Champagne é espumante, mas espumante não é champagne

espumantes

Certo? Tenho visto confusões neste sentido, até na maneira com que alguns organizam os seus blogs, confundindo a cabeça do leitor.

Este papo é para os enófilos iniciantes e amantes da bebida.

Todos sabem o que é um espumante, mas muitas pessoas ainda chamam qualquer espumante de champagne, e isto está incorreto.

rtemagicc_veuve-clicquot-globalight

Champagne é a designação que leva um espumante que tenha sido elaborado SOMENTE na região de Champagne, na França. Saibam que nem mesmo na França, outro espumante que seja feito em outra região, pode ser chamado de champagne, assim como um Bordeaux, não pode ser elaborado, na argentina, no Brasil ou em qualquer outra região do planeta que não seja Bordeaux.

Olhem no rótulo a referência à região de origem:

NEW LABEL
champagne-cristal-2004
Winelabelchampagne


Dentro da categoria de espumantes existem vários tipos de vinhos, os champagnes, os cavas, os franciacortas, os moscatéis, os nossos conhecidos espumantes brasileiros  e vários outros com nomes diversos,  que existem pelo mundo todo, cada um é claro, com as suas características e sistemas de elaboração e muitos deles como os cavas, os franciacortas e vários espumantes são elaborados pelo mesmo método que um champagne, método este que se chama champenoise, ou tradicional, porém só champagne é champagne, certo?

Fica a dica, agora todo mundo por dentro, hora de escolher o espumante que será aberto amanhã, para comemorar as festividades e a simbologia do nascimento de Cristo, na noite de Natal.

Enoabraços e uma belíssimos momentos natalinos à todos!

0 comentários :