Degustar um vinho tecnicamente, existe alguma valia no que se lê por ai? Parte 2

vinho a copo
Parte 1 AQUI
Quando você realmente souber o que deve procurar e analisar numa degustação técnica, você descreverá o vinho pelas suas características, ou seja com o seu livrinho de anotações do lado, onde percorrerá os itens considerados necessários para se desvendar em um vinho, você fará uma avaliação do vinho, com mais ou com menos competência, de acordo com o seu grau de estudos, tempo de experiência e dom pessoal ampliado pela dedicação ao universo vínico. Sabem de uma coisa? existe sim este dom para a degustação de vinhos…porque a capacidade por exemplo, de definir aromas, é algo muito particular e que embora possa ser melhorada, não pode variar tanto de grau, assim quem tem uma sensibilidade maior para aromas, por exemplo, nunca será igualado por alguém que não tem….e outra coisa ainda é a capacidade de descrever sua percepção, pois não adianta nada perceber e na hora de comunicar, não sair nada. Falando neste pequeno caderninho, eu fiz um pra mim, bem prático, pequeno que eu mesma desenvolvi e com minhas palavras e minhas abreviações do que considero importante detectar num vinho, seguindo é claro todas as fases importantes, o levo comigo em todos os eventos e já tenho vários repletos de anotações de vinhos. Aqui para o Vinho e Delícias vem somente as que considerei especiais de vinhos também especiais, com características marcantes, portanto se curtirem ler minhas impressões podem dar uma olhada ai na busca por “notas de degustação” , onde vão encontrar todas, ou olhar no link ( na barra acima nem sempre atualizado, pois o blog é uma curtição minha, não é trabalho, e o trabalho vem sempre em primeiro lugar, não é?

Fica a dica, não se obrigue a ser um profissional, curta o vinho, o vinho é para todos, se quer aprender a degustar para se divertir entre amigos, com sua turma, faça um curso básico de degustação, a ABS-SP por exemplo tem um de 2 meses, muito bom, onde obtive meus primeiros ensinamentos formais no universo do vinho, mas se quiser ser um profissional e analisar com qualidade, escrever e mais ainda, dar notas como Robert Parker…rs… siga o caminho correto, procure as escolas qualificadas (ABS-SP tem formação profissional que eu cursei de 2 anos) e faça todos os cursos de meses e anos que puder fazer, não se envergonhe de estudar, nunca é tarde para isto, e existem cursos para profissionalizar quem quer se dedicar ao assunto e assim você não vai sair por ai dando furos, como muitos que não quiseram se dedicar fazem, achando que é só beber muito, decorar chavões do meio e chutar uma nota para cada item de uma ficha para lá de subjetiva, que ele catou na internet ou numa degustação que foi com um amigo. Vamos ser mais sérios nesta questão. Vinho pode ser só bebida ou pode ser um universo fascinante de conhecimentos do mundo inteiro.

E mais… respeite seus dons naturais, você pode ser muito melhor cantando, dançando, cozinhando, compondo do que querendo analisar profissionalmente um vinho, saiba quem você é, acima de tudo e tire proveito disto…. e depois para finalizar, beba um bom vinho e seja feliz…Smiley piscando

Enoabraços,
Camila H. Coletti – Vinho e Delícias

0 comentários :