Sommelier, eca…???? Por quê? Aiaiai…

vitor-fernandes-sommelier-vinho-e-delicias
Parem com isso, tem gente que acha bonito falar assim de um sommelier e não se dá conta de fala muito mais de sí mesmo do que imagina, se revela pequeno, medroso e insignificante.  Temos que ocupar o nosso lugar, como apreciadores de vinhos sim, hora de largar esta máscara de deboche e sair deste lugar auto-depreciativo, que fala mal daquilo que tem medo. Tem gente estimulando e depreciando uma profissão, que requer muito estudo e dedicação, não gosto disso e critico este tipo de divulgação depreciativa,  tanto com o sommelier, como com o vinho, colocando o vinho, como algo inacessível. Todo brasileiro tem direito a um bom vinho e a um bom serviço de vinho. Por que não? Vamos deixar de ser tupiniquins, crescer e ocupar nosso espaço no mundo, como consumidores de vinho de qualidade.

O sommelier ou sommelière (feminino) não é bicho papão e não está no restaurante, para menosprezar você, que é o cliente dele, o que garante o seu trabalho e o seu espaço profissional, ele está lá pra te servir, para tornar a sua experiência gastronômica, mais fantástica ainda, e acima de tudo, ele está lá para atender o teu gosto, se ele te recomendar para acompanhar o peixe que você escolheu, um vinho branco ou um espumante, mas você quiser abrir um potente cabernet sauvignon e tomá-lo com o peixe, a decisão é sua, vai ser um horror em boca, e você vai descobrir loguinho, no primeiro gole, sua namorada vai achar o vinho amargo, e talvez ela não te acompanhe mais num vinho, talvez ela te compare com o antigo namorado que ouvia o sommelier…rs… houve uma desarmonização, o sommelier sabia disso e queria evitar esse sofrimento pra você,  mas saiba que ele, o sommelier, é instruído a te respeitar, assim, se tua opção é o cabernet sauvignon com o peixe, faça isso, você tem este direito, sua cabeça sua sentença,  portanto meu amigo, você está com medo de quê? Não deprecie aquilo que você desconhece.

A boca é sua, o dinheiro é seu e seja bem-vindo. Não precisa querer disputar conhecimento, com o sommelier, pois ele, é o especialista, você é o cliente, ele se dedicou a aprender, a estudar muito, pois o universo dos vinhos requer conhecimento do mundo inteiro, de geografia, história, química e muito mais, e  está ali, num horário que poderia estar no lazer, como você provavelmente está, mas está no trabalho dele, porque ele escolheu este conhecimento, como o seu foco de trabalho,  merece o respeito por isto, como todos nós merecemos, em nosso foco de dedicação,  e ele está lá pra te servir, você é o cliente, se por acaso você for um enófilo, ou seja um apreciador mais inteirado, que costuma ler e frequentar cursos, ótimo,  você tem ali, alguém para tirar suas dúvidas sobre o vinho em questão. Se você, apenas quer tomar um vinho em paz, nossa,  o sommelier é a pedida, pois ele pode te dizer o que está na garrafa antes mesmo de você abrí-la, se você quer algo mais intenso, ou mais ácido, ou menos, mais aromático, ou menos, ou que seja melhor na temperatura ambiente, ou mais geladinho, fica bem mais fácil de fazer a escolha não acha? Mas se você preferir, pegar a carta e decidir sem a opinião dele, você pode também, escolha seu vinho, numa boa, ele irá te respeitar e fará o serviço do vinho pra você, deixando-o nas melhores condições possíveis, é assim que o sommelier tem que ser, este é o papel dele, e se não for assim, reclame com o dono do restaurante, porque ele não fez uma boa escolha. Sommelier não tem que impor nada a ninguém, e deve respeitar acima de tudo, o cliente. Todo bom sommelier, sabe disso e sabe lidar com estas situações, para isto, ele leva anos de estudo e treinamento.
Mas o brasileiro, tem que parar com isso de olhar o mundo do vinho, como se fosse inatingível, para isso existem os especialistas, aproveite o conhecimento deles e curta sua noite como queira, aceitando a sugestão que já foi testada e propiciou uma boa experiência enogastronômica ou então, curta o seu cabernet sauvignon com peixe, se o ato de decidir pra você é o mais importante no momento, tem dias que a gente simplesmente precisa se sentir decidindo tudo, fazer o que?...Então decida e seja feliz, mas não deixe de tomar vinhos por medo do sommelier e nem de respeitar o sommelier, ele está lá para deixar o seu momento de lazer, sua reunião de negócios, seu bate-papo, seu passeio, mais interessante ainda.
Vamos assumir nosso lugar no mundo, crescer sair deste papelzinho de 3º mundo e ganhar o universo, o vinho é nosso também, nós temos direito a ele, nós temos direito ao seu conhecimento, se for esta a nossa opção ou apenas vamos curtí-lo, afinal trata-se da bebida mais fascinante, versátil e de personalidade própria do mundo, ou você perderá a oportunidade de conhecer toda esta fascinante diversidade por medo???
Pare com isso e mergulhe no universo de prazer que o vinho traz... Smiley piscando

Na imagem: Vitor Fernandes – Sommelier

Enoabraços,
Camila H. Coletti

0 comentários :