Material sobre vinhos – Indicação 1: Fazendo pesquisas sérias sobre vinhos e seu universo.

livros-vinhos-vinho-e-delicias

Sabemos que encontrar uma fonte segura de informações na net não é uma tarefa assim tão simples, então saí procurando de algumas fontes, que faço questão de dividir com os colegas, irei portanto, passar a publicar as minhas descobertas em termos de busca de informações.
Descobri algumas  indicações interessantes para quem gosta de fazer pesquisas sérias na área, irei indicando-as aqui no Vinho e Delícias. A minha primeira indicação é o site Wine Files, um sistema de buscas que promete reunir informações fidedignas sobre história, vinificação, cultivo da uva, negócios e muito mais sobre o universo do vinho. Pelo que ví funciona bem e localiza artigos de fontes sérias.
É um projeto da Sonoma County Wine Library e está disponível no endereço:
http://winefiles.org/

Enoabraços,

Degustação gratuita do Enamore da Bodega Renacer

enamore-renacer-vinhoedelicias

Já ouviram falar do Enamore, o vinho elaborado com as castas passificadas de  Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Bonarda? Interessante não é? Uvas provenientes de vinhedos com mais de 50 anos e que tem suas bagas expostas a ventos secos à temperatura ambiente até perder ao redor de 1/3 de seu peso.
Produzido pela Bodega Renacer, ARGENTINA, este e mais 3 vinhos estrão em degustação gratuita na Purpurina Oficina das Pizzas. Participe, mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos de degustação, tentarei estar por lá, poderemos trocar impressões.

punto-final-malbec-vinho-e-delicias

- Punto Final Sauvignon Blanc produzido no Valle de Casablanca no Chile,

- Punto Final Etiqueta Preta Malbec,

- Punto Final Etiqueta Branca Malbec Reserva

- Enamore (Uvas passificadas, no estilo Amarone)

26 de fevereiro, as 20:30 horas
Purpurina Oficina de Pizzas,
rua Purpurina, 507, tel 3816-3749
www.oficinadepizzas.com.br

Chocolate, quem resiste aos teus encantos?

expobrasil chocolate
Chocólatras e apreciadores deste capricho no universo dos sabores, reservem em suas agendas a data, pois já está no aquecimento a próxima Expo Brasil Chocolate, que promete mais uma vez, as delícias deste universo de sabores  tão cobiçado que fascina os sentidos.
Como nos anos anteriores haverá a participação de chefs de cozinha, chocolatiers com  vários eventos acontecendo no local, palestras e “workchocs”, assim que tiver mais novidades e o link para inscrição estiver liberado, avisarei os colegas, porque fazendo a inscrição antecipada o ingresso ao evento é free.

Fiquem ligado no Vinho e Delícias, pois aqui, as dicas são passadas “antes” dos eventos acontecerem, para que você também, possa participar dos eventos legais e gratuitos que acontecem pelo país.

Expo Brasil Chocolate 2013 – Feira e Exposição Internacional do chocolate

Data: de 19 a 22 de junho de 2013
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar
São Paulo
Horário: das 12 às 20hs

Enoabraços,
Camila H. Coletti

Bordeaux, Saint Émilion, a doce margem direita do rio.

CARTAZES-DO-VINHO-SEMILLON-DEF

Apaixonada por edição de  imagens e por vinhos, sempre que posso alio uma coisa à outra, agora recentemente, até no trabalho. Vejam que espetáculo a edição deste pôster, elaborada pelo sindicato de Saint Emilion.

Vinhos…quem pode falar deles sem ter degustado alguns dos exemplares de uma das regiões mais tradicionais do planeta: Bordeaux.

Tive a oportunidade de degustar alguns dos exemplares da célebre safra de 2009 e Saint Emilion, é uma das minhas regiões prediletas de vinhos do planeta, amo de paixão vinhos que reúnam potência e ataque macio, resultando em elegância e finesse, nada melhor do que os produtores de Bordeaux para trabalhar  isto num único vinho, em especial os da margem direita que expressam com maestria esta capacidade.

bordeaux-map-vinho-e-delicias

Saint Emilion está à margem direita do rio Dordogne, um dos 2 rios, o outro é o Garonne, que irão se juntar mais à frente, para formar o vasto e potente Gironde que desemboca no Atlântico.

Como os colegas sabem, os vinhos produzidos na margem direita de Bordeaux tem por tradição, um assemblage com predomínio da uva Merlot, que no terroir da região, expressa-se com plenitude.

Qualquer hora escrevo mais destas pequenas e não cansativas dicas…rs… para aqueles que estão iniciando-se no caminho dos vinhos.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

TOP 10 viagens do vinho pela Wine Enthusiast


vale-vinhedo-vinho-delicias
A Wine Enthusiast, escolhe as regiões produtoras de vinhos para recomendá-las aos seus leitores, e nesta pequena e seleta seleção de regiões do vinho es tá  o Brasil com o Vale dos Vinhedos, indicada como um dos destinos TOPs do vinho para 2013.

Conheçam as regiões e as impressões da Wine Enthusiast.


Rioja, Spain
Danube, Austria
North & South Forks of Long Island, New York
Stellenbosch, South Africa
Monterey County, California
Vale dos Vinhedos, Brazil
Willamette Valley, Oregon
Hunter Valley, New South Wales, Australia
Douro Valley, Portugal
Puglia, Italy
Enoabraços,
Camila H. Coletti

Alonso del Yerro, um elegante cavalheiro representante dos tempranillos de Ribeira del Duero

DSCN1929
Falei deste vinho no final do ano (veja AQUI)), numa alusão à uma nova categoria de vinhos: Vinhos libidinosos, vinhos sensuais pois parecem instigar a sensualidade humana. Este é um deles, como eu brinquei se fosse um homem, seria o cavalheiro perfeito, intenso, robusto, porém macio e elegante, sedutor e com competência, pois se mantém além dos aromas, em sabores e corpo, um vinho equilibrado e surpreendente. Um capricho da natureza, auxiliado em sua expressão pela cultura biodinâmica.
Fiquei de colocar as notas de degustação e elas seguem abaixo:

Notas de Degustação:

Rótulo: Alonso del Yerro
Produtor: Alonso del Yerro
Região: D.O.Ribeira del Duero
País: Espanha
Safra: 2006
Álcool:14,7
Assemblage: Não tem.  É varietal.

  • 100% Tinta del País (Tempranillo)
Importadora: Península

OBS: Vinho de cultura biodinâmica, amadurecido  por 12 meses em barricas de carvalho em contato com seus sedimentos, engarrafado sem filtragem.

Notas de degustação:

Vinho tinto de cor rubi e apesar dos 6 anos ainda tendendo para o púrpura (violáceo),  com levíssimo halo aquoso e alta intensidade, sem transparência, lágrimas denotando os antocianos vivos do vinho. No nariz franco, fragrante com frutas vermelhas, ameixas maduras, notas de cedro e toques balsâmicos com traços de especiarias, em especial canela e pimenta. Na boca aquele delicioso ataque macio, envolvente, revelando a seguir seus taninos robustos, potentes,  porém refinados, com nada de amargor. Belíssimo corpo com persistência em boca longa e retro gosto de frutas vermelhas, permeadas pelas notas masculinas do cedro, resultado delicioso que harmoniza a leveza e a suculência com a intensidade.

Um vinho marcante e inesquecível, elegante e sensual.
Um cavalheiro de fato!

Degustado em 13 de outubro de 2012 por Camila H. Coletti

Enoabraços,
Camila H. Coletti

 

Mais uma degustação de vinhos gratuita e as cegas

tacas_vinhoedelicias

Para quem desconhece o tema degustação às cegas, numa degustação às cegas, não se tem a informação dos rótulos antecipadamente, como é usual nas degustações normais e através das características observadas na taça, levanta-se as possibilidades daquele vinho, em termos de casta, safra, tempo de vida… Não é uma adivinhação e sim o estudo de características, quando mais treinamento, desta sensibilidade e conhecimento das características das castas maior a possibilidade de observações precisas e sucesso.
Interessante treinamento, aberto a todos e gratuito.

Degustação às cegas gratuita:


Acontecerá na próxima terça, dia 19 de fevereiro de 2013
Local:
Purpurina Oficina das Pizzas
rua Purpurina, 507, Vila Madalena, tel 3816-3749

Para saber sobre outros eventos, consulte a
Agenda de eventos do Vinho e Delícias

Aproveitem,

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Personalidade do vinho em Portugal pela Revista Wine

Quem conheceu  vinho Mateus rosé? Nooooossa eu me lembro dele na minha casa na época em que não podia beber nada alcóolico…hehehe…
O patriarca da Sogrape recebe o prêmio de personalidade do ano no vinho, vídeo abaixo, e com o Mateus

Personalidade do ano em Portugal´pela revista Wine

Enoabraços,
Camila H. Coletti

Château La Nerthe Châteauneuf-du-Pape Blanc



De vinhas com em média 40 anos e cultura biológica e excepcional terroir, nasce o Châteauneuf-du-Pape Blanc do Château La Nerthe, que carrega com ele um potencial de guarda de 10 anos.

Notas de degustação:



Rótulo
: Château La Nerthe Châteauneuf-du-Pape Blanc


Produtor: Château La Nerthe
País: França
Região: Châteauneuf-du-Pape
Safra: 2008
Álcool: 13,5º
Assemblage:
  • Grenache Blanc 27%
  • Bourboulenc 15%
  • Clairette 19%
  • Roussane 39%
Importadora: Grand Cru

Notas de Degustação:
Amarelo claro com reflexos dourados, límpido e transparente, no nariz franco, com uma surpreendente sucessão de aromas, abrindo em ervas e especiarias, anis estrelado evoluindo para notas que lembram o alcaçuz, permeado por nuances florais e discretos tons minerais.
Vinho elegante equilibrado boa relação álcool x acidez, e boa estrutura, corpo médio e ótima persistência, com retro olfato confirmando algo floral.
Belíssimo branco, em geral os Châteauneuf brancos empolgam e este faz muito bem seu papel, como representante da classe.

Veja mais notas de degustação AQUI

Enoabraços,

Cava Gran Juvé y Camps

gran-juve-y-camps-vinho-e-delicias
Notas de degustação do especialíssimo cava  brut gran reserva da Juvé y Camps, para aqueles que curtem momentos especiais, regados a vinhos espumantes. 
Eu confesso não abrir  mão desta boa cia, e tenho tido maravilhosas descobertas com os cavas,  com algum tempo de estágio, que pela sua estrutura única, caracterizada pelas uvas das quais são elaborados,  tem uma enorme capacidade de harmonizar-se com as refeições, e flexibilidade para suportar inclusive as sobremesas.
Este em especial é um espetáculo, é o TOP da Juvé y Camps e traz com ele, uma plenitude e elegância surpreendentes.



Notas de degustação:


Rótulo
: Cava Gran Juvé y Camps

Produtor: Juvé y Camps
País: Espanha
Região: D.O. Saint Sadurní d’Anoia – Penedés
Safra: 2006
Álcool: 12 º
Assemblage: 40% Macabeo - 45% Parellada - 15% Xarel-lo
Importadora: Península

OBS: Elaborado pelo método clássico, champenoise, estagiado por 42 meses em garrafa.

Notas de degustação: Vinho branco espumante, de tonalidade amarela com reflexos levemente dourados, boa perlage e presença de coroa na taça. No nariz, maças vermelhas frescas e maduras, notas de mel e muita panificação, brioches e pãezinhos recém tirados do forno, perfumados e apetitosos, surpreendente, pela  fruta aliada aos aromas terciários da levedura. No paladar, marca presença pela elegância e equilíbrio, com aporte para a belíssima acidez, não apresenta qualquer traço de amargor, com ótima persistência em boca e retro-olfato confirmando as notas de panificação. Amplo, envolvente, intenso… Deliciosa e imperdível experiência…

Degustado em 01 de fevereiro de 2013, por Camila H. Coletti

Enoabraços ;-)



Glamour de Champagne – Heidsieck e Jean Paul Gaultier


cartaz-champagne3


É inegável o glamour associado à bebida repleta de estrelas,  os cartazes contam suas antigas histórias que não param de acontecer, recentemente Jean Paul Gaultier, desenvolveu um projeto para a casa de Champagne Piper – Heidsieck, usando como temática o can-can, foram criadas pelos enólogos da Casa de Champagne 2 novos produtos o Black Cancan Millésime 2000 e o Piper-Heidsieck French Cancan, e no visual da apresentação do produtos , foram utilizadas meias arrastão e cristais Swarovski, bem como taças Schott Zwiesel, vejam parte do resultado na pequena galeria de imagens abaixo.
Jean-Paul-Gaultier-Piper-Heidsieck-Champagne
Jean-Paul-Gaultier-Piper-Heidsieck-Champagne1
Jean-Paul-Gaultier-Piper-Heidsieck-Champagne2
Jean-Paul-Gaultier-for-Piper-Heidsieck-Champagne3
Um Champagne será sempre um Champagne e a ele todo o glamour de qualquer época.
Gostei do resultado visual, só restou saber como ficou o  resultado das estrelas na taça e na boca…
Champagne Piper – Heidsieck
Fundada em 1785
Reims - France





Enoabraços,
Camila H. Coletti 

Portugal –Vinhos: Melhores do Ano

porto-portugal-vinhoedelicias

Os melhores do ano de 2012, dentre vinhos, produtores, enólogos, sommeliers, gastronomia, eleitos em fevereiro de 2013 no evento “A essência do vinho” que aconteceu no Porto em Portugal.

REVISTA WINE - A ESSÊNCIA DO VINHO

PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO:
Fernando Guedes (pai) (Sogrape Vinhos)


VINHO DO ANO:
Niepoort VV (Vinho do Porto)


PRODUTOR DO ANO:
Quinta do Vallado (Douro)


PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO:
Aphros (Vinho Verde)


ENÓLOGO DO ANO:
David Baverstock (Esporão e Quinta dos Murças)


SOMMELIER DO ANO:
Arnaud Vallet (restaurante Vila Joya, Algarve)


PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA:
Nuno Mendes 
(restaurante Viajante, Londres)

CHEFE DE COZINHA DO ANO:
Dalila e Renato Cunha (Ferrugem, Famalicão)


RESTAURANTE GASTRONÓMICO DO ANO:
Fortaleza do Guincho (Cascais)


RESTAURANTE COM MELHOR SERVIÇO DE VINHOS:
The Yeatman (V.N. Gaia)


DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO:
Guimarães

Fonte: http://www.essenciadovinhoporto.com
Enoabraços,
Camila H. Coletti

TOP 10 –Vinhos Portugueses – Essência do Vinho 2013

top-10-vinhos-portugueses-2013

Foram selecionados os TOP 10 vinhos portugueses no Essência do Vinhos que terminou no dia 10 de fevereiro, nos vencedores,  2 vinhos brancos e 8 vinhos tintos, a seguir:

Brancos

1º - Soalheiro Alvarinho
Primeiras Vinhas 2011
Vinus Soalheiro / Vinho Verde

2º -  Guru 2011
Wine & Soul - Douro

Tintos

1º -  Tributo 2012
Rui Requinga - Regional Tejo

2º - CV - Curriculum Vitae 2012
Lemos & Van Zeller - Douro

3º - Pintas 2010
Wine & Soul - Douro

4º - Terrenus Vinhas Velhas Reserva 2009
Rui Reguinga - Regional Alentejano

5º - Casa de Santa Vitória
Grande Reserva 2008
Casa de Santa Vitória - Regional Alentejano

6º - Passadouro Touriga Nacional 2010
Quinta do Passadouro - Douro

7º - Grande Rocim Reserva 2009
Rocim - Alentejo

8º - Hezagon 2008
José Maria da Fonseca - Regional Península de Setúbal

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Essência do Vinho vai atravessar o atlântico e ancorar no Rio de Janeiro

 

Print


Preparem-se colegas,  pois receberemos em breve, o evento que neste mês de fevereiro de 07 a 10  aconteceu no Porto em Portugal e arrebanhou 23.000 visitantes em sua 10ª edição, o “Essência do Vinho 2013” na cidade do Porto, já em sua 10º edição.

Contando com vários eventos paralelos que ampliaram os conhecimentos do universo dos vinhos, de palestras,  harmonizações a degustações e provas variadas,   incluindo a presença de 350 produtores,  culminou com a análise de vinhos e com e classificação oficial dos melhores vinhos  em diversas categorias.

O evento “Essência do Vinho” estará no Brasil com data prevista para 2 e 3 de maio de 2013, e certamente será um evento digno de nota e de participação acontecendo este ano no Rio de Janeiro.

Assim que tiver maiores informações eu passarei aos colegas.

Enoabraços,

Camila H. Coletti