Surpresas das taças chilenas: Chilean Wine Ambassador 2014

seminario-vinhos-chile-vinho-e-delicias
Com uma oferta de 65 vinhos degustados durante os dois dias inteiros de treinamento,  palestras e degustações de vinhos, o Chilean Wine Ambassador, nos apresentou às características especiais de cada vale chileno, com seus requintes naturais, oportunidades turísticas e desenvolvimentos gastronômicos peculiares.

Foram muitas as novidades e descobertas, as mais saborosas e completas em taça, para a minha alegria e enriquecimento, a ponto de ter sido encerrado magistralmente pelos  três vinhos Top Winemakers, 5x20 Mulheres, 5x20 Homens e 100 Barricas do Chile. Os três grandes vinhos, que representam muito da história desta rica vinicultura, privilegiada pela condição de terroir e pela competência de enólogas e enólogos estudiosos e dedicados.
seminario-vinhos-chile-vinho-e-delicias
 
Estiveram na equipe de palestrantes:
 
Pablo Morandé – Enólogo
Mario Geisse – Enólogo
Felipe Uribe – Enólogo
Renán Cancino – Vinicultor
Marcelo Pino – Sommelier e escritor
Juan Augustín Rodriguez – Engenheiro Comercial, Master em turismo.
Rafael Prieto – Diretor Top Winemakers Chile
Ariel Pérez – Sommelier, Consultor de Vinhos e organizador do evento.
 
E como palestrantes convidados:
 
Cesar Adames – Jornalista especialista na área de vinhos e destilados, que nos falou sobre o Pisco, bebida típica do Chile.
Beto Duarte – Jornalista e documentarista que apresentou o pré-lançamento do seu documentário: Chile: Terroir, histórias, personagens e vinhos. O DVD deste trabalho estará disponível para a aquisição, à todos os amantes do vinho nacional, muito em breve.
 
seminario-vinhos-chile2-vinho-e-delicias
 
Dentre as muitas informações que rolaram no evento, eu, com o objetivo de apreciar e alinhar melhor, os meus registros de análise de vinhos, que é o meu principal  foco  de estudos na área, me dediquei, à análise das inúmeras taças, que passaram pela minha mesa, tendo sido portanto,  uma oportunidade de enriquecimento técnico única, em vinhos chilenos.

Não é simples, reunir um volume como este de vinhos,  em um evento, tendo um aparato mínimo para uma degustação técnica, o evento foi uma oportunidade e privilégio, também neste sentido e eu o aproveitei sistematicamente, com devoção.

Organizei minhas impressões, selecionando alguns dos vinhos por regiões, sobre os quais, quero dividir algumas informações, com os amigos leitores, aqui do Vinho e Delícias.

Publicarei no decorrer dos próximos dias, acompanhem e viagem comigo, pelos vales e sabores das taças chilenas.
 
Enoabraços,
 
 

0 comentários :