommelier do Adegão Português Restaurante, que mostrou habilidade e maestria durante as duras provas finais. O dedicado sommelier, recebeu como prêmio uma viagem e estagio profissional em Portugal e a participação no "Grand Master Portugal Wine Expert" tendo ficado em segundo e terceiro lugar respectivamente Júlio Cesar Oliveira, do mesmo restaurante e Thiago Roberto Augusto dos Santos.
concurso-sommelier-rio2-vinhoedelicias
Francisco Edcarlos é  sommelier pela ABS do Rio de Janeiro, nível 3 da Wine Spirit e especializado em vinhos portugueses pela Wine Senses Brasil.
Foi 2° classificado no concurso da "ABS RJ Novos talentos" e 2° lugar no Concurso "Expert Sud de France".
Na categoria enófilo/a tivemos a presença feminina,  tendo sido  vencedora, Denise Maria Soares da Silva, economista, membro da ABS do Rio.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O concurso foi dirigido com aulas preparatórias e as provas, pelo Professor Sommelier José Carlos Santanita, diretor geral da Wine Senses e certificado pela Wine Academy Portugal Experiências com o Vinho, a final contou com a bancada de jurados: a restauranter Cristiana Beltrão, o sommelier João de Souza, o presidente da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho Paulo Gomes, Ana Maria Gazzola e Ricardo Farias, ambos da ABS e o jornalista Alexandre Lalas.
Parabéns aos participantes, aos vencedores e aos organizadores de mais este belíssimo evento que traz para o Brasil o conhecimento vínico de Portugal expresso nas palavras e aulas do Mestre Santanita e dos deliciosos vinhos portugueses que a cada dia mais encantam os brasileiros.
Agora é aguardar as próximas datas do Portugal Wine Expert para o ano de 2013.
Vejam vídeo do evento no You Tube: http://youtu.be/6HMq9ai93fA
Enoabraços,

Série 12 vinhos especiais: Terceiro Vinho


12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias3
O vinho de hoje certamente será uma grande surpresa para muita gente… Seguindo no meu projeto dos 12 vinhos antes do dia considerado o final do calendário Maia, ou para alguns o final do mundo,  proponho um vinho simples de preço baixo, e nacional…

Um vinho que me acompanhou em várias ocasiões, que me deixou feliz e que participou comigo de coisas especiais da minha vida na época,  assim como de coisas do dia a dia, pois seu preço permite isto, quis manter a surpresa na imagem e ele estará agora a seguir… Tem sido agraciado com vários prêmios e eu o conheci quando foi premiado na TOP TEN da Expovinis, 2010, deixei de apreciá-lo por não conseguir mais encontrá-lo na loja que o recebia do Sul, é uma pena, mas pelo que soube acaba sendo enviada a maior parte, para fora do Brasil.
Falando do vinho: um espumante pelo método champenoise, com perlage delicada, aromas frutados com notas de panificação, elegante, equilibrado fresco, um belo exemplar do que podemos ter aqui no Brasil naquilo que eu acredito que o Brasil faça de  melhor em termos de vinhos: Espumantes.
FOTO ESPUMANTE GRAN LEGADO BRUT
Espumante que me traz muitas lembranças…Ele é Brut, mas as lembranças são doces... ;-)
Enoabraços

Série 12 Vinhos Especiais: Segundo Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias2
Um biodinâmico de Nicolas Joly. Lembro-me claramente como este vinho me impressionou, degustado em outubro de 2009, um vinho considerado da linha mais simples, da produção de Nicolas Joly, o papa da biodinâmica. Este foi um marco para que eu viesse a valorizar a expressão olfativa de vinhos BIODINÂMICOS com cuidados integrados com a natureza, muito além do orgânico, permeado por conceitos quase considerados esotéricos para alguns.
Eu super recomendo e confesso a minha enorme curiosidade em conhecer os demais vinhos da produção do Monsieur Joly, lembro-me com saudades de como a taça me surpreendia cada vez que eu a colocava na boca, vejam a relação de aromas que eu pude observar.

Tenho a análise e os dados deste vinho feita na ocasião e transcrevo abaixo:

Clos de La Bergerie - Chenin Blanc 2005
Château de La Roche-aux-moines Vale Do Loire-savennières – FrançaNicolas Joly
Um biodinâmico de Nícolas Joly, vinho considerado da linha mais simples de sua produção, na região do Vale do Loire -Savennières.
100% Chenin Blanc
Vinho com 4 anos apresentando características de evolução.
Aspectos Visuais:
Amarelo Ouro, com forte intensidade de cor, brilho e limpidez.
Lágrimas presentes e lentas.
Aspectos Olfativos:
Vinho franco, com explosão aromática, bouquet amplo de forte intensidade, 4 famílias presentes, apesar de já ser um vinho evoluído, mantém os aromas primários somados aos terciários.
Inicia com forte aroma de pão tostado, associado a suaves notas de violetas e frutas vermelhas, abrindo no decorrer do tempo numa impressionante abrangência aromática: notas de alcatrão, cera de abelha, mel, açúcar caramelado, compota de figos, cera de abelha, finalizando em aroma de rosas.
Aspectos Gustativos:
Seco, e embora apresente teor alcoólico de 14,5% na boca mostra um álcool discreto, associado a acidez bastante equilibrada, nada amargo, boa intensidade, corpo estruturado, apresentando persistência de média a longa.
Vinho harmonioso, amplo, refinado e muito agradável.
Para quem aprecia a associação entre equilíbrio (álcool x acidez), e a forte presença de aromas que se somaram no decorrer do tempo, o que torna o vinho deliciosamente surpreendente e prazeroso.

Não faço ideia de quem o traz para o Brasil.
Conheçam a proposta dos 12 VINHOS ESPECIAIS, antes do final do calendário AQUIO primeiro vinho da série AQUIO segundo vinho da série AQUIO terceiro vinho da série AQUIO quarto vinho da série AQUIO quinto vinho da série AQUIO sexto vinho da série AQUIO sétimo vinho da série AQUI
O oitavo vinho da série AQUIO nono vinho da série AQUI
O décimo vinho da série AQUIO décimo primeiro vinho da série AQUIO décimo segundo vinho da série AQUI
Enoabraços e santé!

Ultima degustação GRATUITA do ano com vinhos italianos da Púglia

taa-vinho-tinto
Como já acontece faz algum tempo a Purpurina Oficina das Pizzas oferece mais uma degustação gratuita, desta vez dos vinhos italianos da região da Púglia.
Serão degustados:

Primitivo Manduria da Surani,
Nero di Troia da Cantina Botromagno
Salice Salentino da Cantina Botromagno
Negro Amaro da Cantina Botromagno
Próxima terça feira, dia 11 de dezembro, às 20:30 horas na Purpurina Oficina de Pizzas, rua Purpurina, 507, Vila Madalena, tel 3816-3749, www.oficinadepizzas.com.br

Série 12 vinhos especiais: Primeiro Vinho

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias1
Como comentei no post “12 dias do final dos tempos, uma proposta de 12 vinhos” a ideia é citar os vinhos que apreciei em momentos que foram também muito especiais, portanto não estou preocupada nem com ordem, nem com classificação, nem com pontuação, e menos ainda com preço, tenho certeza de isto pegaria alguns, que acabariam fazendo as contas dos vinhos mais caros que consumiram para poder citar numa lista pública desta,  não é o meu objetivo, como também não tem qualquer conotação de publicidade, são apenas os 12 vinhos que escolhi como os mais deliciosos pra mim, cada um a seu modo e como falei no post citado acima, é uma homenagem à natureza, ao terroir que nos proporcionou os vinho e ao universo que nos proporcionou o terroir.

São vinhos que gostaria de voltar a degustar e adoraria tê-los em minha adega sempre. Então vamos lá ao primeiro da série:

ALMAVIVA 2006
ALMAVIVA07
O Almaviva, foi sem sombra de dúvida o primeiro vinho que me impressionou na categoria de vinhos tintos, e foi muito especial também pela oportunidade de tê-lo degustado pela primeira vez, na própria Almaviva – Chile,  quando em visita no ano de 2009, em data comemorativa familiar. O vinho foi decantado e estava nos aguardando ao final de nossa visita, ainda me lembro do ataque macio em boca do vinho ao degustá-lo, seus aromas um tanto fechados, especialmente para minha habilidade ainda nos primórdios do treinamento, mas o equilíbrio primoroso entre o álcool e a acidez e seus taninos elegantes e redondos com presença refinada.
Lembro-me bem, o quanto este vinho me marcou ficando na lembrança por muito tempo como o vinho mais elegante e requintado que eu havia degustado. Tenho um exemplar dele aqui repousando, que será aberto no próximo ano.

Certamente um belíssimo vinho, tenho a ficha de degustação, da época, junto com as anotações de viagens,  se conseguir encontrá-la colocarei aqui no Blog,  mas em 2013 irei degustar uma garrafa que espera por esta data e então farei a ficha e certamente a colocarei aqui no Vinho e Delícias.

Enoabraços,
Camila H. Coletti  e amanhã o segundo vinho desta série.
 

12 dias do final dos tempos, uma proposta de 12 vinhos

12-12-final-do-mundo-vinhoedelicias
Daqui até o dia 21, irei postar os 12 vinhos da minha vida, porque hoje me dei conta de que estamos exatamente a 12 dias do suposto e decantado em verso, prosa e previsões, final do mundo, resolvi então, fazer uma homenagem e um brinde,  à existência do planeta e à existência da natureza, que com seu terroir nos brinda diariamente, ano após ano, na expressão diversificada de cada pedacinho do universo, nos propiciando as uvas, cada uma delas, um recado dos deuses para nós e para quem tem olhos de ver, nariz de sentir e boca de apreciar.  

BRINDAREI com os 12 vinhos que de alguma forma,  marcaram a minha vida, não por serem caros ou famosos,  mas por terem sido deliciosamente especiais; cada um em seu momento e cada um em seu estilo. Não seguirei ordem de qualidade nem de importância ou preço,  apenas irei narrando conforme forem surgindo nas minhas lembranças.
Quem quiser me contar os seus 12 vinhos eu irei curtir também. Smiley piscando
Aguardem o primeiro, irei postar ainda hoje.
Enoabraços,
Camila H. Coletti

Os Vinhos disponíveis nas Enomatics do Bardega


A lista dos rótulos disponíveis no Bardega, o mais novo wine bar  de São Paulo, são 96 vinhos tranquilos e 14 espumantes, vendidos por taça nas medidas de 30, 60 e 120 ml, à sua escolha.  Lista fornecida pelo site Artwine de Arthur Azevedo (Diretor da ABS-SP), consultor de vinhos do Bardega.

Matéria sobre o local AQUI
Carta de Vinhos do Bardega
Vinhos Tintos

1) Château La Guilbonnerie
2) Château Petrus-Gaia No 2
3) Château Fleur Cardinalle St Émilion Grand Cru
4) Virginie de Valandraud
5) Château Bellevue de Tayac
6) Château Prieuré-Lichine Grand Cru Classé
7) Bourgogne Pinot Noir Joseph Faiveley
8) Michel Picard Chambolle-Musigny 1er Cru
9) Château de Haut-Serre Malbec
10) Arrogant Frog Reserva
11) Hetch & Bannier Sant-Chinian
12) Jacques Montagné Mas del Rey
13) Alain Brumont Château Montus
14) Jean-Paul Jaboulet Côte-du-Rhône Parallele 45
15) Alain Graillot Crozes-Hermitage
16) La Gardine Châteauneuf-du-Pape
17) Hacienda del Carche TAVS Joven
18) Bodegas Aragonesas Fagus
19) Cérvoles Tinto
20) Mas Igneos FA 206
21) Protos Crianza
22) Emilio Moro Malleolus
23) La Rioja Alta Vina Alberdi
24) Heras Cordon Vindima Seleccionada
25) Marchesi Alfieri La Tota
26) Marchese Leopoldo Pinot Nero Monferrato Rosso
27) Prunotto Barolo DOCG
28) Cinelli Colombini Fattoria del Colle
29) Tenuta Capraia Chianti Classico
30) Poderi del Paradiso Silicum
30) Poderi del Paradiso Saxa Calida
31) Cinelli Colombini Brunello di Montalcino Prime Donne
32) Antonio Caggiano Tauri Aglianico dell´Irpina DOC
33) Falesco Montiano Lazio IGT Merlot
34) Cantine Lizzano Macchia Primitivo di Manduria DOP
35) Planeta Syrah
36) Calatrasi A Naca
37) Speri Valpolicella Ripasso Classico Superiore
38) Zonin Amarone della Valpolicella
39) Falesco Tellus Syrah Lazio IGT
40) Paulo Laureano Reserva Tinto
41) Quinta do Perdigão Touriga Nacional
42) Campolargo Rol de Coisas Antigas
43) Quinta de Saes Reserva Estágio Prolongado
44) Duorum Reserva
45) Quinta da Leda
46) Antonio Saramago Risco
47) Quinta do Casal Branco Touriga Nacional
48) Raka Quinary
49) Porcupine Ridge Syrah / Viognier
50) Spyce Route Flagship Shiraz
51) Ridge Zinfandel Lytton Springs
52) Paul Hobbs CrossBarn Pinot Noir Sonoma Coast
53) Chateau St Michelle Syrah Columbia Valley
54) Columbia Crest H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon
55) Château Kefraya Tinto
56) Wakefield Estate Shiraz
57) Mitolo GAM Shiraz
58) Clarendon Hills Onkaparigna Grenache
59) Hiedler Dos
60) Sileni Estate Merlot The Triangle
61) Cragg Range Te Kahu Gimblet Gravels Bordeaux Red Blend
62) Greywacke Pinot Noir
63) Pisano Arretxea
64) Laura Catena Luca Syrah 2009
65) Las Vertientes Gran Reserva Bonarda
66) Catena Zapata El Enemigo Malbec
67) O. Fournier B Crux
68) Haras de Pirque Haras Character Syrah
69) Viña Domus Domus Aurea
70) MontGras Ninquén
71) Valdivieso Single Vineyard Carmenère

Vinhos Brancos

72) Selbach-Oster Zeltinger Sonnenhur Riesling Kabinet trocken
73) Eugen Müller Forster Mariengarten Riesling Kabinett Halb-Trocken
74) Wilhein Bründlmayer Gruner Veltliner Kamptaler Terrassen
75) Domaine Long-Depaquit Chablis
76) Michel Picard Puligny-Montrachet 1 er Cru "Les Chalumaux" AOC
77) Château de Tracy Pouilly-Fumé Mademoiselle de T
78) Cordero de Montezemollo Roero Arneis
79) Villa Matilde Falerno del Massico Bianco Falanghina
80) Steenberg Sémillon
81)Leyda Single Vineyard Falaris Hills Chardonnay
82) Dominio de Tares Godello FB
83) Gramona Xarel-lo Font Jui
84) Caymus Mer Soleil Chardonnay
85) Greywacke Sauvignon Blanc
86) Paulo Laureano Reserva Branco
87) Quinta das Bageiras Garrafeira

Vinhos Doces e Fortificados

88) El Maestro Sierra Jerez Fino
89) Bodegas Tradición Oloroso VORS + 30 años
90) M. Champoutier Banyuls Rouge
91) Château Doisy-Daëne Sauternes AC
92) Château d'Yquem Sauternes
93) Dogobó Tokaji Classico 5 Puttonyos
94) Quinta das Tecedeiras LBV
95) Eirados Porto Branco 20 anos
96) aguardando definição

Champagne e Espumantes

1) Norton Cosecha Especial Brut Nature
2) Gramona Allegro
3) Dominio de La Vega Cava Pinot Noir Brut Rosé
4) Juvé Y Camps Vintage 06
5) Juvé Y Camps Rosado
6) Dopff & Fils Crémant d'Alsace Brut
7) Cattier Brut Antique Premier Cru
8) Drappier Carte d'Or N.V.
9) Deutz Classique
10) Alfred Gratien Champagne AOC Brut Rosé NV
11) Domaine Huet Cuvée Huët Pétillant Brut
12) Ferrari Maximum Brut
13) Crede Prosecco di Valdobbiadene Brut DOCG
14) Perle di Piera Blue Perle Prosecco DOC

Enoabraços,

Camila H. Coletti