Alex Atala premiado como o melhor Chef do mundo

alex-atala-melhor-chef

Na cerimônia que aconteceu segunda (28) em Londres, da revista britânica Restaurant, dois chefs brasileiros foram reconhecidos, por votação, o Chef Alex Atala, foi escolhido por seus colegas como o melhor chef do mundo e a Chef Helena Rizzo, recebeu o título de melhor chef feminina.

helena-rizzo-alex-atala-vinho-e-delicias

O restaurante do Chef Alex Atala, o  DOM, ficou em sétimo lugar e o restaurante Maní foi classificado em 36º.


Enoabraços,

Lista dos 50 melhores restaurantes do mundo 2014

Rene-Redzepi-Noma-vinho-e-delicias

O esperado concurso da revista britânica “Restaurant”, que acontece anualmente anunciou ontem (28/04/2014), a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Vejam os restaurantes brasileiros que fizeram parte dos selecionados.

Os 50 melhores restaurantes
1. Noma , Copenhagen, Dinamarca do Chef René Redzep
Veja o vídeo sobre os restaurante que recupera o primeiro lugar, perdido no ano passado para o El Celler de Can Roca

2. El Celler de Can Roca , Girona, Espanha
3. Osteria Francescana , Modena, Itália
4. Onze Madison Park , New York, EUA
5. Dinner by Heston Blumenthal , em Londres, Reino Unido
6. Mugaritz , San Sebastián, Espanha
7. DOM , São Paulo, Brasil8. Arzak , em San Sebastian, Espanha
9. Alinea , em Chicago, EUA
10. The Ledbury , Londres, Reino Unido
11. Mirazur , Menton, França
12. Vendome , Bergisch Gladbach, Alemanha
13. Nahm , Bangkok, Tailândia
14. Narisawa , em Tóquio, Japão
15. Central , Lima, Peru
16. Steirereck , Viena, Áustria
17. Gaggan , Bangkok, Tailândia
18. Astrid y Gastón , Lima, Peru
19. Faviken Järpen , Suécia
20. Pujol , Cidade do México, México
21. Le Bernardin , em Nova York, EUA
22. Vila Joya , Albufeira, Portugal
23. Restaurante Frantzén , Estocolmo, Suécia
24. Âmbar , Hong Kong, China
25. L'Arpège , em Paris, França
26. Azuermendi , Larrabetzu, Espanha
27. Le Chateaubriand , Paris, França
28. do Aqua , Wolfsburg, Alemanha
29. De Libreije , Zwolle, Holanda
30. Per Se , em Nova York, EUA
31. L'Atelier Saint-Germain de Joël Robuchon , Paris, França
32. Attica , Melbourne, Austrália
33. Nihonryori Ryugin , Tóquio, Japão
34. Asador Etxebarri , Atxondo, Espanha
35. Martin Beragategui , San Sebastian, Espanha
36. Mani , São Paulo, Brasil37. Restaurant Andrew , Singapura
38. L'Astrance , Paris, França
39. Piazza Duomo , Alba, Itália
40. Daniel , New York, EUA
41. Quique Dacosta , Denia, Espanha
42. Geranium , Copenhagen, Dinamarca
43. Schloss Schauenstein , Furstenau, Suíça
44. A lavanderia francesa , Yountville, EUA
45. Hof Van Cleve , Kruishoutem, Bélgica
46. Le Calandre , Rubano, Itália
47. The Fat Duck , Bray, Reino Unido
48. The Test Kitchen , Cidade do Cabo, África do Sul
49. Coi , San Francisco , EUA
50. Waku Ghin , Singapura

Enoabraços,
Camila H. Coletti

O sempre fantástico Top Italian Wine Road Show - Gambero Rosso

1-gambero-rosso-vinho-e-delicias
Com organização primorosa da Cristina Neves, que superou as já excelentes, edições anteriores, passou por São Paulo, um dos eventos mais esperados do ano, que traz vinhos conceituados da Itália, dentre eles muitos premiados no Guia Gambero Rosso.
Além do salão principal onde foram saboreados diretamente com os produtores, representantes de 62 vinícolas,  vinhos de toda a Itália, vários deles premiados no Guia Gambero Rosso, o mais prestigiado da Itália, foram oferecidas duas master classes, dirigidas pelo editor sênior do guia de vinhos da Italia (Vini d’Italia Guide Book), Marco Sebellico com a presença e comentários do especialista e crítico de vinhos Jorge Lucki, que sempre enriquece ainda mais, os eventos.
1a-gambero-rosso-vinho-e-delicias
As master classes contavam este ano, cada uma delas, com uma incrível bateria de 30 vinhos, selecionados e representativos das regiões. Não posso deixar de assinalar o trabalho primoroso da equipe do Hotel Unique, que foi coordenada pela sommelière Patrícia Brentzel, responsável pelo serviço nas master classes.
2014-04-28 17.17.48
Feita a apresentação inicial, assiná-lo que um ponto me chamou especial atenção, participei da segunda bateria, que se referia à Toscana e sul da Itália e ficou na minha modesta leitura, muito evidente uma “maciez” uniforme na grande maioria dos vinhos tintos. Fica a pergunta, isto é uma nova proposta italiana, ou foi apenas coincidência esta característica, “ataque de boca macio” nos vinhos escolhidos? 
Este ataque macio de boca, não era (ou não é?) muito característico dos vinhos italianos no geral, que costumavam mostrar a força e a expressão de intensidade logo nos primeiros instantes de boca.
Degustei mais alguns fora, no salão principal do evento e não houve nada que fugisse muito disto.
1b-gambero-rosso-vinho-e-delicias
Neste aspecto me pareceu estranha esta uniformização do elemento “ataque de boca”. Existirá uma tendência mundial neste sentido, em termos de gosto do consumidor? Senti um pouco a falta de uma certa “pungência” que permeavam o estilo dos vinhos italianos dos outros Gambero Rossos.
Falando dos vinhos, estavam todos no geral muito bons e uniformes, sem muita oscilação entre eles, falando estilo a estilo, a não ser leves diferenças na estrutura, no corpo.
Assim que organizar minhas análises, dos meus prediletos, vocês as terão disponíveis.
A bateria completa dos vinhos degustados, esta no meu Instagram:  http://instagram.com/camilahcoletti
Abra o seu e siga o meu Alegre, para ficar por dentro dos vinhos que trazem suas delícias para as nossas taças brasileiras.
Enoabraços,
Camila H. Coletti

O polêmico “Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul” com Steven Spurrier

2014-04-25 10.55.53
Meu problema agora é selecionar por onde começar e por qual ângulo abordarei o tema, que foi polêmico em vários aspectos.

Como sabem, aconteceu ontem (25-abril-2014) em São Paulo, em evento durante o dia todo,  “O Painel dos Espumantes do Hemisfério Sul”, promovido e organizado pelo Ibravin, Vinhos do Brasil, com o conceituado crítico inglês, Steven Spurrier, famoso pelo “Julgamento de Paris” (para os novatos no tema, sugiro que vejam o filme) que juntamente com um dos maiores críticos de vinhos brasileiros, Jorge Lucki, encabeçaram o que vinha sendo chamado, de “O Julgamento de São Paulo”, julgamento este, que na realidade não aconteceu.

O evento como podem observar no meu convite (mais abaixo), previa dois grupos de degustadores selecionados, era fechado e somente para convidados a não ser a palestra do Steven Spurrier, de encerramento, que foi aberta ao público.

2014-04-25 15.44.10

Assim tínhamos duas equipes:

Equipe da sala pequena: a ser formada por degustadores técnicos, que organizado por Steven Spurrier formariam o “júri técnico”, davam suas impressões sobre os vinhos e selecionavam os seus 3 melhores em cada uma das duas baterias: método charmat e método tradicional.

Equipe da sala grande: Um grupo de degustadores VIP e convidados.  Este grupo degustava as amostras, ao mesmo tempo que a outra sala. Estavam neste grupo, especialistas, produtores, enólogos, mídia e profissionais do vinho.

Começo por aqui levantando uma interrogação, que ficou em minha cabeça o tempo todo:
O projeto inicial era este mesmo, ou algo foi alterado no meio do caminho?

Os vinhos não seriam “julgados” aos moldes do “Julgamento em Paris” como foi amplamente divulgado na mídia? Isto foi um equívoco dos “divulgadores”  que ninguém,  da organização técnica assinalou, pedindo alteração de texto, ou realmente algo mudou nos momentos que antecederam o evento?

Por leituras e percepções diversas, dentre elas o fato de que os vinhos não foram degustados completamente às cegas, pois sabíamos o país produtor,  algo me sugere, que a proposta era uma, tendo sido alterada no decorrer do projeto, o que não saliento de forma alguma como ruim, afinal, temos o direito de reavaliar pontos e retraçar metas. Isto faz parte de uma boa visão estratégica de objetivos, a questão maior  é, e sempre será, determinar previamente metas claras.
Isto sim é bem mais complexo, trazendo o benefício de evitar expectativas que acabam sendo frustradas.

Dentre as inúmeras questões geradas com o evento, me aterei a uma delas, pelo menos para abrir o painel de polêmicas desencadeadas pelo não acontecido“Julgamento de São Paulo”:
  • Clareza de objetivos de um projeto.
Na minha modesta opinião, entendo que uma coisa é “divulgação” outra é análise de vinhos. 
Para divulgação precisamos de todos os que escrevem ou estão ligados a mídias e podem produzir material de “divulgação” em diversos grupos e isto tem sua importância, quando falamos de um produto, que precisa ser conhecido e popularizado, no nosso caso o vinho. Concordo e assino em baixo.

Agora, em se tratando  de análise de vinhos, então a conversa muda muito de figura, especialmente quando estamos falando de espumantes, um vinho bem mais complexo para ser avaliado, neste caso, estamos  falando de “especialistas” pessoas selecionadas criteriosamente pela capacidade “técnica” em um tema, no caso, “avaliação degustativa técnica de um vinho” e neste caso, tenho que confessar que a escolha da equipe da sala pequena, que foi citada inclusive no meu convite, como “júri técnico” foi no mínimo, decepcionante.

convite-degustadora-vip

Faltaram enólogos reconhecidos do Brasil e dos demais países da prova e faltaram especialistas reconhecidos de quem eu gostaria de ter ouvido suas impressões.
Eu entendo que se a proposta é que seja analisado tecnicamente um vinho, precisaremos de especialistas para tal. Se a ideia é promover um vinho, precisaremos de divulgadores do vinho. Simples assim.

Alguns do meio de “divulgadores” seja mídia, impressa ou não, tem as duas qualificações, outros não tem. 

Então primeiro ponto que abordo é:
Clareza e foco na elaboração de um projeto.

Qual era a meta deste projeto?

Era divulgação ou era uma avaliação técnica ? - Entendo por avaliação técnica, uma observação criteriosa, com descoberta sensorial, de alguém treinado para tal, o mais fidedigna possível, sobre as qualidades dos vinhos das amostras e com um mínimo de interferência ou opinião pessoal, incluindo bate-papos durante o processo, afinal é uma avaliação técnica e não uma reunião de confraria.

É óbvio que algo como uma avaliação de fato, um julgamento gera consequente divulgação, mas gera riscos associados. Como tudo que é interessante, tem uma boa taxa de riscos. É um dos aspectos a serem ponderados previamente.

Respondendo a estas questões, já se  define uma série de pontos e  nocauteia-se polêmicas negativas.

2014-04-25 10.55.41

Para o que foi feito, com a equipe selecionada, que continuarei chamando de “sala pequena” e não de “júri técnico”, não deveria ter havido qualquer escolha de 3 melhores vinhos, apenas deveriam ter sido dadas as suas impressões,  como uma amostragem dos degustadores presentes e traçado um perfil dos espumantes, dos países selecionados, embora eu ache que a bateria fosse pequena para isto.  

Ou então, o mais lógico e respeitoso com todos os presentes, que  TODOS de ambas as salas, sendo eles especializados de fato em vinhos ou enófilos  produtores de “divulgação”, deveriam ter tido suas escolhas consideradas, no ranking dos vinhos. Aliás poderia ser uma sala só, não coube a separação, já que a proposta não era uma avaliação de verdade com pontuação, mais um motivo para eu pensar que algo foi alterado no projeto. Permaneceram as duas equipes, teria sido sobra do projeto original?
Ficou desconexo.

Simplesmente, porque a maior amostra percentualmente proporcional de especialistas de vinhos do país, estava na sala grande.

Gostei de ouvir as impressões do crítico e mundialmente reconhecido, o especialista  Steven Spurrier, do Master of Wine  Dirceu Viana, uma sumidade no tema vinhos, a quem respeito pelo conhecimento e pela “postura" como ser humano, do crítico chileno de vinhos, Patrício Tapia e achei interessante o grupo dos sommeliers estar representado na sala pequena, com o premiado Diego Arrebola, profissional dedicado ao exercício profissional e ao conhecimento.  
Fiquei curiosa com o que teriam sido as impressões do crítico Jorge Lucki, um profundo conhecedor no tema,  e lamentei por ele não ter participado das degustações e avaliações dos vinhos no evento.

Mas e os espumantes? Como disse, acabou não sendo uma prova com avaliações técnicas e nem ao menos uma avaliação dos melhores do grupo presente aproveitando-se a presença de tantos especialistas e profissionais da área no mesmo local. Foi perdida uma grande oportunidade, seria uma amostragem mais representativa.

Estamos no mesmo ponto em que estávamos, o espumante nacional é cativante, repleto de qualidades, mas os painéis eram pequenos e não representativos do que temos em termos de espumantes brasileiro. 

Eu estive no sul recentemente, na vindima e me deslumbrei com as maravilhas que encontrei por lá, falo sobre os vinhos nacionais com orgulho de seu crescimento e lamento a empáfia, de alguns que só conseguem decorar e reproduzir lista de rótulos de regiões famosas do mundo todo, tentando conseguir status de especialista com isto.

Existem vinhos bons e vinhos fracos, em qualquer parte do mundo, quem esteve na expovinis sabe bem do que estou falando.

Somos novos como produtores de vinhos, mas somos bons alunos e temos grandes mestres. Ou será que achavam que não iríamos fazer descobertas em nosso terroir e aproveitar o que ele nos oferece?
Para isto existem pesquisas, pessoas capacitadas e produtores dedicados. Este é o caminho e por ele seguiremos, mas é preciso  avaliar caminhos e estratégias seguramente. O que é bom terá todo o reconhecimento, no seu tempo certo, como aconteceu no “Julgamento de Paris”.

É isso, pra começar a deixá-los informados, sobre o que foi a semana mais quente do ano, em eventos de vinhos.
2014-04-25 14.37.46

Uma dica, todos os 21 vinhos degustados e os resultados (das preferências dos consultados) estão disponíveis diretamente do evento, no meu novíssimo, porém inteirado Instagram, porque quem me segue fica sempre por dentro de tudo, o mais rápido possível, diretamente dos eventos.

Se ligue,  faça o seu e cadastre o meu…Smiley piscando

Foco minha gente, foco.

Enoabraços,

Wine Blog Hunter, melhores vinhos branco e tinto da Expovinis 2014

Conheça-Alguns-Tipos-de-Vinhos
Será hoje, logo mais, a final do Wine Blog Hunter: Uma degustação às cegas que elegerá o melhor vinho até R$ 50,00 da Expovinis 2014, nas categorias, vinho branco e vinho tinto.
O evento que é organizado por Cesar Adames  com a participação de 20 blogueiros convidados, se divide em duas fases:
  • A primeira aconteceu na terça-feira onde cada grupo de 10 blogueiros selecionou o seu vinho preferido dentro da faixa de preço e estilo para o qual foi indicado, tintos ou brancos.
  • A segunda acontecerá hoje, logo mais, onde os 10 vinhos tintos e os 10 vinhos brancos serão degustados às cegas e receberão as notas dos blogueiros, para a apuração final.
Estarei lá. Aguardem as novidades.
Enoabraços e para quem for a Expovinis, aproveite para fazer muitas descobertas.

Saiu a lista dos vencedores do TOP TEN Expovinis 2014

10259723_638234542912419_3138801125525947990_n

Diretamente da Expovinis 2014, novidades fresquinhas, o resultado dos vinhos vencedores.  Muitas surpresas permearam esta prova, que foi totalmente às cegas.


Resultados:
Categorias dos vinhos:

Espumante Nacional: Gran Legado Brut Champenoise

Espumante Importado: Champagne Lanson Brut

Branco Nacional: Pericó Vigneto Sauvignon Blanc – Vinícola Pericó

Branco importado: Boschendal Elgin Chardonnay – África do Sul

Rosado: Remy Panier Rosé D’Anjou – Loire – França

Tinto Nacional: Guatambu Rastros do Pampa Tannat - - Guatambu Estancia – Campanha Gaúcha

Tinto Novo Mundo: Casillero del Diablo Devil’s Collection – Vale do Rapel – Chile

Tinto velho mundo (Itália, França e outros) – Le Vigne Di Sammarco Solemnis Primitivo Salento IGP – Púglia – Itália

Tinto velho mundo: (Península Ibérica) Scala Coeli – Alentejo – Portugal

Fortificados e Doces: Andresen Porto White 10 years – Douro – Portugal

Depois envio mais detalhes

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Dada a largada para o período mais agitado do ano vínico

degustacao-vinhos-vinho-e-delicias
Hoje inicia-se a saga de eventos (veja a lista) para o período mais agitado do ano no meio dos vinhos, o final de abril.
 
Hoje, 21 de abril de 2014
  1. Encontro de Vinhos Off
  2. Degustação do AOC Bordeaux - para convidados
  3. Master Class de Brunellos de Montalcino - para convidados
Amanhã, 22 de abril de 2014
  1. Cerimônia de apresentação dos vencedores do TOP TEN, melhores vinhos da Expovinis 2014 - para convidados
  2. Expovinis - Dia exclusivo para profissionais
  3. Wine Blog Hunter - Expovinis:   A convite de Cesar Adames, estarei no grupo que selecionará o melhor vinho tinto e o melhor vinho branco da Expovinis 2014, até R$50,00.

    Será tarefa árdua? Veremos, aguardem novidades…
  4. Valduga Gallery Wines - Grande evento da Casa Valduga - para convidados, um pecado, infelizmente coincidindo com o primeiro dia da Expovinis.
23 de abril de 2014
  • Expovinis - Masters Classes diversos na feira
24 de abril de 2014
  1. Expovinis - Masters Classes diversos na feira
  2. Degustação de avaliação dos vinhos selecionados pelos 20 participantes convidados, que selecionará o melhor vinho branco e o melhor vinho tinto do Wine Blog Hunter da Expovinis 2014.
25 de abril de 2014
  • O grande e esperado “ Julgamento de São Paulo”, Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul, conduzido por Steven Spurrier, (Julgamento de Paris) que irá conduzir uma degustação às cegas, que avaliará espumantes brasileiros, em embate com espumantes do novo mundo.
    Como ficará o nosso espumante perante os demais??? O evento é fechado, porém fui convidada a integrar a equipe de degustadores VIP e estarei lá, para trazer cada detalhes a vocês.
convite-degustadora-vip
  • Palestra de Steven Spurrier sobre o mercado mundial de espumantes.
Este evento encerra semana da Expovinis, mas a semana seguinte segue no clima e agito desta.
28 de abril de 2014
  • Top Italian Road Show - Gambero Rosso - Os grandes vinhos da Itália - Somente para convidados
  • Master Class - Para especialistas
29 de abril de 2014
  • Vinhos da África do Sul - Grande prova. Somente para convidados
  • Master Class - Para especialistas
Irei tentar manter um máximo de informações possíveis nos  próximos dias, aqui no Vinho e Delícias, porém é claro que tive que fazer escolhas dentre alguns eventos, por razões óbvias.
Existem coincidências muito infelizes de datas, entre eventos excepcionais e imperdíveis. Um perda para todos nós. Para eles que perdem em divulgação e para nós que perdemos a oportunidade de enriquecer mais nossos universo do conhecimento vínico.

Vamos neste agito comigo?
Para quem quiser seguir ficar por dentro sem perder nada, sugiro que siga-me no Instagram:

Para os que forem participar de alguns dos eventos acima, nos vemos por lá.

Enoabraços,

Degustação de vinhos da importadora Península

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não poderia deixar de avisá-los, pois os vinhos a serem degustados são nada menos, do que espetaculares. Grandes vinhos premiadíssimos, como  Aalto,  Protos, Finca Allende, Abadia Retuerta, Viña Sastre, Pago de Carraovejas, Pago de los Capellanes, Teso la Monja, Juvé y Camps  e diversos outros estarão disponíveis para degustação.

degustacao-vinhos-peninsula-sul-vinhoedelicias

O evento contará com a presença do diretor e proprietário da importadora, Javier Gabarain que fará a apresentação dos vinhos e vinícolas. Oportunidade imperdível para quem, estiver na ocasião, no Rio Grande do Sul, pois degustações da Península Vinhos são muito raras. Serão 27 vinhos representativos de 17 vinícolas colocados em degustação, complementados com pães, Jamon espanhol e azeite, veja a lista de vinícolas no folder do evento.

Percebe porque um evento de vinhos destes é imperdível?

Existem enófilos aqui em SP que sonham com uma degustação destas há anos, afinal serão 27 vinhos.

Pensei em fazer uma lista de indicações, para vocês aproveitarem bem,  mas sinceramente é impossível, acho melhor vocês irem de taxi para conhecer todos eles… Smiley piscando

De taxi tá?
Pois serão 27 vinhos especialíssimos e vocês não podem abrir mão de nenhum deles.


Serviço:
Data: 24 de abril de 2014 - Quinta-feira
Horário: das 18h00 às 20h30
Local: Sommelier Vinhos www.sommeliervinhos.com.br
Rua Passo da Pátria, 166 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
O investimento será de R$ 80,00 com R$ 40,00 revertidos em compras no dia do evento.
Informações pelo fone: (51) 3330-8217

Enoabraços,

Camila H. Coletti

A sequência da vindima 2014 no Vale dos Vinhedos vem aí.

DSCN7134
Pensaram que eu havia esquecido não é? Na verdade é apenas sobrecarga de trabalho. Estou envolvida num projeto de mídia, que está consumindo meus dias e meu tempo de “escrita”.
Os leitores do Vinho e Delícias, o conhecerão em breve.
Este post é apenas uma lembrança, para assinalar que está quase concluída a parte III da minha narrativa principal, sobre a minha participação no  Projeto Imagem - Vindima 2014 , a convite do IBRAVIN em fevereiro de 2014. Estou apenas selecionando as imagens.

A narrativa principal desta deliciosa experiência - esta enoviagem - foi dividida em 3 postagens.

Para relembrar:

A seguir:

O suave encanto do Vale dos Vinhedos - Parte III

A foto acima foi tirada, da sala de degustação privé da “Lovara”, na antiga casa, toda em pedra, dos avós da enóloga Roberta,  fundadores da vinícola, onde jantamos e degustamos vários vinhos da linha.
Aproveito para citar o Chardonnay, intenso e cativante, que eu já havia conhecido aqui em SP e o Gran Lovara, um super companheiro em harmonizações.
gran-lovara-vinho-e-delicias

Aprovadíssimos e com preços muito tentadores.

Enoabraços e fiquem ligados, a parte III vem aí.

Já assistiu o “Julgamento de Paris”? Veja os vinhos e as notas

julgamento-de-paris-vinho-e-delicias

Como sabem, os colegas da área, o crítico inglês Steven Spurrier, o organizador da degustação às cegas,  que aconteceu em Paris, em 24 de maio de 1976 estará no Brasil, organizando  a prova de espumantes do novo mundo, que está sendo chamada de “Julgamento de São Paulo”.
Vamos começar a ficar por dentro do tema, para acompanhar passo a passo, cada movimento desta prova, que será um marco na história do espumante do novo mundo.
Sugiro que fiquemos mais a par deste movimento.
O filme não aborda os vinhos da degustação de Paris, mas eu trago aqui para vocês os vinhos das duas provas, vinhos brancos e vinhos tintos.
A prova de Paris, deu o primeiro lugar nas duas categorias, a vinhos californianos.
Organizado por:

Nome do vinho - Safra - Pontuação na prova - País 

Brancos
  1. Chateau Montelena 1973 -  132 - (EUA) 
  2. Meursault Charmes Roulot 1973 - 126,5 - (FR)  
  3. Chalone Vineyard  1974 - 121- (EUA) 
  4. Spring Mountain 1973 -104-  (EUA) 
  5. Beaune Clos des Mouches Joseph Drouhin   1973 -101- (FR)  
  6. Freemark Abbey Winery 1972  -100- (EUA) 
  7. Bâtard-Montrachet Ramonet-Prudhon 1973- 94- FR
  8. Puligny-Montrachet Les Pucelles Domaine LeFlaive 1972 -89-  FR
  9. Veedercrest Vineyards 1972 88 EUA
  10. David Bruce Winery 1973 42 EUA

Tintos
  1. Stag’s Leap  Wine Cellars 1973 127.5 EUA
  2. Château Mouton Rothschild 1970 126 FR
  3. Château Haut-Brion 1970 125.5 FR
  4. Château Montrose 1970 122 FR
  5. Ridge Vineyards Monte Bello 1971 103.5 EUA
  6. Château Léoville-Las-Cases 1971 97 FR
  7. Mayacamas Vineyards 1971 89.5 EUA
  8. Clos Du Val Winery 1972 87.5 EUA
  9. Heitz Cellars Martha’s Vineyards 1970 84.5 EUA
  10. Freemark Abbey Winery 1969 78 EUA
Se não assistiu o filme corra e assista, se já assistiu reveja, dia 25 teremos prova semelhante aqui em São Paulo, organizada pelo próprio Steven Spurrier, com os nossos espumantes e espumantes do novo mundo.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Encontro de Vinhos off 2014

garrafas-1024x703
Já é tradicional e muito esperado, entre os enófilos e apreciadores de vinhos, o evento Encontro de Vinhos off, que antecede a Expovinis. Participei vários anos e curti todos eles.
Neste ano, com um diferencial interessante, como o evento acontecerá no feriado de 21 de abril, você poderá participar desde cedo, aproveitando cada momento.
O Encontro de Vinhos off, para quem ainda não conhece, é um espaço aberto a todos os apreciadores do universo vínico, e neste ano abrirá suas portas da Casa da Fazendo do Morumbi, o mesmo espaço onde o evento aconteceu no ano passado.
Será muito simples participar, você poderá adquirir seu ingresso, na entrada do evento, após, é só pegar uma taça e estará equipado adequadamente, para percorrer a praça de vinhos, degustando tudo o que você queira conhecer.

Mas tem mais, haverá a oportunidade, caso queira,  de tirar suas dúvidas com os produtores, enólogos e sommeliers presentes nos stands de vinhos.
Serão inúmeros expositores, dentre importadoras e produtores de vinhos.
Não perca esta oportunidade de conhecer uma infinidade de rótulos e de apreciar a cia, de apreciadores de vinhos como você.
O evento promete outras atividades paralelas repletas de delícias.

Confira mais detalhes no link do evento abaixo.
E aproveite, aqui em São Paulo só acontece uma vez por ano.

Serviço:

Encontro de Vinhos off
Data: 21 de abril de 2014
Horário: das 14h as 22h
Local: Casa da Fazenda do Morumbi
Convites: R$ 60,00 no local.

Enoabraços,

Herdade do Esporão tem um dos 20 melhores restaurantes de enoturismo do mundo

Alexandre Delmar

Eleito pelo influente portal de gastronomia “Daily Meal”, o restaurante da Herdade do Esporão, foi um dos 20 restaurantes selecionados com os melhores do ano. A avaliação contou com mais de 100 especialistas em vinho e gastronomia, que avaliaram restaurantes em 67 países.

Alexandre Delmar

O restaurante do Alentejo, com a cozinha capitaneada pelo Chef Miguel Vaz, está completamente integrado na paisagem vinícola e anexo ao espaço principal  possui um wine bar, onde o visitante poderá degustar os famosos vinhos do Esporão, harmonizando-os com petiscos típicos da região. Aquelas experiências enogastronômicas, que todo amante das delícias de Baco adora fazer.

Alexandre Delmar

Quando estiver em Portugal, não deixe de dar uma conferida, nesta que parece ser, uma bela passagem enoturística para pendurar junto a sua coleção de lembranças.

http://www.esporao.com/enoturismo/gastronomia/restaurante/


Enoabraços,

Decanter e seus novos vinhos de Bordeaux

vinho-bordeaux-decanter-vinho-e-delicias
Convidada a conhecê-los, estive no início do mês degustando os vinhos que foram garimpados pela Decanter, segundo o critério de qualidade, dentro de um custo mais acessível ao consumidor.
Foram apresentados 36 novos vinhos da França, Espanha, Itália, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile,  e como não seria possível degustar todos - o evento foi no mesmo dia da minha formação em vinhos do Chile - optei por me focar, nos vinhos de Bordeaux, como minha meta de descobertas.
Falando da seleção de Bordeaux, a bateria toda foi muito bem selecionada, a Decanter já é famosa, pela criteriosa escolha de vinhos que faz  e como esperado, a qualidade foi marca desta seleção também.  Assim,  pendendo para o meu gosto pessoal, eu chamo especial atenção para 4 deles, em duas faixas de preço.
Os detalhes dos vinhos e preços estão na listagem completa dos degustados, ao final.

Minha seleção:
Na faixa de preço mais acessível

(2)Château La Croix Calendreau 2011
(4)Cru Monplaisir 2011

São vinhos bem integrados, com participação olfativa, elegância e taninos bem aparados. Eu aprecio este conjunto e a faixa de preço é bem convidativa.

Numa faixa de preço um pouco superior

Eu chamo a atenção para o único branco da nova leva,  vinho muito agradável, cativante e sedutor e  também sobre o vinho tinto,  Petit Bouquey 2010 que representa muito bem, a classe e a elegância dos bons vinhos da região.

(6)Château Respide-Médeville Branco 2012
(8)Château Petit Bouquey 2010

vinho-bordeaux-decanter-2-vinho-e-delicias
Veja a lista completa,
dos novos vinhos de Bordeaux importados pela Decanter:
  1. Château Tour de Luchey 2011
    Audy - Bordeaux - France
    80%  Merlot , 10% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc
    R$ 66,15
  2. Château La Croix Calendreau 2011
    Audy - Bordeaux- France
    100% Merlot
    R$ 80,65
  3. Château Pierrefitte 2010
    Audy - Bordeaux- France
    80% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc
    R$ 111,30
  4. Cru Monplaisir 2011
    Gonet-Médeville - Bordeaux- France
    75% Merlot, 20% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc
    R$ 104,50
  5. Château Respide-Médeville Tinto 2010
    Gonet-Médeville - Bordeaux- France
    60% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot
    R$ 183,75
  6. Château Respide-Médeville Branco 2012
    Gonet-Médeville - Bordeaux- France
    50% Sémillon, 40% Sauvignon  Blanc e 2% Muscadelle
    R$ 158,00
  7. Château Le Rey 2010
    Bordeaux Tradition - Bordeaux- France
    75% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon
    R$ 82,95
  8. Château Petit Bouquey 2010
    Bordeaux Tradition - Bordeaux- France
    87% Merlot, 7% Cabernet Sauvignon, 6% Cabernet Franc
    R$ 177,45
Importados pela Decanter: www.decanter.com.br

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Chardonnay du Monde, conheça as medalhas do Brasil

6_verre_blanc_zoom

O concurso, que avalia e premia os melhores vinhos chardonnays do mundo tendo o objetivo de demarcar a qualidade dos produtores e a riqueza do produto,  já está em na 21ª edição,   apresenta a lista dos premiados e o Brasil traz para casa, 5 medalhas sendo 4 de prata e 1 de bronze:

Miolo, Domno, Panizzon, Aurora e Viapiana, são os detentores, destas conquistas.

chardonnay du monde

Você poderá ver o resultado por país no link:

http://www.chardonnay-du-monde.com/resultats?y=2014&lang=FR

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Degustação gratuita de vinhos de Portugal

wines-2
Nesta semana,  Villa Flor, produtora de azeites, oferece uma degustação gratuita onde apresentará aos brasileiros, sua linha de vinhos.
Mais uma oportunidade de conhecer novos vinhos. 
Serão degustados:

  • Vila Flor Branco
  • Villa Flor Tinto
  • Grandes Quintas Colheita 
  • Grandes Quintas Reserva

Serviço:

Degustação de vinhos gratuita.
Data: terça feira, dia 15 de abril, às 20:30 horas,
Purpurina Oficina de Pizzas, rua Purpurina, 517, tel. 3816-3749
www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Expovinis 2014 - Quer degustar os vinhos premiados TOP TEN?

574501_505837352798766_1803490753_n
Reserva sua vaga. Corra pois as inscrições já estão sendo divulgadas e existem poucas vagas disponíveis.
Segue a dica:
Haverá degustação dos vencedores do TOP TEN no primeiro dia, 22 de abril das 17h00 às 18h30
Veja os detalhes e como se inscrever nesta e nas demais degustações premium.
Enoabraços,
Camila H. Coletti

Expovinis 2014 -Degustação Premium, faça sua inscrição

expovinis2014
Conheça a programação e reserva sua vaga para uma ou mais palestra, com grandes especialistas.
Programação
Dia 22 de abril de 2014
HORÁRIOS
PALESTRAS
15h às 16h
Palestra: E-commerce
Tema: A Logística do Comércio Eletrônico
Palestrante: Michel Herrera
17h às 18h30
Degustação: Top Ten
Tema: Os vencedores de 2014
Palestrantes: Membros do Júri
Vinhos: Os primeiros de cada categoria
19h30 às 21h
Degustação: Vinhos do Chile
Tema: Vinhos premiados do Chile
Palestrante: Jorge Lucki (acesse o currículo do palestrante)
Vinhos: Acima de 90 pontos ou medalha de ouro
Dia 23 de abril de 2014
HORÁRIOS
PALESTRAS
15h às 16h      
Degustação: Top Ten
Tema: Grandes espumantes e brancos do          
ExpoVinis Brasil 2014
Palestrantes: José Ivan Santos/ Márcio Oliveira
Currículo Currículo
Vinhos: Os segundos e terceiros de cada
categoria
17h às 18h30
Degustação: Top Ten
Tema: Grandes tintos do ExpoVinis Brasil 2014
Palestrantes: José Maria Santana/ Jorge Lucki
Currículo Currículo
Vinhos: Premiados
19h30 às 21h
Degustação: Vinhos do Porto
Tema: Análise de 6 vintages de 2011
Palestrante: Carlos Cabral (acesse o currículo  do palestrante)
Vinhos: a definir
Dia 24 de abril de 2014
HORÁRIOS
PALESTRAS 
15h às 16h        
Degustação: Vinhos Nacionais
Tema: Terroir nacional: vinhos de altitude (SC)
Palestrantes: José Luiz Pagliari (acesse o currículo do palestrante)
Vinhos: Painel de vinhos da Serra Catarinense
18h às 19h10
Palestra: Harmonização
Tema: Princípios básicos da harmonização                     
Palestrante: Thiago Mendes
Serviço:
Link para reserva e inscrição, corra são poucas vagas.
Degustação Premium Expovinis 2014
Enoabraços,
Camila H. Coletti

Um vinho com 100 pontos de Robert Parker

pedro-ximenez-vinho-e-delicias
Você já degustou um vinho com 100 pontos de Robert Parker?

Já vi especialistas espumarem, ao se referirem ao advogado do vinho, mas todos temos que admitir, que ele, Robert Parker é um fenômeno, que faz a diferença para um grande número de enófilos, na hora de decidir sobre qual vinho comprar.
E quem não fica tentado em conhecer um vinho que ele pontuou com 100 pontos? Especialmente se o valor for acessível, não é?

Se Robert Parker não tivesse competências, certamente não teria chegado onde chegou, não seria o crítico de vinhos mais afamado do planeta, com o poder de tirar uma vinícola do anonimato ou enterrar uma celebridade.
Robert Parker declarou após degustar  este novo 100 pontos:
_ "O Alvear Pedro Ximenez de Añada  2011 é o mais surpreendente Pedro Ximenez que eu já provei".
Como os colegas sabem, e aqui vai a dica para os iniciantes, Pedro Ximenez (PX) é o nome da uva que origina sensuais e envolventes vinhos doces, aqueles que muitos nomeiam, incluindo eu, dentre os vinhos de meditação, pelas sensações que trazem à tona.
Eu me declaro completamente apaixonada por Pedro Ximenez,  lembro que o conheci, em uma degustação de uma confraria, para a qual fui convidada pelo André Logaldi, há muitos anos.
André apresentou um  PX  sugerindo a harmonização com “brie”. Ficou fantástico! Desde então, sempre que abro um PX, providencio antes um bom “brie”, independente do que mais eu pretenda harmonizar com ele.

O vinho 100 pontos de Robert Parker, faz parte de uma linha da  Alvear, que inclui dois soleras, um 1927 (96RP) e um 1830 (95RP).
Ainda não conheço a añada 2011, merecedora dos 100 pontos, mas lembro ficando com água na boca, dos sabores envolventes de añadas anteriores, bem como da delícia que é o solera 1927.
Portanto, fica a minha sugestão, para as harmonizações dos quitutes pascais doces e seus chocolates:
Alvear Pedro Ximenez de Añada 2011

Esta harmonização tem tudo a ver com um enófilo que se preze, não é?  Afinal qual o enófilo que não gostará de ter em suas experiências vínicas, um vinho com 100 pontos de Robert Parker?
E um PX pode ser ideal nas harmonizações pascais.
Unido o agradável ao muito mais agradável ainda.

É tentador!

Está em fase de economias?

Esqueça o chocolate,  fique com o vinho  e harmonize-o com suas melhores emoções.

Alvear Pedro Ximenez de Añada 2011 - 100 pontos Robert Parker.
Importadora: Península Vinhos
Preço: R$ 131,00

Enoabraços,

Novidades da Expovinis 2014 - Melhores vinhos TOP TEN

sala-degustação

O concurso de vinhos TOP TEN, que acontece todos os anos e revela os melhores vinhos da Expovinis 2014, dentre as amostras  enviadas, já tem o nome dos convidados ao júri.

Presidindo a mesa, o crítico,  jornalista e escritor Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin e o especialista e escritor de obras do mundo do vinho José Ivan Santos.

Os jurados selecionados são:

Celito Guerra - Embrapa-RS
Jorge Carrara, da revista Prazeres da Mesa e site Basilico,
José Luiz Borges Alvin  - ABS-SP
José Luiz Pagliari  - SBAV-SP e Senac-SP
José Maria Santana da revista Gosto
Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano,
Marcio Oliveira - SBAV-MG e Vinotícias
Ricardo Farias - ABS-Rio
Roberto Gerosa - Jornalista e Colunista do IG
Suzana Barelli, da revista Menu.

Os premiados serão conhecidos em cerimônia oficial no dia 22 de abril às 11horas da manhã. 

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Curso de espumantes com o especialista André Logaldi

10001179_761003060599995_403534427_o

Um dos maiores especialistas em vinhos do Brasil, irá ministrar uma série de cursos sobre espumantes. Eu  acompanho a  paixão e dedicação por anos, do André ao conhecimento deste universo. 
Infelizmente, eu soube ontem na última hora e com o trabalho e o horário que retornei agorinha, não pude divulgar antes, mas não será problema, caso não existam mais vagas, deixem seu nome,  para os próximos cursos, pois este é apenas o primeiro, de uma série que virá, organizados pela CultVinho e ministrados pelo André Logaldi.
E garanto que valerá a pena. Já assisti aulas do André, e são excelentes, tanto para iniciantes, como para os antigos apreciadores de vinhos.

Se você já um enófilo antigo, quando estiver com ele, aproveite para tirar aquelas dúvidas mais intrigantes,  pois o André é um daqueles  grandes estudiosos em profundidade, podendo falar, desde detalhes do terroir ao aspecto químico do vinho, temas que poucos, podem aprofundar com eficiência.
A proposta do curso é lúdica,  de uma viagem à este universo, e tudo será harmonizado com quitutes da Lena Labaki, ou seja, será uma dupla delícia enogastronômica. Aproveitem!
Todas as informações no folder acima e maiores detalhes pelo e-mail informado.
Enoabraços,
Camila H. Coletti

Vinho e Sabores de Portugal, vamos?

cena-taças-vinho

Que tal em um único local, a oportunidade de degustar vinhos e quitutes de Portugal?

Serão mais de 30 expositores confirmados, neste evento que apresenta vinhos e sabores de Portugal.

Eu recebi e compartilho com os colegas, da região que poderão aproveitar estas delícias, nos dias 25 e 26 de abril, no SENAC de São José dos Campos.

vinho-e-sabores-vinho-e-deliciasvinho-e-sabores-vinho-e-delicias-2

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Especialização em vinhos: Grandes Terroirs da França,

wine-bottle-sizes-4
Imperdível! Serão abordados os principais terroirs, das regiões e sub-regiões: Bordeaux, Bourgogne, Sauternes, Vosne Romaneé e Côtes du Rhone, em especialização ministrada pelo especialista e sommelier Rodolfo Chaves, que foi um dos meus professores no nível III, da formação de sommellerie na ABS-SP.
Rodolfo Chaves foi embaixador de Bordeaux de 2010 a 2013, no Brasil,  é professor da Associação Brasileira de Sommelier de São Paulo e sommelier pela A.S.I.  O curso  está sendo  promovido pela Importadora Cantu e acontecerá em sua sede de São Paulo.
Durante as 4 horas do curso, além de todas as informações detalhadas e atualizadas,  sobre cada uma das regiões acima, serão degustados tecnicamente, os vinhos:
  • Domaine Michel Noëllat,
  • Château Des Compères,
  • Château Louvie Veyry,
  • Domaine des Geneves,
  • Louis Bernard
  • Domaine Comte de Monspey Brouilly.
Mas tem mais, os alunos que se inscreverem, levarão além do conhecimento,  apostila e certificado,  um de cada um, dos vinhos acima, para casa.
Material para estudo posterior… Smiley piscando

Serviço:
Investimento: R$ 1100,00
Inscrições até 08 de abril, terão 20% de desconto.
Informações e reservas:
(11) 7843.8348 e (11) 9 9754.9418 ou pelo e-mail rodolfo.wine4tradebrasil@gmail.com.
Data: 11 de abril (sexta-feira), das 18h30 às 22h30 na Cantu Importadora, Zona Oeste de São Paulo.
Cantu Importadora
Rua Passo da Pátria, 1689
(11) 2144-4464 | www.cantuimportadora.com.br



Enoabraços,
Camila H. Coletti




Degustação gratuita com Rodolfo Chaves, de vinhos italianos

527185_342799719136027_1631432902_n

Mais uma degustação que não posso deixar que os amigos percam, pois além dos vinhos da Farnese, a haverá a aula com Rodolfo Chaves.

Frequentemente,  minhas postagens não entram no feed,  então as refaço, para não deixar os amigos,  sem informações interessantes.

Esta é uma delas, já está postada com todos os detalhes e aqui segue o link para que possam usufruir de mais esta degustação gratuita.

Vinhos Italianos, mais uma degustação gratuita com Rodolfo Chaves

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Vinhos Italianos, mais uma degustação gratuita com Rodolfo Chaves

768-1

Como venho assinalando, e quem acompanha o Vinho e Delícias sabe, tenho divulgado todas as semanas as degustações que acontecem na Oficina das Pizzas na Vila Madalena. São degustações gratuitas, com vinhos a preços acessíveis e que ficam em desconto, a venda no mesmo local, durante a semana da degustação.
Apoio e sempre apoiarei, eventos deste gênero, acho que é assim que se divulga de verdade, a cultura do vinho.
A degustação será conduzida mais uma vez, pelo sommelier, professor da ABS-SP, Rodolfo Chaves.
A degustação de vinhos desta semana, está para lá de especial, são vinhos italianos, do Grupo Farnese, são eles:
  • Massapi Primitivo de Puglia,
  • Suolo Rosso Primitivo Merlot Puglia
  • Primitivo di Manduria
  • Massapi Negroamaro Puglia.
 
Serviço:
Degustação de vinhos gratuita.
Data: terça feira, dia 8 de abril, às 20:30 horas,
Purpurina Oficina de Pizzas, rua Purpurina, 517, tel. 3816-3749
www.oficinadepizzas.com.br.

Enoabraços,

Camila H. Coletti






Degustação na ABS-SP – Vinhos do Rhône

valle-rhone-vinho-e-delicias
 
Um passeio pelo Rhône em vários terroirs  é a proposta, da próxima degustação na ABS de São Paulo.
A Ogier, que elabora vinhos na região há mais de 150 anos irá apresentar vinhos tanto do norte,  “Saint Joseph” e “Crozes Hermitage” como do sul do Rhône,  “Rasteau” e “Côtes du Rhône”. Além dos tintos das regiões acima estará em degustação também, um vinho branco.
O diretor na vinícola,  Luis Blanchard  conduzirá a degustação.
 
Vinhos que serão apresentados:

- Côtes du Rhône Gentilhomme 2012 - branco
- Côtes du Rhône Gentilhomme 2011 
- Saint Joseph Duc de Caderousse 2007
- Rasteau Helianthe 2010
- Crozes Hermitage Comte de Raybois 2009

Serviço:

Link sobre o evento e inscrição on-line:
https://www.abs-sp.com.br/evento/96/um-passeio-pelo-rhone

Valores:
  • Alunos: R$ 25,00
  • Associados: R$ 50,00
  • Não associados: R$ 100,00

Local: Associação Brasileira de Sommeliers – SP
Rua Gomes de Carvalho, 1327/1329, 2º Andar, Conjunto 21
Edifício Olímpia Park, Vila Olímpia - 04547-005 - São Paulo / SP
Fones: 11 3814-7853 ou 11 3814-1269

Os vinhos são importados pela Vinci

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Um passeio pelos vales chilenos, traçando uma enoviagem

chilean-wine-map

Agora com um belo mapa dos vales chilenos, para vocês também,  estou elaborando conforme prometi, um giro pelos vinhos dos vales chilenos avaliados no seminário Chilean Wine Ambassador.
Recebemos  ao final do evento, um espetacular mapa impresso, e nele,  estudando vale a vale, e selecionando um bom vinho dentre os que analisei,  tive a ideia de colocar no Vinho e Delícias, um mapa com qualidade,  para vocês poderem me acompanhar.

Em estudo de vinhos, tudo começa por um bom mapa, escolhi este acima, que é claro e visível e está mais atualizado,  percebi durante os anos, da formação profissional, a enorme dificuldade de alguns alunos, em olharem mapas, o que considero básico, em qualquer aprendizado sobre vinhos.

Caso alguém queira este mapa,  no tamanho original ( 2625 x 4318 ), basta me solicitar, pelo formulário de contato, que eu o enviarei.
Um detalhe:
Se quer apenas beber o vinho e curtir o momento, o faça, é muito bom também, o vinho foi elaborado para dar prazer na taça, estudá-lo é um requinte e um gosto pessoal, mas não precisa ser estudioso dele, para curtí-lo. Curta-o e ponto final. Cada um na sua praia certo?
O vinho ajuda a criar um clima especial,  e  estou recomendando ótimos vinhos,  mas, se além disto, for do tipo que gosta da história e de toda a informação,  que se desprende de uma taça, me acompanhe, vamos viajar nestas delícias, pois no meu ponto de vista, o conhecimento, amplia sensivelmente o prazer, de ter um bom vinho, numa taça. ;-)
 
Comecei pelo Vale do Limarí, podem ver na postagem:
E estou preparando um Syrah delicioso do Vale do Elqui, para vocês conhecerem.
 
Acompanhem-me, vamos ficar conhecedores do vinho chileno?
 
PS: A ordem dos vales pode ser alternada, por demora na obtenção de dados da elaboração do vinho, pois, nem sempre o que está no site do produtor, corresponde à safra degustada.  Não estou em um veículo pago e meu tempo no Vinho e Delícias,  é de lazer apenas, não disponho de muito espaço livre para coleta de dados técnicos,  sobre a elaboração do vinho, mas também não gosto de jogar qualquer coisa no Vinho e Delícias, só para dar movimento no blog,  e assim,  deixo de falar de grandes vinhos,  que vou degustando, ao longo dos eventos. É uma pena!!!
Mas vamos lá… Nas horas vagas, peguem o mapa e viagem comigo, preparem uma boa taça de vinho chileno, vamos aproveitar e usufruir deste aromático e saboroso país.
Caso prefiram, para não perder nada,  solicitem o boletim do Vinho e Delícias, fiz uma postagem detalhada de como cadastrar-se nele, ficou muito simples.
Enoabraços,

 

Vinhos do Chile –Vale do Limarí – Talinay Sauvignon Blanc

talinay-2012-vinho-e-delicias


Meus melhores vinhos, selecionados em degustação técnica no seminário Chilean Wine Ambassador 2014, apresentado na postagem Surpresas das taças Chilenas, assinalarei hoje um Sauvignon Blanc do Vale do Limarí.
 
 
 



O Vale do Limarí fica a 400km ao norte de Santiago, estando no caminho para o deserto do Atacama, o que já lhe imprime, uma particularidade nas condições climáticas. Possui uma considerável amplitude térmica e tem sido promissor, na aclimatação de várias cepas.
Tive a oportunidade de degustar no dia anterior, no lançamento do Descorchados 2014,  a safra posterior, 2013, que recebeu 96 pontos no Descorchados 2014 e no seminário Chilean Wine Ambassador 2014, a safra 2012, que recebeu 94 pontos no Descorchados 2013.
Existe uma diferença entre elas, comentarei ao final desta.
Vamos ao vinho:
Talinay Sauvignon Blanc 2012

Ficha do vinho


Rótulo: Talinay – Sauvignon Blanc
Tipo:  Vinho branco seco
Produtor: Viña Tabalí
Região: D.O. Limarí Valley -Coastal Limestone Vineyard
País: Chile
Safra: 2012
Teor Alcoólico: 13,5º
Varietal
  • 100% Sauvignon Blanc
Importadora: Word Wine
Preço ao consumidor: R$ 107,60
  • Dados adicionais:
    A fermentação se dá em pequenos tanques de aço, a uma temperatura de 11° a 13°para manter sabores, aroma e frescura da fruta no vinho.
  • 6000 kg por hectare
  • Açúcar residual: 1,4 g/l
  • Enólogo Felipe Muller
Análise do vinho

Aspecto visual: De cor amarelo palha, límpido, brilhante e transparente.
Aspecto Olfativo: Muita expressão de frutas, com mescla acentuada de maracujá e abacaxi. Reserva ao fundo, notas minerais que se abrem em taça, tornando o conjunto extremamente elegante.
Aspecto gustativo: Em boca, de início, mostra-se leve, revelando a seguir, a bela acidez esperada desta uva, que em composição com o teor alcoólico, relativamente elevado (13,5°) consegue neutralizá-lo, oferecendo um sensacional e acariciante equilíbrio em boca.
Em taça, evolui acrescentando notas de mel,  e mostra uma estrutura, não tão aparente no ataque de boca (para quem não sabe, ataque de boca significa a primeira impressão, que você tem no paladar ao colocar o vinho na boca). Apresenta retro-olfato mineral e média persistência.
Conclusão: Vinho que mescla características do novo mundo, em vivacidade e expressão olfativa, no entanto, revela a elegância do velho mundo.
Eu sugiro que o conheçam, é um vinho já numa faixa superior de preço, acima dos 100 reais, mas acrescenta qualidades e surpreende pela inusitada composição de características.
Dinâmico, alegre, elegante, vinho de presença, dentro do estilo de um Sauvignon Blanc.
Gosto de frisar que quando analiso um vinho, o faço sempre dentro do estilo (cepa) dele, me parece ser a forma mais justa de avaliá-lo, não existem comparações possíveis, de vinhos entre cepas, portanto na minha opinião, um sauvignon blanc deve ser comparado a outro sauvignon blanc e não a outras cepas ou assemblages (mistura, corte, blend) e assim, com todas as demais cepas, quando se apresentam em varietais.
talinay-vinho-e-delicias
Em relação a safra 2013, tão envolvente quanto a 2012, eu assinalaria apenas, uma leve alteração de aromas, com mais complexidade,  menos definição de frutas  e mais floral associado ao mineral. Extremamente elegante.
Alias, posso concluir, que em se tratando de novo mundo, este é um exemplar que tem como palavra chave, a elegância.
Data da avaliação: 01 de abril de 2014

Enoabraços,

Camila H. Coletti

Surpresas das taças chilenas: Chilean Wine Ambassador 2014

seminario-vinhos-chile-vinho-e-delicias
Com uma oferta de 65 vinhos degustados durante os dois dias inteiros de treinamento,  palestras e degustações de vinhos, o Chilean Wine Ambassador, nos apresentou às características especiais de cada vale chileno, com seus requintes naturais, oportunidades turísticas e desenvolvimentos gastronômicos peculiares.

Foram muitas as novidades e descobertas, as mais saborosas e completas em taça, para a minha alegria e enriquecimento, a ponto de ter sido encerrado magistralmente pelos  três vinhos Top Winemakers, 5x20 Mulheres, 5x20 Homens e 100 Barricas do Chile. Os três grandes vinhos, que representam muito da história desta rica vinicultura, privilegiada pela condição de terroir e pela competência de enólogas e enólogos estudiosos e dedicados.
seminario-vinhos-chile-vinho-e-delicias
 
Estiveram na equipe de palestrantes:
 
Pablo Morandé – Enólogo
Mario Geisse – Enólogo
Felipe Uribe – Enólogo
Renán Cancino – Vinicultor
Marcelo Pino – Sommelier e escritor
Juan Augustín Rodriguez – Engenheiro Comercial, Master em turismo.
Rafael Prieto – Diretor Top Winemakers Chile
Ariel Pérez – Sommelier, Consultor de Vinhos e organizador do evento.
 
E como palestrantes convidados:
 
Cesar Adames – Jornalista especialista na área de vinhos e destilados, que nos falou sobre o Pisco, bebida típica do Chile.
Beto Duarte – Jornalista e documentarista que apresentou o pré-lançamento do seu documentário: Chile: Terroir, histórias, personagens e vinhos. O DVD deste trabalho estará disponível para a aquisição, à todos os amantes do vinho nacional, muito em breve.
 
seminario-vinhos-chile2-vinho-e-delicias
 
Dentre as muitas informações que rolaram no evento, eu, com o objetivo de apreciar e alinhar melhor, os meus registros de análise de vinhos, que é o meu principal  foco  de estudos na área, me dediquei, à análise das inúmeras taças, que passaram pela minha mesa, tendo sido portanto,  uma oportunidade de enriquecimento técnico única, em vinhos chilenos.

Não é simples, reunir um volume como este de vinhos,  em um evento, tendo um aparato mínimo para uma degustação técnica, o evento foi uma oportunidade e privilégio, também neste sentido e eu o aproveitei sistematicamente, com devoção.

Organizei minhas impressões, selecionando alguns dos vinhos por regiões, sobre os quais, quero dividir algumas informações, com os amigos leitores, aqui do Vinho e Delícias.

Publicarei no decorrer dos próximos dias, acompanhem e viagem comigo, pelos vales e sabores das taças chilenas.
 
Enoabraços,