Vinhos do Chile –Vale do Limarí – Talinay Sauvignon Blanc

talinay-2012-vinho-e-delicias


Meus melhores vinhos, selecionados em degustação técnica no seminário Chilean Wine Ambassador 2014, apresentado na postagem Surpresas das taças Chilenas, assinalarei hoje um Sauvignon Blanc do Vale do Limarí.
 
 
 



O Vale do Limarí fica a 400km ao norte de Santiago, estando no caminho para o deserto do Atacama, o que já lhe imprime, uma particularidade nas condições climáticas. Possui uma considerável amplitude térmica e tem sido promissor, na aclimatação de várias cepas.
Tive a oportunidade de degustar no dia anterior, no lançamento do Descorchados 2014,  a safra posterior, 2013, que recebeu 96 pontos no Descorchados 2014 e no seminário Chilean Wine Ambassador 2014, a safra 2012, que recebeu 94 pontos no Descorchados 2013.
Existe uma diferença entre elas, comentarei ao final desta.
Vamos ao vinho:
Talinay Sauvignon Blanc 2012

Ficha do vinho


Rótulo: Talinay – Sauvignon Blanc
Tipo:  Vinho branco seco
Produtor: Viña Tabalí
Região: D.O. Limarí Valley -Coastal Limestone Vineyard
País: Chile
Safra: 2012
Teor Alcoólico: 13,5º
Varietal
  • 100% Sauvignon Blanc
Importadora: Word Wine
Preço ao consumidor: R$ 107,60
  • Dados adicionais:
    A fermentação se dá em pequenos tanques de aço, a uma temperatura de 11° a 13°para manter sabores, aroma e frescura da fruta no vinho.
  • 6000 kg por hectare
  • Açúcar residual: 1,4 g/l
  • Enólogo Felipe Muller
Análise do vinho

Aspecto visual: De cor amarelo palha, límpido, brilhante e transparente.
Aspecto Olfativo: Muita expressão de frutas, com mescla acentuada de maracujá e abacaxi. Reserva ao fundo, notas minerais que se abrem em taça, tornando o conjunto extremamente elegante.
Aspecto gustativo: Em boca, de início, mostra-se leve, revelando a seguir, a bela acidez esperada desta uva, que em composição com o teor alcoólico, relativamente elevado (13,5°) consegue neutralizá-lo, oferecendo um sensacional e acariciante equilíbrio em boca.
Em taça, evolui acrescentando notas de mel,  e mostra uma estrutura, não tão aparente no ataque de boca (para quem não sabe, ataque de boca significa a primeira impressão, que você tem no paladar ao colocar o vinho na boca). Apresenta retro-olfato mineral e média persistência.
Conclusão: Vinho que mescla características do novo mundo, em vivacidade e expressão olfativa, no entanto, revela a elegância do velho mundo.
Eu sugiro que o conheçam, é um vinho já numa faixa superior de preço, acima dos 100 reais, mas acrescenta qualidades e surpreende pela inusitada composição de características.
Dinâmico, alegre, elegante, vinho de presença, dentro do estilo de um Sauvignon Blanc.
Gosto de frisar que quando analiso um vinho, o faço sempre dentro do estilo (cepa) dele, me parece ser a forma mais justa de avaliá-lo, não existem comparações possíveis, de vinhos entre cepas, portanto na minha opinião, um sauvignon blanc deve ser comparado a outro sauvignon blanc e não a outras cepas ou assemblages (mistura, corte, blend) e assim, com todas as demais cepas, quando se apresentam em varietais.
talinay-vinho-e-delicias
Em relação a safra 2013, tão envolvente quanto a 2012, eu assinalaria apenas, uma leve alteração de aromas, com mais complexidade,  menos definição de frutas  e mais floral associado ao mineral. Extremamente elegante.
Alias, posso concluir, que em se tratando de novo mundo, este é um exemplar que tem como palavra chave, a elegância.
Data da avaliação: 01 de abril de 2014

Enoabraços,

Camila H. Coletti

2 comentários :

Rafael Mauaccad disse...

Olá Camila,

Seu post trouxe-me a lembrança dos áureos tempos das adegas do Carrefour, onde encontrava toda a linha de vinhos da Tabali, e deslumbrava-me da tamanha qualidade obtida pela expressão do terroir em solo desértico. Dos preços nem se fala, eram os "preços baixos Carrefour !!" Daí foram para o Pão de Açucar, que majoraram seus preços, agora surpreendeu-me estarem com a World Wine, com os valores inacessíveis ao consumidor comum.

Encontrei nos meus arquivos a matéria do jornalista inglês de vinhos Jamie Goode do site
wineanorak.com, de sua visita a vinícolas do Chile, onde uma de suas paradas foi a Vinã Tabali e o vinhedo de Talinay. Acredito que vai gostar de conhecer. Acesse:http://www.wineanorak.com/chile/Chileanvineyards_part4_tabali.htm .

Bom fim de semana. Abraços.

Camila H. Coletti disse...

Olá Rafael, você abordou um ponto, que eu vinha intrigada, pensava que minha memória estava me pregando uma peça, pois achava que tinha visto vinhos desta vinícola em mercados não faz muito tempo e a preços bem mais simpáticos e compatíveis com a nossa realidade, afinal o vinho tem que ser apreciado no dia a dia, este papo de vinho ser para comemorações, vai implicar em um consumo muito baixo, o velho 1,8. E depois pregam a popularização do vinho... Neste caso, terão que popularizar antes, os altos salários... Não acha?...rs...
Obrigada pelo link irei ler ainda hoje,
Abraços e um ótimo final de semana.