Novas expressões da Toscana desembarcam no Brasil

As minhas impressões sobre os novos vinhos toscanos, que farão parte de nossas taças.

O Terraço Itália, acolheu ontem (27) a apresentação de lançamento aos jornalistas, de dois vinhos toscanos ícones, da Ambrogio & Giovanni Folonari Tenute, que passaram a fazer parte do portfólio da Importadora Cantu.


Luiz André Batistello, embaixador dos vinhos italianos da importadora Cantu, apresentou aos jornalistas e especialistas presentes, o super toscano Il Pareto, e o Brunello de Montalcino La Fuga, ambos com “Tre Bicchieri”, no conceituado Guia Gambero Rosso.
Além dos ícones lançados, outros rótulos toscanos da Folonari completaram a bateria da degustação, seguida por jantar regado pelos vinhos.

Foram degustados:
  • Cabreo 2008 – La Pietra IGT
    100% Chardonnay
  • Campo Al Mare 2009 – Bolgueri Rosso DOC
    Merlot-Cabernet Sauvignon-Cabernet Franc e Petit Verdot
  • Cabreo 2007 – Il Borgo IGT
    Sangiovese – Cabernet Sauvignon
  • Baia al Vento 2008 – Bolgueri Superiore Rosso DOC
    Merlot - Cabernet Franc - Petit Verdot
  • La Fuga 2008 – Brunello di Montalcino DOCG
    Sangiovese
  • Il Pareto 2009 – Toscana IGT
    Cabernet Sauvignon



Algumas das minhas impressões organolépticas, dos dois ícones:

La Fuga 2008 – Brunello de Montalcino DOCG Toscana - Itália

Indiscutivelmente um vinho intenso, que mostra força, mas tem a capacidade de ser sedutor, no nariz notas de frutas, alguma coisa de morangos, não os docinhos de agora (americanos) e sim os tradicionais  com aroma mais herbáceo, somadas a notas de cedro e balas de alcaçuz, que evoluem na taça, no fundo um certo floral muito discreto. Em boca aquele ataque macio, que aprecio, seguido imediatamente no caso deste vinho, de expressão mais pungente, mostrando belíssima acidez, que equilibra os 14,5º de álcool.  Taninos presentes, porém arredondados, sem excessos de exibicionismos e ótima persistência.
Um vinho bastante equilibrado, deve evoluir muito bem, nos próximos anos.

Il Pareto 2009 – Toscana IGT – Itália

Região de Greve in Chianti
Não posso negar que tenho uma queda por super toscanos, e este é um dos que me impressiona, especialmente pela expressão diferenciada da Cabernet Sauvignon, neste terroir.
Um vinho com muita fruta vermelha, enchendo a boca, algo como ameixas maduras no ponto e muito suculentas,  associadas a notas de especiarias suaves, em mescla não decifrável,  permeando todo o buquê do vinho e gerando uma combinação extremamente atraente. Em boca abre macio,  requintado e envolvente, se mantendo assim, por longo tempo, mostrando a potência com a devida classe, gosto disto!  Apresenta bela acidez, que se expressa com maestria, ou seja, sem parecer excessiva, embora esteja lá, marcando sua elegante presença. Os taninos mais exibidos que no vinho anterior, se mostram vívidos, alegres e festeiros, sem amargor, sem aspereza, nos remetem ao verdadeiro estilo da uva cabernet Sauvignon, quando tratada com carinho e respeito, podendo se expressar com suas verdadeiras habilidades. Fecha com belíssima persistência, completando o conjunto de um grande vinho, também acredito, que o tempo, lhe imprima ainda mais encantos.
Elegante e sedutor, como devem ser os cavalheiros.

Belíssima noite, vinhos com personalidade e sedução, ótima cia, sob a organização mais uma vez impecável, da  Alessandra Casolato - ch2a – Comunicação.

Você pode ter mais detalhes sobre os vinhos: Importadora Cantu

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Fiquem alertas, cuidado com as falsas promoções de vinhos

wine-tasting9
Acabei de observar um ato que abomino, uma importadora, que estava em um evento no meio do ano, com preços bem tentadores, agora jogou o preço lá em cima, e coloca que oferece descontos de 40%.
Não nascemos ontem, acham que não temos memória, ou contam com a desinformação do consumidor?  Talvez pegue o consumidor despreparado e desinformado, por isto mesmo, estou preparando-os aqui, ao menos os leitores do Vinho e Delícias não farão papel de bobos.

Então vamos às regrinhas para ficar ligados: 

Dicas para não ser enganado em suas compras de vinhos:
Qualquer promoção com mais de 25% de desconto, deve ser olhada com reservas, até porque, um importador, não pode oferecer ao consumidor final, um desconto superior, ao que oferece aos seus clientes, on e off trade, ou seja, lojas restaurantes, supermercados, bares e do gêneros que fica em cerca de 30% do preço final.

É claro que existem situações especiais, no caso por exemplo, de estar finalizando um estoque, de um determinado vinho, mas procure saber anteriormente, qual era o preço antes desta promoção, no caso desta importadora que falei, eu tenho os preços aqui e pude comparar, o preço que eles oferecem o vinho, não está nem com 5% abaixo, ou seja, pura enganação. CUIDADO!
Então pessoal, se o desconto for superior a 25%, podem desconfiar que o preço foi alterado antes…, por isso é muito bom ter em mãos, sempre que possível os catálogos de preços das importadoras.
Não se deixe enganar, com o tal do black Friday, pode ser propaganda enganosa, cuidado, vinho não é eletrodoméstico que tem pra todo lado com preços variados, se não tiver a lista de preços original, datada de um tempo antes, não entre nessa.
Tem muito evento bacana acontecendo, para você poder degustar e escolher seus vinhos com descontos, aproveite pesquise e faça boas compras.

Veja alguns aqui mesmo no Vinho e Delícias e faça compras seguras:

http://www.vinhoedelicias.com.br/2013/11/evento-espumantes-vino-e-sapore.html

http://www.vinhoedelicias.com.br/2013/11/olha-que-delicia-festival-do-espumante.html

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Um borbulhante e aguardado evento, no Vino e Sapore

glasses-champagne-christmas-eve-21825577 (1)
Quem abre mão de um espumante no final do ano? Hoje isto virou quase símbolo de bons presságios e  prosperidade, no ano seguinte. Começar o ano brindando com espumantes já é tradição.
Mas não acham complicado, escolher um bom espumante, para uma ocasião como esta? Porque ela pede não pede? Quem já tem seus preferido, costuma procurá-los, mas quem não tem, como escolher?
Olhem só que oportunidade:
O João Felipe do Falando de Vinhos, organizou para o sábado, dia 30 de novembro, o  Taste & Buy, totalmente voltado para os espumantes, nada mais adequado nesta época do ano, onde indiscutivelmente, compraremos espumantes, para as festas de final de ano,  e nada melhor, do que abrir aquele espumante que você conheceu e curtiu, assim, esta será uma grande oportunidade para conhecer vários deles, incluindo cavas de qualidade excepcional.
No evento, os espumantes estarão em degustação livre, e os participantes, caso queiram fazer compras, poderão escolher de acordo com o seu gosto pessoal, não é excelente ideia?
575231_319756518107014_1359202211_n
Veja a  lista de alguns dos espumantes que estarão em degustação no evento:

  • Labet Cremant de Bourgogne – Borgonha - França
  • Bossa Brut - Garibaldi/RS - Brasil
  • Bossa Demi-sec - Garibaldi/RS - Brasil
  • Villaggio Grando Brut - Caçador/SC - Brasil
  • Villagio Grando Rosé - caçador/SC - Brasil
  • Villagio Grando Demi-sec - Caçador/SC - Brasil
  • Kritter Rosé – Borgonha - França
  • Contessa Borghel Rosé – Friulli - Itália
  • Cecilia Beretta Prosecco DOC Extra-dry – Treviso - Itália
  • Cecilia Beretta Prosecco Brut Superiore Millesimato DOCG -Valdobiadenne - Itália
  • Sanjo Bardocco - São Joaquim/SC - Brasil
  • Campos de Cima Brut - Campanha Oriental/RS - Brasil
  • Campos de Cima Extra-brut - Campanha Oriental/RS - Brasil
  • Cava Juve y Camps Reserva Vintage Cinta Purpura -Penédes
    Espanha
  • Cava Juve y Camps Rosé  Brut de Pinot Noir – Penédes – Espanha
  • Cava Palau Brut – Penédes – Espanha
  • Cava Palau Demi-sec – Penédes – Espanha
  • Cave Amadeu Brut - Pinto Bandeira/RS – Brasil
  • Cave Amadeu Moscatel - Pinto Bandeira/RS – Brasil
  • Cave Geisse Brut - Pinto Bandeira/RS – Brasil
  • Cave Geisse Nature - Pinto bandeira/RS – Brasil
  • Angus Brut Cuvée – Barossa – Austrália
Acho que me repito em dizer, que os eventos organizados na Vino e Sapore, são agradabilíssimos, alegres e descontraídos, você se sentirá à vontade e poderá trocar ideias, sobre este universo fascinante dos vinhos, e se quiser fazer boas compras, pois os preços são especiais para a ocasião.
Serviço:
Data: 30 de novembro de 2013
Das 16h00 às 20h00
Investimento: R$ 35,00 com R$ 10,00 de crédito para compras na data de algum dos espumantes em degustação.
Local: Vino & Sapore
Rua José Félix de Oliveira, 875 - Shopping Zagaia – Granja Viana – SP (Bem pertinho, pela Raposo Tavares)
Maiores informações:Vino & Sapore / Falando de Vinhos
www.vinoesapore.com.br /
http://falandodevinhos.wordpress.com
Tel. (011) 4612-6343/1433
Enoabraços,
Camila H. Coletti


Olha que delícia: “Festival do Espumante Nacional”

espumantes-vinho-e-delicias (2)
Mas apressem-se, pois os convites são limitados e acontecerá já nesta semana. 
Será o 1º Festival do Espumante Nacional, acontecendo no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo, capitaneado pela SBAV-SP (Associação Brasileira de Amigos do Vinho).
Com o  crescente reconhecimento que os espumantes brasileiros, tem tido, no mercado internacional, ampliam-se as divulgações e aumentam as nossas oportunidades de conhecer um pouco mais, o nosso espumante,  que se revela em crescente ascensão.
Confesso que curto muito o tema, e tenho tido alegrias nas descobertas do nosso terroir borbulhante. Já existem muitas delícias espalhadas pelas lojas de vinhos, mas é preciso saber o que você procura, meio complicado comprar sem conhecer, não é?
Eis a oportunidade.
Na ocasião deste 1º Festival, estarão em degustação aberta, a todos os participantes, já confirmados os produtos das casas abaixo:
  • Adolfo Lona
  • Aurora
  • Cave Geisse
  • Dal Pizzol
  • Dunamis
  • Hermann
  • Miolo
  • Perini
  • Pizzato
  • Rio Sol
  • Salton
  • Villagio Grando
Além das degustações dos espumantes…
Durante o evento, profissionais do vinho, farão a análise dos vinhos participantes, para eleger o melhor espumante do festival.
Para a público iniciante, além destas oportunidades, haverá também, uma programação especial com palestras oferecidas por diretores da SBAV-SP.
E mais, os produtos estarão à venda, para quem quiser aproveitar a ocasião e antecipar as compras natalinas.

Para quem não sabe, a SBAV é reconhecida como a primeira confraria de vinhos do Brasil e tem o início de suas atividades desde 1980.
Aproveitem para conhecer a qualidade crescente, do nosso espumante nacional, neste evento dará para conhecer vários. Não é uma ótima ideia? Smiley piscando

Serviço:

1º Festival do Espumante Nacional SBAV-SP
29 de novembro de 2013 | Das 15 às 21h
Hotel Maksoud Plaza
Alameda Campinas, 150 - Sala Distrito Federal – Piso B
Mais informações: (11) 3814-7905
Convites: R$ 40,00 (associados) e R$ 60,00 (não associados)

Participação nas palestras inclusas no valor do convite, basta fazer a reserva de vaga no local, são 5 horários disponíveis.

Enoabraços,






Toscana e Piemonte em degustação gratuita, dá para perder?

vinho-comida7

Final do ano chegando e precisamos restabelecer as forças, porque dezembro é sempre cansativo, por mais festivo que seja, então uma boa ideia é relaxar, degustando novos vinhos para conhecê-los e de quebra dar um tempinho para recuperar as forças.

Desta vez os apreciadíssimos vinhos italianos, em degustação gratuita, serão apresentados vinhos das regiões:

Toscana e Piemonte:

  • Trambusti Bianco  - Toscana
  • Rosso IGT Antica Torre – Trambusti – Toscana
  • Chianti Val Serena Trambusti – Toscana
  • Primaio Dolcetto d'Alba - Cantine San Silvestro – Piemonte

Esta é mais uma daquelas postagens que desapareceram no enoblogs, portanto estou refazendo-a, como prometi aos colegas, não quero que percam esta oportunidade.

Serviço:

Terça feira, dia 26 de novembro, às 20:30 horas na
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, Vila Madalena, tel 3816-3749,
São Paulo - SP
www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Artesanatos com rolhas de vinho: Dica 1

Wine Corks

Estou preparando um cantinho do vinho, ao lado da minha adega e resolvi  dar uma pesquisada pela internet em decoração.
Tomamos o vinho o ano inteiro e abriremos muitos vinhos com as festas de final de ano, então não é uma boa pensar em reciclar estas rolhas todas?
Como divido as minhas pesquisas com vocês, segue a primeira dica.

Dica 01: Artesanato com rolhas de vinho: Quadro de rolhas

Esta é muito simples, basta pegar uma moldura de quadro, se tiver uma para reciclar ótimo, pinte a seu gosto e monte com uma placa de papel cartão o fundo, se tiver eu Eucatex melhor, mas para não complicar, um papel cartão, bem firme vai ser mais simples de executar, pois é simples de cortar no tamanho da moldura, feito isto, cole rolhas nele como na imagem e coloque aqueles ganchinhos dourados de rosquear.

arte-rolha-vinho-e-delicias-1

Além do porta bijoux como o da imagem, seguem minhas sugestões de uso:
  • Porta recados.
  • Porta chaves.
  • Porta marcadores de vinhos para a adega.
  • Porta marcadores de taças para reuniões maiores.

    e mais
  • Porta crachás de eventos.

    Não é uma boa?
    Você aproveita e recicla também os crachás de eventos, utilizando-os na decoração, que por sinal será absolutamente única. Smiley piscando 
Vou fazer um pro meu cantinho do vinho.
Enoabraços,

Vinhos italianos da Toscana e do Piemonte em degustação gratuita

Fotolia_17989849_Subscription_XL-e1336142889685

Mais uma degustação imperdível, para quem quer apurar seu paladar e relaxar, curtindo um pouco mais ,este universo dos vinhos.
Desta vez serão vinhos italianos de duas, das regiões mais conhecidas da Itália:

Toscana e Piemonte:
  • Trambusti Bianco  - Toscana
  • Rosso IGT Antica Torre – Trambusti – Toscana
  • Chianti Val Serena Trambusti – Toscana
  • Primaio Dolcetto d'Alba - Cantine San Silvestro – Piemonte
Serviço:

Terça feira, dia 26 de novembro, às 20:30 horas na
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, Vila Madalena, tel 3816-3749,
São Paulo - SP

www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

A lista dos azeites extra virgem de verdade, para levar às compras.

azeites-vinho-e-delicias-1

Estivemos às voltas com a análise de alguns rótulos existentes no mercado, e azeite ultimamente, tem aparecido nas prateleiras, aos montes, o que torna muito complicado conhecer sua qualidade, assim, a melhor forma de comprá-los,  é carregando uma lista confiável, tirando os excepcionais que tem valores acima de R$ 50,00 precisamos ter à mão, azeites para o uso no dia a dia, incluindo frituras, eu consumo poucas frituras, mas quando o faço, gosto de fritá-las no azeite, o que acaba bem carinho, portanto tenho sempre além dos azeites especiais, para saborear com um pãozinho recém saído do forno que eu adoro, algum azeite em preço mais acessível, para o uso culinário, mas tem que ser azeite de verdade, e não misturinha com nome de azeite.

Vejam a lista do teste e as notas dos especialistas nas imagens abaixo, em preto a consideração para não comprar pois não são azeites e menos ainda extra virgem e e, vermelho os produtos considerados de melhor qualidade, com o mais pontuado dentre os testados, sendo um produto absolutamente nacional: Olivas do Sul.

teste-1-azeites-vinho-e-delicias
teste-azeites-vinho-e-delicias

Fica a dica!

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Cavas Freixenet em latas

540233_562852193779639_775223330_n (1)

Não sei vocês, mas eu curto um Cava, gosto da expressão das uvas da Espanha e do resultado em borbulhas, não sei se sabem, mas “Cava” é masculino, se diz “o Cava” assim como “o Champagne”, pois ambos são espumantes (masculino) e ambos são vinhos (masculino), não se deixe enganar pelo a no final, mesmo na Espanha, o termo Cava é masculino.
E para nós mulheres, os espumantes serem masculinos, os deixa ainda muito mais interessantes…hehehe…

O Freixenet é um Cava da região de Sant Sadurní d’Anoia, a clássica região dos Cavas da Espanha, a mais tradicional, de onde provém, os Cavas de qualidade superior, e o Freixenet está no Brasil há 20 anos, e  agora lançou as embalagens em latas para os cavas Cordon Negro Brut e Carta Nevada Demi-Sec, uma curiosidade o Carta Nevada é o primeiro da vinícola e o mais vendido.
Ambos são um assemblage das tradicionais uvas da Espanha para Cavas, Macabeo, Xarel-lo e Parellada e estarão nos pontos de vendas com as latas especiais, que dão um UP no seu presente de Natal.
Curtam esta novidade!
Freixenet latas especiais - Natal
Importado pela Qualimpor,  deve girar em preços por volta de R$ 55 a R$ 60.

Fica a dica!

Enoabraços,
Camila H. Coletti

Como você limpa o paladar, entre um vinho e outro, quando analisa vinhos?


Está ai uma boa pergunta, porque os traços do vinho da taça anterior, ainda estão presentes na tua boca, a agua nem sempre é suficiente para removê-los, principalmente quando se trata, de vinhos persistentes e com um bom teor de tanino, ou um alto índice de acidez.
Esclarecendo para o pessoal que não é profissional, geralmente nas degustações técnicas, costuma-se degustar os vinhos (descartando-os ou não), isto é pessoal, mas entre um vinho e outro, tomamos o cuidado, de tomar água e em algumas delas, quando é oferecido, temos fatias de pães franceses, à disposição, para ajudar a limpar o paladar, e poder com isto observar sensorialmente melhor o vinho que está sendo analisado.

Recebi já faz um tempo, um produto que testei várias vezes neste último mês, é o Panvino,  pequenas pastilhas de farinha e agua, que lembram uma hóstia, e que tem a função de limpar o paladar, antes da próxima taça. Muito interessante, quando se trata de análise de vinhos, adorei o resultado e achei muito bacana a ideia, como podem ver nas imagens, elas vem em uma caixinha para ser carregada no bolso ou na bolsa, o interessante é que não tem praticamente gosto, mesmo porque não contém sal, e não interferem no paladar, ajudando muito a neutralização dos sabores da taça anterior. Eu percebi a limpeza de traços remanescentes na boca, gostei bastante do resultado.
panvino-vinho-e-delicias
O produto vem em um caixinha, com 2 pacotinhos lacrados contendo 15 pastilhas cada e de brinde este porta-pastilhas na foto acima.
Testei aqui e em várias situações, inclusive, levei em um evento na ABS-SP e ofereci a alguns colegas presentes e todos os que testaram, aprovaram o produto.
Então fica a dica para vocês, mais do que testada e aprovadíssima, aproveitando para parabenizar os idealizadores do produto, pela ideia e inovação.
Panvino – www.panvino.com.br

Enoabraços,

Vinhos franceses e vinhos chilenos em degustação gratuita

766 12 87-2

Gosto de divulgar e salientar aqui no Vinho e Delícias as degustações gratuitas,  que estão disponíveis à todos os colegas, degustação aberta é para todos aproveitarem e ampliarem conhecimentos, não é preciso pagar mico de ser visto como bicão, em eventos de profissionais…rs…
Evento aberto a todos, pode ir com a família e se quiser mais detalhes veja no link abaixo: Como Participar.
Serão degustados:
  • Côtes du Rhone La Bouissonnade Rosé
  • Côtes du Rhone Village Plan de Dieu
  • Promesa Sauvignon Blanc
  • Promesa Cabernet Sauvignon
Esta é mais uma degustação organizada pelo pessoal da Purpurina Oficina de Pizzas e se quer entender mais sobre como funciona, veja a postagem onde passei estas informações: Como Participar

Serviço:

Terça feira, dia 19 de novembro, às 20:30 horas na
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, Vila Madalena, tel 3816-3749,
São Paulo - SP

www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Aracuri, elabora o primeiro vinho brasileiro no estilo do Amarone

IMG_1406
No processo de leve passificação (tornar passas) que estamos chamando, de “apassitamento” das uvas, ou seja uma leve secagem, que reduz o teor de líquido, aumentando o teor de açúcar no futuro mosto, será lançado no próximo ano, o vinho elaborado pela Vinícola Aracuri da região de Campos de Cima, é o Aracuri Reduto, que está gerando curiosidades no meio, entre os especialistas em vinhos.
A Aracuri tem se destacado pelo seu Aracuri Collector Cabernet Sauvignon, na atual safra de 2009, que conquistou Medalha Grande Ouro na 10ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, associado ao Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis (SC), que tive a oportunidade de degustar no evento da Granja Viana, no Vino e Sapore. O vinho é surpreendente, muito integrado e cativante, assim que possível pretendo colocar a análise deste vinho aqui no Vinho e Delícias.
A empresa elabora uma gama bem variada de vinhos e tem expandido seus horizontes comerciais, estão já presente em Santa Catarina, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Fortaleza.
Os campos de expressão do terroir da Aracuri estão os localizados, na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, a região que vem sendo considerada a mais promissora em termos de terroir brasileiro, Nesta região,  desde 2005, os proprietários da vinícola, Henrique Aliprandini e João Meyer, antigos produtores de maças, vem investindo com o objetivo de poder expressar, com mais fidedignidade, tudo o que um terroir pode trazer, fazendo a ponte, entre as nossas taças e o diálogo da natureza através dos vinhos.
002
Uma magia que se bem elaborada, com as técnicas apropriadas, nos conecta ao universo e nos torna hábeis, em decifrar a linguagem da natureza, parece ser esta, a tarefa e a proposta da Aracuri.
Parabéns pelo projeto!
Serviço:Aracuri Vinhos Finos
Fotos divulgação.
Enoabraços,

A escola do vinho de Bordeaux, ministra cursos no Brasil, veja as datas

Conheça-Alguns-Tipos-de-Vinhos

Olhem a oportunidade, curso gratuito, dirigido a formação de importadores, distribuidores, e jornalistas especializados A & B. Durante a aula serão degustados vários vinhos representativos da especialíssima Bordeaux.

O curso é oferecido pela L’Ecole du Vin de Bordeaux, e acontece em quatro cidades, sendo as aulas ministradas por Homero Sodré, credenciado oficial da L’Ecole du Vin de Bordeaux.
Já fiz o curso, se quiserem conhecer um pouco do que será abordado, veja na matéria que escrevi sobre ele aqui no Vinho e Delícias.
http://www.vinhoedelicias.com.br/2013/09/lecole-du-vin-apresenta-bordeaux.html

Datas e locais:

22 de novembro – Senac - Campos do Jordão.
25 de novembro – Senac Penha – S.P.
27 de novembro – Senac – Campinas.
28 de novembro – Senac – Águas de São Pedro.

Inscrições no site: www.sp.senac.br/bordeaux

Enoabraços,
Camila H. Coletti


Aula de Rodolfo Chaves e degustação gratuita

Wine Corks

Não percam esta oportunidade, o Rodolfo é ótimo na didática, tem uma aula alegre e descontraída, para todos os níveis de alunos, desde os mais novatos no universo dos vinhos como os mais adiantados com que gosta de trocar informações e dividir conhecimentos.

Será no dia 12 de novembro e com vinhos sul africanos, é FREE e super vale a pena, tem um detalhe que eu curti ainda mais:  Com vinho doce fortificado, para encerrar o painel…. Adoro!!!

Este é apenas um lembrete,  as informações completas, sobre o evento, estão no link abaixo:

Degustação gratuita de vinhos sul africanos

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Postagens desaparecendo no Enoblogs???


307067-001

Hoje não vou falar de vinhos e nem de delícias, mas sim de chatices. Estou tendo já faz um bom tempo, problemas com as minhas postagens, que acabam não entrando no Enoblogs, agregador de blogs de vinhos, que classifica os sites e blogs participantes, assim, estive analisando saídas e adotarei a partir de agora, o procedimento de reescreve-las com chamada para a postagem original, e repostar, sempre que notar tal falha no sistema, que vem prejudicando minha colocação no agregador.

A penúltima postagem que enviei ontem,  não entrou e várias outras anteriores, ficaram também, sem passar pelo sistema do Enoblogs, a ultima delas sobre a aula do Rodolfo Chaves, será encaminhada a seguir.

Agradeço aos amigos leitores, que me colocam informada,  desejando uma linda semana a todos.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

O Bardega wine bar com novidades da Espanha em suas taças

bardega-divulgacao
Nas busca de novidades para seus clientes, o conceituado especialista em vinhos Arthur de Azevedo, introduz no wine bar Bardega, dois novos rótulos, especialíssimos da Espanha.
bardega-divulgacao2
Para quem não conhece, o Bardega é um dos bares de vinho da cidade de São Paulo, mais frequentado e atraente, com o seu número incrível de Enomatics, que disponibilizam 110 rótulos de vinhos, aos seus clientes, vinhos estes, selecionados com todos os critérios de qualidade, por um dos maiores especialistas brasileiros, Arthur de Azevedo, diretor da ABS-SP, que é o consultor oficial da casa.

A novidade, é que foram selecionados e serão introduzidos na carta, dois novos vinhos da Espanha de gama  excepcional, que estão em negociações e em breve teremos novidades e pelo que sei, os vinhos escolhidos, agradarão aos paladares mais exigentes.

Serviço:
Bardega Wine Bar
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 218 - Itaim Bibi
011 2691-7578



Enoabraços,

Camila H. Coletti

Vinhos sul africanos em degustação gratuita, com o sommelier Rodolfo Chaves


wine-38280
Uma super oportunidade de conhecer alguns dos envolventes vinhos sul africanos, acontecerá nesta próxima terça-feira, com a apresentação do sommelier Rodolfo Chaves, o que é sempre uma boa pedida, tanto para os iniciantes como para os avançados em conhecimentos de vinhos, pois as aulas do Rodolfo Chaves são muito didáticas e agradáveis. 
Serão degustados vinhos da Van Loveren:
  • Van Loveren Pinotage
  • Christina Van Loveren Four Cousins Dry Red
  • Christina Van Loveren Shiraz
  • Red Muscadel Van Lovered  (Vinho fortificado de sobremesa)


    Como participar

A degustação é aberta a todos e livre de custos, como muitos me escrevem perguntando com funciona, passarei as dicas por aqui, no convite, pois nem sempre tenho tempo para responder um a um.
Para participar, esteja no local uns 15 minutos antes do horário, haverá a aula de apresentação dos vinhos acompanhada da degustação dos mesmos, no setor reservado para o evento. Após o evento, caso seja de seu interesse, poderá ficar e solicitar uma pizza com os amigos, ou apenas participar da degustação para conhecer os vinhos.
Não existe obrigatoriedade de jantar no local.
Não tenho qualquer ligação com o evento, e a  divulgação é uma cortesia minha, aos enocolegas leitores do Vinho e Delícias, caso tenha dúvidas adicionais e precise de mais informações, entre em contato direto com os organizadores do evento, pelo fone e site abaixo.

 
Serviço:
Terça feira, dia 12 de novembro, às 20:30 horas na
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, Vila Madalena, tel 3816-3749,
São Paulo - SP

www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Vertical ícones do Chile – Don Maximiano 2000 e 2010


Iniciando as impressões sobre as espetaculares verticais, que aconteceram no evento, da Wines of Chile, (29/out/13) pela ordem adotada pelo especialista chileno Patrício Tapia, que ofereceu a palestra e organizou os trabalhos.
Iniciamos com:
Don Maximiano Founder’s Reserve

(1) no mapa da postagem inicial:
Conheça a proposta da Vertical de ícones do Chile

Viña Errazuriz
Região de Aconcagua –

Das três grandes regiões: “Andes”

Don Maximiano Founder’s Reserve

 2010
 2000
 14,5º
 14,0º
 78% Cabernet Sauvignon
10% Carmenère
7% Petit Verdot
5% Syrah
 100% Cabernet Sauvignon
 22 meses de barrica
 18 meses de barrica
 Notas de degustação:
Rubi com reflexos violáceos, belíssima intensidade, antocianos vivos marcando a taça. No nariz, frutas vermelhas,  ameixas maduras e notas herbáceas, entremeadas com balsâmico.
Em boca, revela imediatamente os taninos potentes que aguardam evolução. Bela acidez equilibrando os 14,5º de álcool. No retro olfato, confirma a fruta, introduzindo notas de pimenta do reino.
Persistência longa.
Notas de degustação:
Granada, ainda mantendo reflexos 
cereja, porém, com halo já formando-se em tom levemente âmbar, como podem observar na foto acima.
Nariz bastante complexo, que se revela aos poucos, com requintado grafite, notas animais, permeado por leves nuances mentoladas.

Em boca, aquele ataque macio e envolvente, taninos aparados, embora mostrem a potência, equilíbrio álcool x acidez e retro olfato, surpreendendo com muita fruta em boca. 
Persistência longa.


Discreto ao revelar-se, e surpreendente no decorrer do processo, em minha opinião, ainda tem alguns bons anos pela frente. 
Um belíssimo vinho!
 

Uma das duas únicas verticais da mostra, na nova região dos Andes.

Recentemente degustei a safra 2007, como podem ver as notas de degustação AQUI, e confesso que dentre as 3 safras foi a que mais de impressionou, é claro que cada safra tem sua personalidade e estilo e irá agradar diferentes estilos de pessoas.

Seis verticais de vinhos ícones, certamente dividem as opiniões, afinal são todos vinhos especiais, com características e tratamento diferenciado,  tanto que ao final da vertical, nos perguntávamos, uns aos outros, sobre os preferidos do evento e as opiniões divergiam, não conversei com 2 especialistas, que tivessem as mesmas impressões.

Foram 12 vinhos com qualidade excepcional, que o diferencial, ficou por conta do gosto pessoal, de cada um dos degustadores presentes.
Seguirei em breve com a segunda vertical.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Nas massas do Chef Carlos Pissani, de cognac a nuances de grappa

Aspargos da Signora Raquel_1

Estive no lançamento e fiquei apaixonada pelas massas Pissani,  com uma seleção especialíssima de ingredientes e uma enorme sensibilidade para combiná-los, o Chef Carlos Pissani, vem trazendo prazeres à nossas mesas, com suas linhas de massas artesanais, elaboradas a partir de um blend de farinhas, de alta qualidade, com baixo teor de sal e recheios sofisticados.
Mas o que ne chamou mais atenção ainda, foram os toques dos nossos conhecidos derivados das uvas, que colocam presença e sofisticação no resultado final.
A cada ano o Chef Carlos Pissani, lança uma nova coleção, a deste ano foi batizada de “Vivace”. Fui convidada ao lançamento, que aconteceu aqui em São Paulo (22/out), no endereço dos Jardins, da Pissani Massas Gourmet.
Tive a oportunidade de degustá-las com Moet-Chandon Brut Branc e Brut Rosé, presença da Moet no evento.

pissani-lancamento-vivace-vinho-e-delicias                                                           Luiz Guilherme, Camila H. Coletti e Ana Marisa Fonsar

Com recheios deliciosos a base queijos, degustei-os um a um, do “Coração do Brasil”, com queijo brasileiros, agregado de alcaparras, azeitonas e manjericão, passando pela velha Itália, com o “Pecorino na Potenza elaborado com ingredientes típicos da Basilicata, sul da Itália:  Pecorino, dois tipos de feijões, salame soperzata e peperoncino.

Destaque também para:
“Queijos holandeses com ervas finas nórdicas”, com queijo Gouda e Edam, envoltos em Kümmel e alho negro.
“Taleggio com espinafre e lascas de laranja”, que só o nome já dá pata imaginar a delícias desta harmonização de ingredientes.

Na linha de vegetais, as uvas traçando estilos para nós os adeptos de seus encantos.

“Aspargos da Signora Raquel”, aspargos e vegetais refinados envoltos pela presença de cognac.
“Shitake com uvas passas ao grappa e pinoli” e a grappa mostra sua presença nesta composição deliciosamente envolvente.

Shitake com uvas passas ao grappa e pinoli_2-
Nas carnes:
“Galinha de Angola alla Bergese”. Uma homenagem ao grande Chef italiano Bergese, sofisticado e intenso, para incrementar aqueles momentos especiais.
“Ragu de carne com polenta cremosa”, de sabor intenso e envolvente.

Camarão Intense_1

E como não poderia faltar, aos adeptos dos frutos do mar, o “ Camarão Intense”,  (imagem acima) com azeite extravirgem italiano DeCarlo e peperoncino, eu que sou fanática por camarões, confesso que me deliciei nesta massa, que como podem ver na imagem acima, indiscutivelmente, é elaborada contendo tinta de lulas.

Para finalizar, “Paçoca com zabaione e castanha de caju”, uma adorável surpresa, em massa de chocolate, recheio de zabaione com uma releitura da paçoca brasileira, a base de castanha de caju, uma delícia, que certamente ficaria um espetáculo, com um bom “Late Harvest”, (vinho doce, natural de uvas colhidas tardiamente para acentuar o teor de açúcar natural).

Super recomendo, daquelas delícias que não podem ficar fora do “Vinho e Delícias”, adoraria ter a oportunidade de harmonizá-las uma a uma, acho que dá para criar harmonizações deslumbrantes e momentos inesquecíveis.

Serviço:

Pissani Massas Gourmet
Al. Franca, 1413, tel. (11) 3081-6847 – São Paulo
Shopping Anália Franco, tel. (11) 2671-0202 – São Paulo
Shopping Leblon, tel. (21) 2529-2601 - Rio de Janeiro
Park Shopping, tel. (61) 3047-4759 – Brasília

Fica a dica!

Enoabraços,

Preciosidades da França, em passeio pelo Brasil


Fascínio sempre acompanha um evento com vinhos franceses de diversas regiões, em um mês pra lá, de sobrecarregado, apesar disso, consegui participar de alguns dos eventos, para os quais fui convidada e estou tentando colocar os eternos aprendizados, em ordem.
Neste, quero falar dos vinhos degustados na feira Vinhos Franceses, Trade Show Brasil, não é possível estar em um evento destes, sem se apaixonar por vários destes vinhos, realmente a França, tem um poder de sedução inimaginável, para quem tem algum desenvolvimento na capacidade organoléptica, ou seja para quem tem treinamento, para distinguir nuances e sutilezas de aromas e sabores, verdadeiramente um passeio pelo Paraíso, cheguei cedo e pude usufruir de muitas descobertas. Os que cito agora tem tudo a ver com o clima brasileiro e com o gosto de público, vão perceber, pelas breves descrições, que anexei em cada foto.
Vinhos Franceses, Trade Show Brasil, (07) no Hotel Tivoli, São Paulo,
Vamos às preciosidades em vinhos, apenas irei citá-los. por falta de tempo, mas no decorrer dos próximos dias, quando tudo estiver mais tranquilo, irei colocar as avaliações deles aqui, um a um, pois as tenho comigo, bem como as fotos, se eles ainda não estão sendo importados para o Brasil, durante as negociações deste período, estamos todos nós perdendo, pois os vinhos são excepcionais, importadores, negociem os preços e os tragam às taças tropicais.
Vou iniciar falando de vinhos da região do Val de Loire – France.
Ackerman, a primeira Maison des Vins do Loire e desde os longínquos 1811, oferece uma linha completa e premiada, não é à toa, garanto, os vinhos são realmente muito sedutores.
Para nos situarmos melhor, segue o mapa da macro região destes vinhos: Val de Loire
val-loire-mapa-vinho-delicias
Clicar com o botão direito e o mapa do Val do Loire, abrirá em outra página, com tamanho original, bem maior.

A Ackerman detém a liderança das apelações, Saumur e Crémant de Loire.
Os vinhos são todos extremamente integrados, envolventes tanto em aromas quanto pelo equilíbrio em boca, são vinhos agradabilíssimos, daqueles que gostaríamos de ter à nossa disposição, em nossas adegas pessoais.
  • Crémant de Loire Ackerman Grand Reserve - Boa acidez e frescor, leve notas adocicadas.
  • Vin Mousseaux Marquis de la Tour Rosé sec – Cabernet Franc e Carignan - 12° – muito frutado, macio, acidez mediana, muito integrado.
  • Sancerre  2012 AOP – Ackerman – Outro Sauvignon Blanc, da região de Sancerre, da característica terre blanc,  vinho extremamente floral e notas delicadas de grapefruit e lima, interessantíssimo, leve, gentil e integrado.
  • Touraine Sauvignon 2012 AOP – Ackerman – Uma explosão de maracujá, jambo e graviola, parece uma homenagem ao nordeste brasileiro, boa acidez, colocada de forma gentil, ou seja respeitadas as características e a tipicidade da casta, a acidez se faz presente, porém o vinho preserva uma maciez perturbadora. (Imagem no inicio)
  • Rosé d’Anjou  2012 AOP – Ackerman –60% Cabernet Franc, 30% Grolleau e 10% Gamay, 18 gramas de açúcar residual, muito delicado e envolvente, com acidez integrada.
    O vinho ideal para quem se inicia no universo dos vinhos,  Agradabilíssimo.
Nas próximas postagens, porque tenho muitas coisas para dividir com os amigos,  a respeito deste delicioso  evento, organizado pela Caroline Putnoki, que trouxe vinhos da França, para a nossa apreciação, vou falar dentre outras descobertas, de um vinho de ânfora, aliás o meu “début” no tema, em se tratando de vinhos de ânfora da França.

Aguardem, muita coisa bacana em breve.
Enoabraços,

Degustação gratuita de vinhos portugueses da Bairrada


el-mejor-vino-tinto-2
Mais uma deliciosa oportunidade de conhecer vinhos da terrinha, acontecerá nesta próxima terça-feira.
São vinhos da vinícola “Colinas de São Lourenço”, da região da Bairrada, com 50 hectares de vinhas em solos argilo-calcários, foram remodeladas e replantadas com castas autóctones e internacionais para os mais diversos estilos de vinhos.
A adega é nova com a mais moderna tecnologia, tendo como enólogo chefe, o experiente Carlos Lucas, já com 20 anos de trabalho em diversas regiões de Portugal, dentre elas, Dão, Bairrada, Douro e Minho.
Serão degustados:
  • São Lourenço Branco
  • São Lourenço Tinto
  • Colinas Tinto
  • Colinas Tinto Reserva.
Serviço:
Terça feira, dia 05 de novembro, às 20:30 horas na
Purpurina Oficina de Pizzas,
Rua Purpurina, 517, Vila Madalena, tel 3816-3749,
São Paulo - SP

www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Meus artigos atualizados no Vinho e Delícias, com muitas dicas de vinhos

materias-vinhos-vinho-e-delicias

Quando consigo um tempinho, procuro tornar o passeio dos enocolegas, pelo Vinho e Delícias, o mais agradável possível.
Hoje dei uma atualizada na setor “Meus artigos”, pois como havia desenvolvido o novo lay-out do site, estava em falta com esta sessão, é muito simples de localizá-la e está sempre aparente, na barra superior, logo abaixo da minha assinatura.
Espero que esta modesta contribuição minha,  ajude no trânsito pelas matérias e na viagem pelo universo dos vinhos,  mas também, que os amigos, passem a conhecer um pouco mais, do desenvolvimento do meu trabalho, aqui no Vinho e Delícias e de minhas considerações, na área de vinhos.
Me falta tempo, para revisões mais precisas, na ortografia dos textos, assim, peço que me perdoem, por equívocos nela.
Agradeço a visita de todos e aproveito para convidá-los, a seguir o vinho e Delícias, no facebook, basta entrar na página e curtí-la, para receber todos os artigos, do site bem como, o que rolar no facebook de interessante deste universo vínico.


Ou se preferirem, podem se inscrever cadastrando seus e-mails ao lado, irão receber, um resumo com as atualizações do Vinho e Delícias

Enoabraços e uma ótima viagem, ao universo dos vinhos.
Saia armado com um bom saca-rolha de sommelier, pois muitas taças surgirão à sua frente. Smiley piscando