Desmistificando o vinho, isto dá pano para mangas…

Romantic-Dinner-heart-feelings-heart-wallpapers-love-wallpapers-valentine-wallpapers-valentines-day-14-february-couples-darling-boyfriend-girlfriend-beloved-partners-husband-wife-married-1920x1080

É interessante como foi atribuído ao vinho o poder de tornar a cena mais sedutora, a suposta “desmistificação” do vinho não tiraria o poder dele, associado à sedução?
Dentre outras questões, esta seria uma boa medida de marketing? 


Sinceramente não acredito... O ritual associado ao vinho, vocês acham que realmente atrapalha? Saber aerá-lo, colocá-lo em temperatura correta, usar taças adequadas, isto torna o vinho inacessível?
Ao contrário, não seria exatamente um certo glamour, associado ao vinho, que o torna objeto de desejo de muitos?
Já repararam como um homem descreve uma cena “supostamente” romântica? Talvez os homens não tenham se dado conta, mas as mulheres irão entender muito bem do que eu estou falando, leiam um trecho do discurso…
O homem diz:
_ Poderíamos estar só nós dois… em um lugar aconchegante…abriríamos uma garrafa de vinho… (e por ai vai…)
Observem que ninguém fala em abrir uma cerveja, um saquê ou pedir uma caipirinha…rs…

Mas afinal, de qual mistificação estamos falando?


O vinho está associado à sedução, ao glamour,  à elegância, a momentos especiais, e nós sabemos que isto existe, faz parte da vida de todos, e é por si, uma meta a ser alcançada, tanto que se usa em cenas de conquista…
Não acho que tirar o vinho do rol da elegância, o tornará mais popular e acessível, como se, ser elegante na postura, no comportamento, fosse material inalcançável e custasse caro demais…
A elegância não tem nada a ver com grifes, ou roupas e assessórios caros, é claro que isto “teoricamente” ajuda, o que nem sempre é verdade, pois gente com dinheiro e deselegante tem em abundância..
A elegância tem muito mais a ver, com a postura pessoal, associada é claro, a uma pitadinha de bom gosto, e isto pode estar ao alcance de todos, o vinho não está, mas não por ser elegante demais, e muito mistificado por isto… Parem e pensem, o problema do vinho é o PREÇO e não a suposta mistificação, criada pelos especialistas em vinho, é claro que existe muita arrogância e empáfia neste universo do vinho, mas isto tem em todo lugar, em qualquer seguimento,  faz parte do ser humano que se conhece pouco e não controla impulsos precários,  e todos nós estamos sujeitos a isto, em algum momento de nossas vidas, mas este assunto, não tem nada a ver com o vinho, tem a ver com a pobreza interior do ser humano e não é papo para o Vinho e Delícias.
Assim, seguindo… Não será servindo vinho em copinho descartável de refrigerante, ou tomando o vinho a temperatura ambiente, que o vinho passará a fazer parte de vida de todos, como se alguém deixasse de apreciá-lo porque fica envergonhado de não ter uma taça em casa, na verdade, deixa de apreciá-lo, porque se não pode investir em uma taça (20,00 cada) que é algo quase perene, poderá ele investir em uma garrafa de vinho que ele vá apreciar, que custa NO MÍNIMO em torno de 40  reais, será aberta e acabará em minutos? Sei que pode parecer um exagero citar 40 reais como um valor alto, para algumas pessoas, mas é simples de perceber o significado do que falo, pense em quanto sua empresa paga aos funcionários de vale refeição por dia, se o vinho custa 40 reais, quanto custaria uma taça em um restaurante, que pudesse ser pago no vale refeição? Isso sim é popularizar o vinho, o restante são conversas vazias e incoerentes, devemos nos basear em fatos e não em palavras. Falta visão,  falta leitura, ou talvez falte um pouquinho de coerência e abunde desconhecimento da verdadeira condição, da parcela da sociedade, que realmente popularizaria o vinho, pessoas de bom nível cultural, voltados ao conhecimento e ao novo, trabalhadores e batalhadores que querem crescer na vida e ter acesso às coisas deliciosas, que a vida pode oferecer,  o vinho faz parte disto, se vai ser bebido numa cena romântica ou não, dentro ou fora da taça...rs... é o que menos importa, afinal curte-se o momento como ele se apresenta, da forma, como possa trazer mais prazer, mas a questão é que o vinho, precisa poder estar, na cena romântica e também na mesa do dia a dia, sempre que desejado.

O vinho é caro aqui no Brasil, por conta dos milhões de impostos associados a ele, e que crescem a cada dia,  estes são os fatos, e portanto, ao invés de querer mudar a apresentação que se faz do ritual de um vinho, que aliás é mais uma das coisas especiais, associadas a ele, pois cria um clima, tornando o momento mais rico, não devíamos lutar isto sim, pela redução de impostos sobre esta bebida, que deveria fazer parte da mesa de todos os interessados nela?
O que atrapalha é o preço do vinho e não o ritual, ou seja, “acordem pra realidade”, não temos que andar para trás, perder a elegância e nos transformarmos em homens e mulheres das cavernas, bebendo vinho na concha da  mão, para que o universo do vinho possa crescer, é um pouco demais não acham? Parece ATO de político para ganhar mais votos, entre as classes menos favorecidas.
Precisamos de preços justos e é só isso, depois, cada um que beba o vinho, como quiser e respeite as óbvias diferenças.

Em condições corriqueiras, eu prefiro manter o glamour, mas se você prefere beber no copinho de refrigerante, beba, eu não irei criticar, entenderei sua escolha, mas manterei meu decanter e minha taça sempre a minha mão….Smiley piscando e você entenderá a minha escolha também, sem críticas…
O mais importante é podermos ter poder de compra, de mais vinhos de qualidade, que possam fazer parte de nossa mesa, a mesa do arroz com feijão, do macarrão, da feijoada, do bife com batatas fritas, da pizza ou até do self-service, não a mesa da gastronomia sofisticada, mas a mesa de todos nós, é esta mesa que precisa poder receber o vinho, a mesa simples, mas que poderá também, ter o aconchego dos cuidados com os detalhes, da temperatura do vinho, da aeração, se esta for a opção escolhida, o que não poderá é receber um vinho de péssima qualidade, por ser o único comprável, dentro do orçamento do dia a dia.
Esses vinhos deveriam ser proibidos.
O que mistifica o vinho não são os especialistas, nem o conhecimento associado a ele, é o preço.  Vinho com qualidades básicas, leves,  frescos, fáceis, agradáveis,   devem estar à disposição de todos, com preço compatível e acessível, isso seria o verdadeiro sentido do que erroneamente chamam por ai,  de “desmistificar o vinho”, seria enfim a esperada popularização do vinho.

As pessoas precisam esmiuçar melhor um conceito, antes de sair repetindo frases, sem nem darem-se conta, do "universo" que elas carregam.
por Camila H. Coletti


Leiam outros artigos sobre vinhos escritos por mim: Artigos Vinho e Delícias

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Um passeio pelo universo dos vinhos

vinho-tinto-resveratrol-vinhoedelicias

Um roteiro mais que tentador para quem quer mais do universo dos vinhos, em encontros mensais e temáticos, que certamente irão surpreende-lo/a com agradáveis descobertas,  está acontecendo na Vino e Sapore, aquele local que eu citei na minha matéria “Como escolher um vinho com segurança” e que tem minha confiança nas escolhas de vinhos, assim certamente será uma deliciosa surpresa, além do aprendizado, a  descoberta de vinhos que serão incluídos em cada encontro.
São cursos temáticos em encontros mensais ministrados pelo especialista em vinhos, João Felipe (Falando de Vinho),  onde serão abordados regiões de 1 ou 2 países selecionados, com a aula e a devida degustação.

Veja o programa para os próximos meses:

26 de Junho – Espanha (Rioja/Ribera del Duero/Priorat/Navarra/Jumilla/Alicante /Galicia/Toro/Bierzo)
28 de Agosto – Chile e seus vales (Colchagua/Elqui/Maipo/Maule/Casablanca/San Antonio/Aconcagua/Limari/Cachapoal, etc)
25 de Setembro – Argentina (Salta/Mendoza/San Juan e Patagonia)
30 de Outubro – França (Bordeaux/Borgonha/Loire/Languedoc/ Madiran/Provence e Rhône)
27 de Novembro – Uruguai & Alemanha
e para 2014:
14 de fevereiro -   EUA e África do Sul 
14 de março - Austrália e Nova Zelândia
 

Serviço:

Grupo limitado a 12 participantes
Investimento: R$ 150,00 por pessoa, a cada 3 etapas concluídas a 4ª tem 20% de desconto.
Informações:
Tel.: (11) 4612-6343 ou 1433
E-mail: comercial@vinoesapore.com.br
www.vinoesapore.com.br
Enoabraços,













Didier Dagueneau - Vinho Blanc Fumé de Pouilly – Nota de degustação



Um vinho raro em qualquer parte do mundo, um belo exemplar de Pouilly-Fumé, complexo, apreciável e com características diferenciais em relação a outros da sua apelação, expressando com precisão, as diferenças de seu terroir.

Notas de Degustação

Rótulo: Blanc Fumé de Pouilly
Produtor: Domaine Didier Dagueneau
País: França
Região: Pouilly-Fumé (Loire)
Safra: 2008
Álcool: 12º
Assemblage: 100% Sauvignon Blanc

OBS: O vinho após fermentação alcóolica permanece sur lies, para obtenção da expressão máxima da uva e do terroir.

Temperatura ideal de serviço: 6º a 8º

Notas de Degustação:
Vinho branco, Amarelo claríssimo, com notas verdeais, no nariz franco e complexo, apresenta imediatamente o mineral com leves nuances de pedra de isqueiro, a seguir abre em notas de fruta, com maracujás e manga, tudo muito sutil. Na boca mais complexo ainda, inicia macio, superado por incrível salinidade que se revela a seguir, sensação mineral e acidez crescente, médio corpo e com belíssima intensidade e persistência.
Um vinho para beber agora ou guardar e ansiar pela abertura da garrafa.
Degustado em 23 / 05 / 2013 por Camila H. Coletti
Importado pela Casa Flora
Enoabraços,

Casa Flora e Porto a Porto, recebem com elegância e vinhos espetaculares

Na quinta passada, as importadoras Casa Flora e a Porto a Porto, apresentaram seu Wine Gourmet Show para convidados, clientes, especialistas e jornalistas, onde a variada gama de produtos, importados pelas empresas, dos afamados vinhos e destilados, aos produtos gourmets diversos, que foram degustados pelos presentes.


Organizado pela Cristina Neves,  o evento foi direcionado a receber com elegância e requinte, ocupando vários espaços do Hotel Unique em São Paulo.
Além do evento principal, por sinal amplo e organizado, incluindo um delicioso buffet, com produtos de importação própria, atento aos mínimos detalhes, o Wine Gourmet Show, contou também, com uma sala especial para especialistas wine writers e jornalistas, onde vinhos tops selecionados, estavam à disposição dos credenciados, esta sala,  uma novidade introduzida este ano, e  ofereceu condições,  a que os especialistas presentes, interessados em se aprofundar no assunto vinhos, pudessem degustá-los à vontade e fazer suas devidas análises.
A minha lista de vinhos degustados com notas de degustação completas, é muito superior ao que tenho elaborado em outros eventos, e o mais interessante, sem o stress de ter que ficar tentando, e nem sempre com sucesso, ser atendida em um stand, para poder degustar os vinhos de meu interesse, que ao final acabam por eu julgar incompletas, o que impede de escrever sobre eles.
Neste evento, que eu assinalarei, como impecável, pude trabalhar nas análises com o devido carinho e atenção, bem como fotografar os rótulos, como gosto, e com condições tanto de iluminação como de possibilidade de acesso a eles.
Concluindo, foi um exemplo de evento a ser seguido em novas edições, um sucesso na visão dos presentes, que dividiram comigo suas impressões.
Os vinhos?… Possibilidades infinitas… Impossível não  agradar aos mais variados estilos e gostos pessoais, foram oferecidos fartamente aos presentes, e, na sala dedicada aos wine writes, apreciamos preciosidades, com a grife das escolhas de um dos maiores especialistas em vinho do país,  Arthur de Azevedo, da Artwine e diretor da ABS-SP, que presta consultoria à Casa Flora e à Porto a Porto.
Um evento para lembrar com saudades…
Conheçam alguns dos vinhos degustados, que afortunadamente foram degustados em condições ideais, temperaturas ideais, e espaço adequado para anotações.

Em breve notas de degustação.






DSCN3544
Parabéns a todos os envolvidos
na realização deste delicioso e elegante evento!
Serviço:
Casa Flora – www.casaflora.com.br
Porto a Porto – www.portoaporto.com.br
Cristina Neves – Comunicação e Eventos – www.cristinaneves.com.br
Artwine – Arthur de Azevedo – www.artwine.com.br
Enoabraços,

Degustação gratuita de vinhos italianos - Maio 2013

vinotinto-vinhoedelicias
Incluindo um super toscano, mais um degustação gratuita de vinhos, interessante para quem quer aprender mais, ou simplesmente ampliar sua capacidade de apreciar os vinhos.
Acontecerá na semana que vem, em São Paulo,  serão 4 vinhos italianos,  no convite que recebi, me foi informado que os dois primeiros vinhos são da Calábria e último da lista é um super toscano, vejam os vinhos:

  • Odoardi Scavigna Bianco DOC
  • Odoardi Savuto DOC – (Vinho tinto)

Ambos da Calábria e:

  • Montefusco Syrah IGT – Sicília
  • Le Bertille L’Attesa IGT – Toscana

Informações sobre o evento:
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, tel 3816-3749
São Paulo – Vila Madalena

www.oficinadepizzas.com.br

 

Enoabraços

Camila H. Coletti

Agora vamos de carménère no garimpo de vinhos abaixo de 50 reais.


Esfriou um pouco mais, e isto dá vontade de um bom e velho vinho carménère, eu curto esta uva, acho quente, aconchegante e com uma certa volúpia… Gosto, confesso que gosto bastante, tem sua vez na minha adega, aliás sou bastante flexível com as uvas, e com os estilos de vinhos, acho que cada um tem o seu lugar, depende do momento, da ocasião, basta que o vinho seja bom dentro do que se propõe.
No evento da Grand Cru tive a oportunidade de conhecer um dentro da faixa que estou garimpando pra indicar aos colegas.

Mancura Guardian Reserva Carménère – 2011
Vinícola: Mancura
Região: Vale Maipo – Chile
O vinho estagia por 1 ano em carvalho francês de 2º e 3º uso.
Vinho tinto de tom Rubi violáceo, nariz com fruta vermelha, e as notas de chocolate ao leite que me fazem localizar um carménère, nas boca um vinho macio, taninos redondos, apesar de jovem, bem agradável e harmonioso. Interessante na proposta, uma boa compra certamente, e vai harmonizar bem com carnes, uma calabresa fatiadinha passada no azeite, com cebolas e coisas do gênero, já que não mostra taninos muito aparentes, encarará melhor, o sal de alguns alimentos, isto é sempre vantagem dos vinhos menos encorpados.

Por isso sempre digo, que cada vinho, que tenha qualidade, terá o seu momento. Claro que quando o vinho é ruim, é ruim e ponto, afinal nada corrige por exemplo o amargor de um vinho mal vinificado, daqueles que se prensa tudo junto, uva, engaço, folhas, pedaço de pedra, e por ai vai ou aquele que já é resultado da segunda ou terceira prensagem forte, onde só se esmaga as sementes e o engaço, pois o sumo da uva já foi embora, faz tempo. Cuidado com esses!Esses sempre tem preço baixo. 

Preço: R$ 38,00
Importado pela Grand Cru
Veja a lista completa do meu garimpo de vinhos abaixo de 50 reais AQUI 
Enoabraços,

Um vinho da Califórnia no meu garimpo de vinhos abaixo de 50 reais


Para quem quer mais habilidade em degustação, nada melhor do que exercitar a flexibilidade, assim proponho nesta coluna uma abertura maior, além dos cabernets sauvignons e chardonnays da vida, é claro que eles são mais fáceis de serem encontrados, em preços mais baixos, até porque são uvas muito cultivadas na América do Sul e eles farão é claro, parte desta coluna, mas eu hoje,  irei propor um zinfandel, de uma linha básica, mas um vinho agradável para o dia a dia.

Redtree Zinfandel 2011 – Califórnia



Com 12,5º de álcool 
Obs: Informado no evento que não possui  passagem por madeira, no entanto, não é o que é informado no site, da Grand Cru, também de forma incompleta, pois informa apenas  "Toneis de carvalho" sem descrição de tempo de estágio, enfim, não tenho informação precisa sobre a participação da madeira, isso é uma das coisas que aborrece em eventos, colocam modelos nos stands ao invés de colocar sommeliers e obviamente que modelos, que não são da área, não passam a informação correta mínima, fundamental para inclusive, o próprio marketing da empresa e diga-se de passagem marketing gratuito. Se eu não tenho dados mínimos, não escrevo, pois não posso dedicar tempo de trabalho em pesquisas voltadas à uma produção sem retorno financeiro. 
Bom vamos ao vinho... 
Um vinho tinto apreciável na faixa a que se propõe, fácil e indicado para as pessoas que ainda não se familiarizaram com vinhos mais estruturados, ou para aquele momento que pede um vinho mais leve.
Em termos de aromas, notas de especiarias, frutas vermelhas, e leves notas defumadas. Na boca taninos discretos e aveludados e corpo leve, porém um vinho que agrada ao paladar com uma “doçura” inicial, atenção que o vinho é seco, porém tem aquela doçura detectável que o torna digamos, mais festivo, ou seja vai fazer bem seu papel em um grupo maior e eclético.
Mais um daqueles vinhos bons para uma conversa descontraída e como dizem os franceses, “falar de tudo  e de nada”. Um vinho que no EUA custa em torno de 9 dólares, mas que aqui no Brasil, a terra dos impostos, temos que pagar bem mais por ele, de qualquer forma ainda permanece abaixo dos 50 reais. 
Importado pela Grand Cru
Preço: R$ 48,00 (em 20 de maio de 2013)
Veja a lista completa do meu garimpo de vinhos abaixo de 50 reais AQUI 

Enoabraços,

Um italiano, de Castelli di Jesi no meu garimpo de vinhos abaixo de 50 reais


Fazendo parte de minha pesquisa prática de vinhos abaixo de 50 reais, ou seja os vinhos possíveis para o nosso dia a dia, apresento um dos vinhos garimpados no evento da Grand Cru que aconteceu no início desta semana.

Garofoli Anfora Verdicchio di Castelli di Jesi DOC Clássico 2011 Marche , Itália.
Vinho branco de gama de entrada da Garofoli que tem uma vasta lista de vinhos. O Garofoli Anfora Verdicchio, é  fresco, alegre, daqueles que eu chamo de amigável, companheiro pra qualquer momento, um nariz agradável  com boa fruta e notas florais. Em boca macio, com acidez média, sem exageros,   equilibrado, vai acompanhar bem comidas mais leves, e também pratos vegetarianos, ou petiscos do tipo patês, com torradinhas, melhor ainda,  se for em um bom bate-papo a beira da piscina… Smiley piscando
Temperatura de serviço: entre 6º e 8º
Importadora: Grand Cru
Preço: R$ 41,00 ( em 20 de maio de 2013)
 Veja a lista completa do meu garimpo de vinhos abaixo de 50 reais AQUI 

Enoabraços, 

Garimpo de vinhos abaixo de 50 reais

vinh-dia-a-dia-vinho-e-delicias

Não sei vocês, mas vinho na minha opinião, se toma todos os dias, não é preciso comemoração, nem festas, ou cia especial, bebe-se vinho por prazer, em celebração à vida, e  até por saúde, mas especialmente por paixão, porém sem exageros, na medida correta, porque vinho, contém álcool e álcool acima da medida, já sabem… 
É claro que existem as “outras ocasiões” para o vinho, mas ai a conversa é outra, uma boa cia, um momento especial, uma comemoração, uma mesa repleta de amigos, ou seja, o vinho deve fazer parte das nossas vidas e assim, do nosso dia a dia também.
Mas como inserí-lo em nosso dia a dia, com os preços que infelizmente, temos aqui no Brasil? Na Europa, um vinho agradável, para acompanhar sua refeição,  ou o papo no final da tarde com um amigo, não custa mais do que 10 reais, e nem vou citar a diferença enorme do salário mínimo daqui e de lá. Mas, não podemos ter ilusões, e nos 10 reais não acharemos vinho bebível por aqui, assim, minha proposta e desafio, é a de localizar vinhos até 50 reais,  pois é uma faixa que pode ficar mais acessível à maioria.

Os vinhos desta coluna, se prestam a um bom custo x qualidade e foram considerados satisfatórios e agradáveis dentro do estilo a que se propõem, sabem aquele vinho companheiro, que acompanha bem um papo descontraído e alegre, ou um momento para relaxar, depois de um dia repleto de desafios? Então… será ele.
Eu acho que vinhos em faixa superior a 50 reais, ficam quase inviáveis para consumo no dia a dia, afinal quem é que pode ficar abrindo vinhos de R$ 150,00 a R$ 15.000,00 diariamente?  Se você é um felizardo deste grupo, não perca tempo com esta minha coluna, mas se não é, sei que como eu, gostará de ter uma boa lista à mão, quando precisar refazer sua adega.
Aguardem a minha listinha, já tenho alguns vinhos anotados de várias importadoras, e irei lançá-los aqui, um a um, com detalhes para vocês, afinal, vou a vários eventos e não quero acabar trazendo, só fotos e nada de útil para quem lê o Vinho e Delícias, certo?
Quero que o Vinho e Delícias traga informações que possam ajudar nas escolhas, tanto dos vinhos que analisei e aprovei nas “Notas de Degustação” como nesta nova sessão:

Garimpo de vinhos abaixo de 50 reais

onde os amigos irão encontrar vinhos já importados para o Brasil e com preços mais acessíveis.
Vinhos abaixo de 50 reais, iniciando a lista:


Enoabraços,

Atualização das Notas de Degustação do Vinho e Delícias

01 (1)

Como gosto de um mínimo de praticidade na navegação de um site ou blog, procuro oferecer isto aos colegas que gostam de viajar comigo neste universo vínico, assim atualizei a relação de notas de degustação em ordem alfabética e  está disponível na barra superior no item: Notas de Degustação, para facilitar a busca de todos. A atualização é relativa, pois acrescentei os últimos vinhos que não constavam dele, mas ainda tenho milhões de vinhos que adorei, degustados este ano e ainda pendentes para postar, incluo neles os vinhos  do delicioso evento Vini Vinci que serão postados assim que possível e nesta semana tem mais 2 eventos, e tem um detalhe, preciso trabalhar….rs…
Ah a vida é bela, não é?… Smiley piscando

Aproveite e conheça as últimas postagens minhas:

Como escolher um vinho com segurança

Degustação gratuita de vinhos portugueses ( Será amanhã, terça)

Bourgogne sem nenhuma medalha de outro no Concurso Mundial de Bruxelas

O vinho brasileiro recebe 5 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas


Enoabraços,

Camila H. Coletti

Como escolher um vinho com segurança

Conheça-Alguns-Tipos-de-Vinhos

As lojas primam por selecionar, ou vinhos conhecidos, com alto investimento em publicidade, ou vinhos com preços inferiores  e em ambos casos, muitas vezes, quando não se conhece o rótulo, acabamos com um vinho decepcionante em nossas adegas.
Não é assim que se escolhe um vinho, a melhor forma, é degustá-lo, mas como fazer, se a maioria não está em degustação?
Este é um problema sempre, especialmente para quem está iniciando, neste vasto universo e tem ainda, pouco conhecimento dos rótulos, ou poucos vinhos degustados. Na minha opinião, a única forma neste caso, é confiar na qualidade e competência de escolha, da loja e da importadora.
No sábado passado,  tive uma experiência interessante,  na Vino e Sapore, houve um evento, onde foram colocados em degustação, mais de 30 vinhos e fique muito satisfeita com os vinhos degustados, e chamo atenção para o fato, de que  isto, não é nem de longe, uma realidade mínima, na maioria dos eventos que participo.
Ficou claro que a intervenção do especialista João Felipe Clemente do Falando de Vinhos, definiu uma loja com  personalidade própria, no estilo de vinhos que apresenta. Os vinhos são selecionados por características de equilíbrio e maciez, o que permite que os mesmos sejam agradáveis, tanto para os especialistas, como para os iniciantes, isto associado, à uma faixa de preço acessível e aconchegante aos nossos bolsos.
Gostei muito da proposta, e por isto, resolvi escrever esta nota com a relação dos vinhos, que tive a oportunidade de degustar no evento e que considerei com um excelente custo X qualidade.

Anselmann Pinot Noir R$ 79,00
Botromagno Salice Salentino R$ 59,00
Colinas Branco R$ 69,50
Colinas Tinto R$ 68,00
D’Alessandro Nero d’Avola R$ 52,00
Domaine Petit Cassagne R$ 52,00
Lassia Pinot Noir R$ 64,00
Meli Carignan R$ 56,00
Poggio de Sasso Vermentino R$ 58,00
Póggio de Sasso Merlot R$ 59,00
Primogênito Merlot R$ 96,00
Villavid Bobal R$ 39,00
A Vino e Sapore é certamente, um lugar para se comprar vinhos com tranquilidade e segurança de uma boa compra, encontrei alguns amigos especialistas lá e posso garantir, que a opinião foi a mesma, portanto mais do que recomendado.
Espero que em breve, aconteçam outros eventos, para que os amigos possam também, conhecer as escolhas de vinhos, da Vino e Sapore.

Seguem os sites:
Vino e Sapore
Falando de Vinhos
Enoabraços,

Degustação gratuita de vinhos portugueses em São Paulo

Vinho

Como sabem, costumo incentivar e conhecimento do vinho e dividir informações com os colegas, e nesta proposta não posso deixar de assinalar as degustações gratuitas que rolam pela cidade, a nossa mais que abrangente, Sampa.
E nesta terça haverá mais uma degustação gratuita na Vila Madalena e os amigos estão convidados, segundo a informação que recebi, serão degustados vinhos da região do Douro e de São João da Pesqueira.

Cabeça de Pote Branco
Cabeça de Pote Tinto
Cadão Tinto
Cadão Tinto Reserva

Data: terça feira, dia 21 de maio, às 20:30 horas
Local: Purpurina Oficina de Pizzas, rua Purpurina, 517, tel. 3816-3749, www.oficinadepizzas.com.br

Aproveitem a degustação é gratuita!

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Bourgogne, sem nenhuma medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas

bourgogne-borgonha-vinho-e-delicias

Veja a relação dos vinhos da Bourgogne premiados e com uma curiosidade, estive percorrendo os resultados dos vinhos que foram premiados, com uma das três medalhas possíveis e descobri que a Bourgogne só recebeu medalhas de prata, que á na verdade, a terceira condecoração, se considerarmos que existem duas medalhas de ouro:

Grande medalha
de ouro
Medalha de ouro Medalha de prata
CMB_GRANDEOR_2012 CMB_OR_2010 CMB_ARGENT_2012


Os vinhos da Bourgogne com medalhas.
 
Chablis Prosper Maufoux 2011 CMB_ARGENT_2012
Bourgogne      Chablis Prosper Maufoux
Château de Santenay les Puillets 2010 CMB_ARGENT_2012 Bourgogne
Château de Santenay
Domaine Guy Robin Valmur 2008 CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Chablis Grand Cru
Domaine Guy Robin et Fils
Domaine Roland Van Hecke Cuvée Chardonnay CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Crémant de Bourgogne
Domaine Roland Van Hecke
Jean Durup Père et Fils 2012 CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Petit Chablis Jean Durup Père et Fils Sa
Jean Durup Père et Fils 2012 CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Chablis
Jean Durup Père et Fils Sa

Louis Max Vignes du Domaine 2011
CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Mercurey Louis Max

Reine Pédauque Saint Vincent 2011
CMB_ARGENT_2012 Bourgogne Chablis Rusimport


Será que poucos vinhos foram enviados? O que terá havido?

Enoabraços,

Camila H. Coletti

O vinho brasileiro, recebe 5 medalhas no Concurso Mundial de Bruxellas 2013

Visuel cmb pour revue-petit
Os resultados foram disponibilizados hoje, do  tradicional “Concurso Mundial de Bruxellas 2013” em sua 20º edição com 8200 vinhos de 50 países produtores, 320 degustadores profissionais de 40 nacionalidades,  que premiou vinhos de todo o mundo, reconhecendo a qualidade de 5 vinhos brasileiros, que receberam uma medalha de outro e  quatro medalhas de prata. Foram apenas duas vinícolas com seus vinhos premiados, Família Zanlorezi de Santa Catarina e Vinícola Aurora da Serra Gaúcha.

Os vinhos premiados

CMB_OR_2010Ouro – Lunar Ouro Espumante 2012 – Famiglia Zanlorezi
CMB_ARGENT_2012Prata – Lunar Ouro Moscatel Espumante – Família Zanlorezi
CMB_ARGENT_2012Prata – Aurora Brut Rosé – C. Vinícola Aurora
CMB_ARGENT_2012Prata – Aurora Moscatel Branco - C. Vinícola Aurora
CMB_ARGENT_2012Prata – Aurora Reserva Merlot

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Amanhã, degustação de vinhos na Granja Viana

vinho_servindo_vinhoedelicias

Só relembrando que o evento da Vino e Sapore, o Saturday Night Tasting, com as descobertas em vinhos, feitas pelo João Felipe (Falando de Vinhos), será amanhã, sábado dia 18 de maio e serão mais de 30 vinhos colocados em degustação conforme as informações na postagem que coloquei aqui para os amigos.

Vejam abaixo:

http://www.vinhoedelicias.com.br/2013/05/degustacao-vinho-vino-sapore-granja-viana.html

Informações diretas com os organizadores:

Vino & Sapore / Falando de Vinhos

www.vinoesapore.com.br / http://falandodevinhos.wordpress.com

Tel. (011) 4612-6343/1433

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Faça sua inscrição GRATUITA na formação da ABS-SP, com direito a certificado e degustação


Presentinho para os amigos, estou repassando os 2 links diretos para reserva de sua vaga no evento gratuito de formação em Vinho Verde na ABS-SP, semana que vem… Como sabem, eu compartilho o conhecimento, com todos os que querem crescer através do estudos do universo dos vinhos, e não gosto de Manés… ou seja funções que não estudam nunca nada, e querem ser conhecidos como especialistas. Ninguém é especial se não estudar muito, nos livros, nas telas do computador e no caso é claro, depoissssss, BEM DEPOIS, na taça. Não adianta tomar toneis de vinhos, se você os bebe, como quem bebe coca-cola,  será preciso antes, entender o que você procura num vinho, desenvolver habilidades de análises e finalmente sim, poder desfrutar destes conhecimentos em degustações, aprimorando suas capacidades sensoriais. Se o seu papo é beber, beba,  fique na sua e não queira analisar o que não conhece e nem está estudando. 
Então vamos lá aprender mais?
Quem leu minhas 2 postagens anteriores vai se interessar, fiz a formação na segunda passada e fui informada da abertura de mais duas turmas, então repasso aqui, para os amigos poderem aproveitar também, desta oportunidade, de enriquecer seus conhecimentos, sobre os vinhos da D.O, Vinho Verde, região do Minho.
Quem não leu as postagens anteriores, segue os links abaixo:


Links diretos para inscrição na  ABS-SP
Link para inscrição evento 21 de maio
Link para inscrição evento 22 de maio

Espero que aproveitem.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Um vinho para um mundo mais refrescante – Parte II


Falando um pouco sobre os vinhos e curiosidades a respeito...
Continuação trazendo as informações frescas colhidas no Evento ministrado por Arthur de Azevedo da ArtWine, e diretor da ABS-SP, patrocinada pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes. Veja parte 1 AQUI.

As Uvas

Ao contrário do que muitos imaginam, existem sim as uvas tintas e muitas, e delas os vinhos rosados e tintos, conheçam algumas:

As principais uvas brancas, Vinho Verde não é sinônimo de Alvarinho, como alguns acham, vejam algumas de suas muitas uvas:
  • Arinto (Pedernã)
    Avesso
    Azal
    Loureiro
    Trajadura
    Batoca
e a clássica Alvarinho, presente especialmente nos vinhos famosos de Monção e Melgaço, divisa com Rias Baixas, Espanha.
As principais uvas tintas:
  • Alvarelhão
    Amaral
    Borraçal
    Espaldeiro
    Padeiro
    Pedral
    Rabo-de-Anho
    Vinhão
E saibam, que lá se planta também Touriga Nacional e até Alicante Bouchet.

Os Vinhos

São muitas as informações e muito alegres, frescos e fáceis os Vinhos Verdes brancos, degustamos 6 vinhos deles, aprovadíssimos em seu frescor, e diferenciação pelas uvas, eles tem sim características próprias e únicas, pelas já citadas uvas e também pelos diferenciados terroirs, das diversas regiões.

vinhos-verdes07-abs-maio-2013red_thumb[3]

Fiquei na curiosidade com os espumantes, os rosados, os tintos e mais ainda com os colheitas tardias, que não fizeram parte da prova, mas já imaginaram um trajadura colheita tardia, ou um alvarinho? Chamados de Vinho Verde Vindima tardia, são elaborados a partir de uvas com sobre maturação e com o teor de açúcar residual mínimo de 45g/L, não sei se existem exemplares deste estilo aqui no Brasil, mas acredito que sejam deliciosos, pois a somatória de um teor adequado de açúcar natural à acidez, característica dos vinhos da região, deverá resultar numa bela harmonia de sabores. Fiquei curiosa e espero poder participar de ações de apresentação destes vinhos em breve.

Escreverei sobre os vinhos degustados assim que possível, foram eles:

vinhos-verdes05-abs-maio-2013red_thumb[1]
  • Quinta das Arcas - Arca Nova Loureiro 2012
  • Ponte de Lima Loureiro – Colheita Selecionada 2012
  • Quinta de Gomariz Loureiro – Colheita Selecionada 2011
  • Casa da Tojeira 2012
  • Quinta da Aveleda Alvarinho-2011
  • Casa da Senra – Abrigueiros 2012
Para encerrar deixo um vídeo para vocês, com um bom apanhado sobre a região e os vinhos, elaborado diretamente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. www.vinhoverde.pt



Parte 1 - AQUI

Enoabraços,
Camila H. Coletti