Quem conhece a uva Viura?

viura-vinhoedelicias
Aposto que muitos dos colegas estão indo para o google neste momento, não é? Também, nem poderia ser diferente, afinal com a infinidade de uvas que existem pelo planeta, não há quem possa dar conta disto, sem recorrer à consulta.
Pois bem, viura é o nome de uma espécie bem conhecida nossa que entra no assemblage dos cavas, será que alguém já descobriu?

Ah tenho certeza que sim…é a uva MACABEO, que juntamente com a xarel-lo e a parellada, entra na maioria dos cavas. A uva é conhecida na região de Rioja como Viura, sendo a principal uva de brancos na região.

Os nomes da uva:  Viura (Alava, Logroño, Navarra, Valladolid y Zaragoza), Viuna (Zaragoza), Alcañón, Forcalla, Lardot, Macabeo, Macabeu, Queue de Renard, Rossan, Blanca de Daroca, Charas Blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Maccabeo, Perpignan, la cola de Renard, Rossan.

A variedade básica dos riojanos de qualidade, sendo básica também nos cavas e seu cultivo vem aumentando muito. Possui uma característica muito apreciada, seu mosto oxida-se muito lentamente o que a torna bastante interessante nos estágios no carvalho. Embora ofereça muitas qualidades não é uma uva de trato tão simples,  pois por possuir bagos grandes e fechados tem uma grande tendência a fungos, sendo bastante suscetível à botrytis cinérea, assim acaba precisando ser colhida um pouco mais cedo, o que dificulta na questão do álcool, pois quando colhida mais cedo tem-se um nível de 12° e o vinho na verdade precisa de 13° para ter a expressão aromática  mais intensa, plena. Os especialistas da região de Rioja tem aprimorado os estudos, para lidar melhor com as características desta espécie que oferece os famosos Riojas Blancos.

Abri um vinho 100% com esta uva e estou falando dele a seguir, só vou adiantar,  que fiquei fascinada com sua expressão e sedução.
No próximo post.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :