Vencedor Top Ten comentado: O desaparecido espumante Gran Legado

 2014-04-24 17.42.45
O desaparecido de São Paulo… Vamos lá contar esta história.
Estive na degustação dos 10 vinhos premiados do TOP TEN e escolho alguns para dividir minhas impressões, com os colegas aqui do Vinho e Delícias.
Da categoria de espumantes brasileiros, participaram 20 amostras, no concurso Top Ten que aconteceu na Expovinis 2014.

O vencedor, já pela segunda vez nesta categoria, foi o espumante Gran Legado pelo método tradicional, na França com nome de método  “champenoise”. O Gran Legado é elaborado pela vinícola da qual leva o nome, que situa-se na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do sul.
Desbancou 19 amostras no concurso que foi às cegas e vem sendo reconhecido com outras premiações pelo mundo.

Elaborado com Chardonnay e Pinot noir, apresenta tom amarelo dourado, perlage e coroa adequadas.
Nariz agradável ressaltando flores brancas, notas cítricas e nuances de pão fresco, recém saído do forno, na minha opinião, presença necessária em espumantes elaborados pelo método de Champagne, o mesmo utilizado na elaboração dos champagnes, o champenoise.
Em boca, cheio, assinala cremosidade, frescor, pela belíssima acidez e boa persistência.
Um conjunto agradável e não me surpreende o prêmio, pois ele já havia sido premiado no Top Ten de 2010 e desde então, passei muito tempo consumindo-o. Foi o meu espumante da época, por vários meses em 2010 e sempre que o abria ouvia elogios pela escolha. Tenho boas lembranças deste vinho.

Deixei de consumí-lo pela mais absoluta falta de oportunidade de encontrá-lo aqui no mercado de SP, na ocasião fui informada pelos comerciantes de que a questão teria sido, a alta do preço, após o prêmio, tornando a venda inviável, para um espumante que não tinha qualquer divulgação e não concorreria com espumantes mais famosos, que acabaram ficando com preços inferiores. 
Não o localizei mais e não iria comprar uma ou duas garrafas apenas, pagando exorbitante frete para recebê-las do sul, cada vez que quisesse saboreá-lo.
É assim que o consumidor de SP, acaba substituindo um vinho brasileiro, por outro rótulo disponível nas lojas daqui, muitas vezes um vinho importado.
Hoje buscando o preço atual, localizei-o apenas, na loja virtual da Gran Legado por R$ 52,96 fora o frete, que o site teve muitas dificuldades em  calcular e após inúmeras tentativas com a loja virtual  travando e acusando erro, a mesma informou que os valores de frete vão de 35,00 a 101,00 reais, de acordo com a modalidade de envio  

O que acham deste valor, para o transporte de apenas uma garrafa?

Cuidado não confundam os preços do Gran Legado pelo método tradicional que ele ainda ostenta na garrafa com o nome de “champenoise”, como podem ver na foto tirada na Expovinis 2014, com o outro também de nome Gran Legado, mas pelo método “charmat”, vi algumas pessoas citarem ter encontrado o espumante por menos  de 30 reais no Rio, mas certamente trata-se do espumante “charmat”, este não é o premiado, e é elaborado pelo método mais simples, do qual emergem os espumantes com o preço mais em conta  e características bem diversas.
O charmat, custa R$ 27,27 na loja virtual do sul, praticamente a metade do outro.
Quem encontrá-lo, o com “champenoise” no rótulo,  por bom preço, compre-o, o espumante é muito bom, mas é figura difícil nas taças de SP.

Caso já haja a distribuição em SP, me informem, que terei prazer em divulgar onde encontrar o espumante por aqui.

Enoabraços,

0 comentários :