Queijo e Vinho: Casamento perfeito ou divórcio certo?


Ao contrário dos que é usual acreditar, harmonizar queijo e vinho não é exatamente uma das coisas mais fáceis neste universo dos vinhos, porque o resultado colhido com esta soma de sabores, pode ser o paraíso ou o inferno, lembro-me de uma ocasião onde teimosamente insisti em devorar um naco de provolone com um vinho que já havia aberto na noite anterior, e que para desgraça das minhas papilas gustativas, era da casta cabernet sauvignon... Dio Santo, experiência nefasta, foi alí que comecei a levar a sério esta história de harmonização,  pois os taninos do vinho se antagonizaram com  o salgado do provolone e o resultado em minha boca foi de absoluto desprazer.  
Péssima, mas produtiva experiência, desde então, eu aprendi o valor do conhecimento da harmonização de vinhos. Harmonização é uma arte e com ela você pode tirar o melhor da somatória do vinho com a comida, ao invés de destruir um ou outro neste casamento.
Vejam algumas sugestões no disco de harmonização acima (clicar e solicitar a abertura em outra janela para tê-lo em tamanho grande)  e curtam a descoberta de novos sabores  aprendendo esta elaborada, sofisticada e necessária arte da combinação de consistências, estruturas, sabores e aromas do vinho e da comida, e certamente seus convidados para o próximo queijo e vinho, não sairão de sua reunião achando que os vinhos servidos eram de péssima qualidade, ásperos e duros e nem que os queijos estavam passados ou salgados demais...rs...
Enoabraços,

0 comentários :