Surpresas na vindima 2014 da Vinícola Góes

vinicola-goes-vindima-2014-vinho-e-delicias9

Sabiam que o terroir paulista está sendo pesquisado? Fiquei muito empolgada, já pensaram o que pode ser no futuro, se descobrirmos por exemplo, que a variedade Tempranillo, famosa e representativa uva na Espanha, e também em Portugal, conhecida como Tinta Roriz ou Aragonez, se adaptou imensamente bem ao terroir de São Paulo?
Ou a elegante Touriga Nacional (de Portugal),  a aromática Arinto, ou quem sabe a Malbec, estão se expressando bem, no terroir de São Roque e colocando São Paulo, no futuro mapa das D.Os brasileiras?
(D.O = Denominação de Origem)
Para as pessoas dedicadas ao estudo do vinho, isto empolga e nos faz sonhar, com um futuro repleto de sucesso na área.
É claro que sei, que as dificuldades são muitas, o clima não é exatamente o mais adequado, mas por um outro lado, a videira é um serzinho temperamental, o que abre possibilidades, certo?
E se tivermos pessoas dedicadas, com o propósito de investir em descobertas, que é o caso do Claudio Góes, diretor da Vinícola Góes e de seus irmãos, iremos em frente.
O que é necessário para quem um sonho vire realidade? Disposição, garra,  acreditar nele e seguir com pesquisas,  e isto, a equipe da Vinícola Góes esta fazendo, pude observar que com muita dedicação e profissionalismo.
vinicola-goes-vindima-2014-vinho-e-delicias4Claudio Góes e Camila H. Coletti

Vou falar muito sobre isto aqui, estou montando uma matéria completa, sobre as variedades e nesta semana ainda, estará disponível.
Acompanharei este processo de perto, já tenho informações preliminares, sobre as variedades que estão sendo testadas na Vinícola Góes, e vocês acompanharão tudo comigo,  mas nesta postagem, gostaria de citar a festa da colheita, que tive a oportunidade de participar, em preparativos à minha estada, nos próximos dias, no Rio Grande do Sul, acompanhando a vindima de algumas vinícolas de lá.
vinicola-goes-vindima-2014-vinho-e-delicias9a
Camila H. Coletti e Álvaro Cézar Galvão

No sábado (01), a convite do conhecido especialista Álvaro Cezar Galvão, meu amigo, estive na bonita festa da vindima na Vinícola Góes, em São Roque e fiquei impressionada com a organização, e a participação de perto, da família Góes, que acompanhou cada passo do passeio.
A programação iniciou, com um breve filme sobre a vinícola e sua história, depois fomos transportados em pequenos trens, ao vinhedo, onde procedemos a colheita simbólica, as uvas foram colocadas na desengaçadeira e adiante, para a pisa com  festa, música, muita alegria, brinde com o Grape Cool, um dos produtos da vinícola e seguimos para o almoço, apetitoso e regado com fartura, à todos os vinhos da empresa, que inclui a Casa Venturini, outra unidade do grupo,  vinícola  sediada em Flores da Cunha,  no Rio Grande do Sul.
vinicola-goes-vindima-2014-vinho-e-delicias11
Durante o  festivo almoço,   Claudio Góes, explicou vários detalhes aos participantes, sobre o universo dos vinhos, e os procedimentos na vinícola.  Com uma abordagem simpática e descontraída, foi pessoalmente, ajudando o grupo, a adentrar este universo,  mostrando sua enorme paixão pelo mundo do vinho, tradição de gerações em família dedicada a este feito,  bem como o respeito pelo seu consumidor. Inovador, com muitas e criativas ideias, Claudio Góes inicia uma nova era, dentro da história da vitivinicultura paulista.
Deixo a seguir, duas postagens para vocês, com uma pequena cobertura fotográfica sobre a visita,  e em breve, maiores informações, sobre a pesquisa com as novas cepas europeias.
Serviço:
Estrada do Vinho, km 9 – Canguera – São Roque – SP
Fone: (11) – 4711-3500
Enoabraços,

0 comentários :