Evento de vinhos franceses, percorrendo o Brasil- Caravana de Vinhos Tricolores.


Olá enocolegas, 


Com o objetivo de apresentar alguns de seus produtores e produtos, aqui no Brasil,  passou por São Paulo ontem, a Caravana de Vinhos Tricolores, em evento fechado somente para convidados (profissionais da área), num dos espaços de eventos do Sofitel. 
A caravana está em marcha, e passará no dia 05 em Brasília e dia 6 no Rio de Janeiro. 
Foto:  Marlène Laurent Chevalier e Rémi Guex.

Tive a oportunidade de degustar alguns dos vinhos apresentados e vivenciar experiências de diferenças de terroirs pouco usuais para nós aqui no Brasil, com a gentil assessoria do Monsieur Rémi Guex da DiVin France, em parte do evento, pude obter muitas informações mais técnicas.

Começando pela Cave Chevalier de Marlène Laurent Chevalier e Nicolas Chevalier, tendo sido recebida e acompanhada na degustação pela própria Marlène, que muito atenciosamente explicou-me o processo de elaboração e as diferenças entre os vinhos de sua propriedade,  foram 3 Crozes-Hermitages brancos 100% Marsanne e 3 Crozes-Hermitages tintos 100% Syrah. Todos os vinhos apresentaram muito equilíbrio e elegância. Acredito que os vinhos farão sucesso aqui no mercado nacional e pelo preço comentado, além do sucesso pela qualidade, terão preço competitivo.
Seus vinhos: 

AOC Crozes-Hermitage 2009 branco "Côtes des Pends"
AOC Crozes-Hermitage 2009 branco "Les Voleyses"
AOC Crozes-Hermitage 2009 branco "La Motte"
AOC Crozes-Hermitage 2009 tinto "Les Pends"
AOC Crozes-Hermitage 2009 tinto "La Mote"
AOC Crozes-Hermitage 2009 tinto "Marius"


Outras preciosidades foram os champagnes que degustei em cia do meu amigo Dr. André Logaldi, diretor de degustação da ABS-SP.

Da maison  Champagne Dosnon et Lepage, situada na Côtes des Bar, com uma inovação, eles usam barricas na fermentação produzindo champagnes de castas únicas, seus vinhos foram muito bem pontuados pelos especialistas (Parker 92, Wine Spectator 92, Tanzer 93)


Champagne Récolte Noire - Blanc de Noirs - 100% Pinot Blanc
Champagne Récolte Blanche - Blanc de Blancs - 100% Chardonnay
Champagne Récolte Rose - 100% Pinot Noir
Dosnon et Lepage - Milesime 2007 - 50% Chardonnay e 50% Pinot Noir

Da maison Champagne Charpentier SCEV, nas montanhas ao sul do Vale de Marne, utilizam as 3 principais castas varietais de champagne: Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, casta típic da região do Vale do Marne, que traz aromas frutados e frescos ao vinho. Posso atestar que o 100% Pinot Meunier, é realmente uma experiência deliciosa, remetendo a aromas vívidos de morangos, leves toques de groselha, associados ao clássicos aromas de panificação recém tirados do forno, da champagne. Um espetáculo.



Champagne Charpentier AOC Tradicion brut 
Champagne Charpentier AOC Terre d'Emotion brut
Champagne Charpentier AOC Rosé brut - 100% Pinot Meunier

Do Vale do Loire, a  Domaine Pierre Chauvin, onde fui recebida pela Meirelle Vigneron, uma das proprietárias, que representa a quinta geração nesta vinícola. Um detalhe, o vinhedo de 15ha, situado em Rablay sur Layon é conduzido em agricultura orgânica desde 2005.
Pude degustar: 
- Os brancos de Chenin Blanc:
L'Argonette 2010 - Anjou blanc AOC 
La Fontaine des Bois 2008 - Anjou blanc AOC
- Os rosés:
Le Rosé de Madame 2010 - Rosé d'Anjou AOC, um inusitado rosé demi-sec a partir de uvas gamay e rolle, assemblage que deu muito certo.
L'Elégance 2010 - Cabernet d'Anjou AOC - rosé demi-sec, com 40% de açucar residual.

E os vinhos fantasticos doces de uvas com botrytis:
Les Marcottes 2010 - Coteaux du Layon AOC - branco moelleux
Les Bolèves 2009 - Coteaux du Layon Rablay AOC - branco moelleux

Os Bordeauxs, com uma fantástica expressão, foram uma experiência única, fiquei encantada com a movimentação entre a potência e estrutura e a leveza e elegância, bem como ampla gama de aromas sedutores, das especiarias ao floral passando pelos aromas empireumáticos e animais.

Inesquecível para mim, dentre tantas delícias foram:

Da "Les Caves du Château Lamothe":

- Château Lamothe de Haux AOC Bordeaux branco 2010, que me chamou especial atenção, com fantasticos aromas de tamarindos, bergamotas e maracujás.
- Château Lamothe de Haux AOC Côtes de Bordeaux tinto 2009
- Château Manos AOC Cadillac 2009, com 80% de uvas botrytizadas.

e de diversos outros produtores de Bordeaux:
Château Eyrins 2007
Château Lagrave Paran 2008
Château Moulin Canhaut 2006
Château Arnauld 2009, que eu apreciei especialmente pela elegância e aromas refinados.


A maioria dos produtores com vinhos apresentados no evento, estão buscando importadores e permanecerão no Brasil por mais alguns dias. Tenho os contatos e os disponibilizo aos interessados.

0 comentários :