Aracuri, elabora o primeiro vinho brasileiro no estilo do Amarone

IMG_1406
No processo de leve passificação (tornar passas) que estamos chamando, de “apassitamento” das uvas, ou seja uma leve secagem, que reduz o teor de líquido, aumentando o teor de açúcar no futuro mosto, será lançado no próximo ano, o vinho elaborado pela Vinícola Aracuri da região de Campos de Cima, é o Aracuri Reduto, que está gerando curiosidades no meio, entre os especialistas em vinhos.
A Aracuri tem se destacado pelo seu Aracuri Collector Cabernet Sauvignon, na atual safra de 2009, que conquistou Medalha Grande Ouro na 10ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, associado ao Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis (SC), que tive a oportunidade de degustar no evento da Granja Viana, no Vino e Sapore. O vinho é surpreendente, muito integrado e cativante, assim que possível pretendo colocar a análise deste vinho aqui no Vinho e Delícias.
A empresa elabora uma gama bem variada de vinhos e tem expandido seus horizontes comerciais, estão já presente em Santa Catarina, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Fortaleza.
Os campos de expressão do terroir da Aracuri estão os localizados, na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, a região que vem sendo considerada a mais promissora em termos de terroir brasileiro, Nesta região,  desde 2005, os proprietários da vinícola, Henrique Aliprandini e João Meyer, antigos produtores de maças, vem investindo com o objetivo de poder expressar, com mais fidedignidade, tudo o que um terroir pode trazer, fazendo a ponte, entre as nossas taças e o diálogo da natureza através dos vinhos.
002
Uma magia que se bem elaborada, com as técnicas apropriadas, nos conecta ao universo e nos torna hábeis, em decifrar a linguagem da natureza, parece ser esta, a tarefa e a proposta da Aracuri.
Parabéns pelo projeto!
Serviço:Aracuri Vinhos Finos
Fotos divulgação.
Enoabraços,

2 comentários :

Unknown disse...

Olá Camila,
parabéns pelo site.
Já há um vinho brasileiro que usa método semelhante ao Amarone. É produzido pelo enólogo Barrichelo aqui do RS (ele também produz na Toscana e em Mendoza).
Abraço,

Roberto Umpierre

Camila H. Coletti disse...

Obrigada Roberto pela informação e pela visita ao Vinho e Delícias, se puder mandar mais informações sobre este vinho, serão bem-vindas. Gostaria de saber qual a vinícola.
Enoabraços e muito obrigada!