Conversando com os iniciantes em vinhos finos

vinhos no dia a dia

O especialista complica ou descomplica o vinho?

Algumas pessoas acham que aqueles que estudam os vinhos e escrevem sobre, são fatores complicantes deste universo. Não é verdade.
A opção de ir mais fundo neste conhecimento, é opção pessoal.
A alguns, caso no qual me incluo, isto oferece um prazer a mais ou vários, muito além da taça, o prazer do conhecimento, o prazer da descoberta (na análise de um vinho) o prazer do requinte na observação de pequenos procedimentos, para tirar mais prazer ainda da cena.
É ou não é uma boa opção, duplicar, triplicar o prazer?
Mas não é preciso estudar o vinho para curti-lo, como disse isto é pessoal, mas respeito deve haver para ambos os lados, quer apenas beber vinho, beba, o vinho é claramente uma bebida, você não precisa estudá-lo nem tomá-lo na taça certa. Curta-o e pronto, agora não implique com quem gosta de um pouquinho de requinte e sabe além de tudo que estará tirando o melhor desta preciosa bebida, que parece responder ao tratamento que damos a ela.

Vamos fazer alguns testes com vinhos? 


Teste 1 com vinho

Abra um vinho e pegue um copo de requeijão e uma taça de cristal. Coloque um pouco de vinho em cada um dos recipientes e depois experimente, começando pelo copo de requeijão. Use seus sentidos, lembrando que os sentidos de um especialista foram treinados durante anos e então podem sentir mais nuances nos vinhos, mas mesmo sem treino, aposto que você irá perceber uma enorme diferença

Teste 2 com vinho

Abra um vinho tinto na temperatura ambiente em dia quente e coloque em dois copos, um deles coloque dentro de um recipiente com gelo (não no vinho) coloque o copo dentro, deixe por 20 minutos e então coloque em uma taça. Aquele outro copo de vinho que não foi colocado no gelo verta em outra taça. Experimente o vinho dos 2 recipientes.  

Você perceberá a importância da temperatura no sabor do vinho. Como a temperatura certa apara arestas e salienta qualidade do vinho.

Queiram ou não queiram, podemos tirar muito mais de um vinho.

Para isto é que servem os sommeliers que causam tanto pânico em algumas pessoas, eles estão ai para deixar o seu vinho da melhor forma possível, para que obtenha o melhor dele, pelo menos este é o papel de um bom sommelier de verdade, no atendimento ao seu cliente.


Vamos falar sobre isto também em breve.?

Enoabraços,

0 comentários :