Umani Ronchi - Pelago, Marche Rosso



Enocolegas,
segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minha análise com impressões, esta é mais uma experiência vínica que faço questão de dividir vocês, lembro a todos, que os vinhos escolhidos para comporem estas notas me trouxeram momentos degustativos agradabilíssimos, são vinhos que classifico "de especiais a especialíssimos".

Este vinho foi degustado no Grandi Marchi do Istituto del Vino Italiano di Qualitá, em São Paulo, evento primorosamente organizado por Alessandra Casolato, diretora da CH2A

Veja matéria sobre o evento e outros vinhos degustados na ocasião, AQUI
Caso queiram conhecer algumas de minhas notas de degustação, 
visitem os links:
Notas de degustação por países
Notas de degustação por ordem alfabética



Rótulo: Pelago  
Produtor: Umani Ronchi
País: Itália
Região: Osimo - Marche - Marche Rosso IGT
Safra: 2007
Álcool: 14%
Assemblage:
  • 50% Cabernet Sauvignon
  • 40% Montepulciano
  • 10% Merlot

  • OBS: Uvas são levemente esmagadas, fermentadas com a casca e elementos sólidos de 27º a 29º C em tanques de aço, de 14 a 15 dias, com "leveduras naturais", faz malolática e permanece em amadurecimento por 14 meses em barris de carvalho de 225 litros. Após engarrafamento, envelhecimento em garrafa de 12 meses.

Notas de Degustação:

Vinho tinto, rubi de intensidade média, brilhante, límpido e com transparência observável. Apresenta halo aquoso tendendo a âmbar.
Franco, bela intensidade aromática, com forte presença de ameixas maduras, notas de pimenta do reino e canela, com um "en passant" de baunilha.
Na boca aquele surpreendente e inesperado ataque macio, que costumo valorizar e apreciar, muito significativo neste vinho, equilibradíssimo no conjunto álcool e acidez, Taninos refinados e elegantes, bom corpo, sem vestígios de qualquer amargor. Retrogosto confirmando ameixas e baunilha e persistência de média a longa.

Vinho pronto sobre o qual, não economizarei elogios. Elegante, requintado, equilibrado, um primor. Maravilhoso!
Por Camila H. Coletti, degustado em:  20 de junho de 2012 


Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 18°a 20°

0 comentários :