No meu decanter de sábado um espetacular Rioja 2001

izadi-expresion-2001-vinho-e-delicias
Fiquei impressionada com a performance dos taninos, polidos e presentes deste vinho, apesar dos seus 12 anos, e jurei que ele teria mais 10 anos de vida, acho que estou ficando boa nestas previsões, curiosa, fui ver a previsão do Robert Parker, e Jay Miller, em fevereiro de 2007, citou que o vinho estaria pronto, e no dele, daquele ano a 2022.

Costumo passar a maioria dos vinhos que abro por decanter e depois que defini esta prática, por sugestão do Jorge Lucki, só tenho obtido vantagens com isto. O vinho foi para o decanter, onde permaneceu por cerca de uma hora, testei-o no ato da abertura, e como sempre tem sido, a alteração foi expressiva, um vinho potencializa suas qualidades via de regra no decanter, é como uma pessoa que faz uma viagem longa, está cansada e um tanto enfastiada, toma um banho, descansa, se refaz e recupera o viço, com o vinho acontece o mesmo, ao ser aerado no decanter,  ele atinge o seu viço o seu auge, e este expressou todo o seu potencial. O nome faz jus ao vinho: Expresión, um fascinante cavalheiro da Rioja.
Gosto muito desta bodega, adoro o Izadi Crianza dele, tem um equilíbrio e uma elegância que me cativaram, desde que o degustei no ano passado, este, o Izadi Expresión é o TOP da vinícola.


Vamos a ele, vejam que vinho fascinante...

Notas de Degustação do vinho:

Rótulo: Izadi Expresión

Produtor: Bodegas Izadi
País: Espanha
Região: D.O.Ca. Rioja
Safra: 2001
Álcool: 14,5º
Assemblage: Não – 100% Tempranillo
OBS: De vinhedos com mais de 75 anos, da região de Villabuena, da conceituadíssima Rioja Alavesa, nasce o Izadi Expresión, sob a supervisão de 2 enólogos conceituados, dentre os melhores da Espanha, Mariano Garcia (AALTO) e Angel Ortega.
Fermentado em barricas de carvalho americano, e estagiado por 18 meses em barricas francesas novas.
Para os curiosos em pontuações, este tem 94 pontos de Robert Parker e 5 estrelas na revista Decanter.
Temperatura ideal de serviço: 16º a 18º
 
Importadora: Península Vinhos

Notas de Degustação:
Vinho tinto, de cor rubi intensa, viva com leve halo aquoso, lágrimas que ainda tingem as paredes da taça, denotando a presença de antocianos, brilhante e de intensidade média alta.
No nariz fascinante, franco, requintado e complexo, com presença de leves notas de alcaçuz, ainda alguma presença de ameixa madura, e notas florais,   nenhum aroma redutivo, que certamente estariam ai se não houvesse a aeração no decanter,  evoluindo em taça para surpreendentes nuances de apetitosa torta de maçãs, recém assada e permeada por notas de canela. Reforço o fascínio deste nariz, que me surpreendeu e sua complexidade.  Fiquei curiosa com os aromas florais, provocantes…
Em boca, ataque macio, envolvente, seguido pela expressão marcante de seus taninos, bem aparados porém corpulentos, de presença elegante e nada de amargor.
Um incrível equilíbrio entre álcool e acidez, equilibrando os 14,5º de álcool, e eu o degustei na temperatura ambiente, que estava em torno de 18,5º. Retro olfato lembrando a fruta e o alcaçuz.
Vinho com belíssimo corpo, alta persistência, potente, equilibrado, completo,  refinado e requintado, certamente um belo companheiro, para as carnes nobres, em diversos cortes e formas de preparo, fiz ousadias aqui, e o danado acompanhou-as muito bem, mostrando, belíssima flexibilidade nas harmonizações.  É inteiro e expressivo só e tão expressivo quanto, quando acompanhado, ao contrário de alguns vinhos, que precisam de comida, ou daqueles que com a comida, perdem sua performance, o Izadi Expresión não perde, ele soma qualidades. 
Delicioso... apaixonante...

Saiba como decantar e aerar um vinho, vários artigos AQUI

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :