Rosé da Provance, vencedor pela quinta vez da Expovinis



Mais uma vez o Château de Pourcieux rosé, recebe o prêmio de melhor rosé da ExpoVinis 2012, no badaladíssimo concurso Top Ten que elege os vinhos vencedores em 10 modalidades. 
Vencedor nos anos 2007, 2008, 2010 e 2011, agora o  Château de Pourcieux rosé, conquista o seu 5º prêmio no Brasil.
Numa assemblage tradicional do Château, com cinsaut, grenache e syrah, o rosé foi oferecido à degustação na expovinis 2012, infelizmente,  somente a safra anterior, de 2010, que foi premiada no ano passado, pois a safra 2011, a premiada deste ano, ainda não está disponível no mercado nacional, tendo sido trazida pelo produtor somente para a participação no concurso.

Tive a oportunidade de conhecer o Marquês Michel d'Espagnet  na expovinis do ano passado, e a alegria de voltar a cumprimentá-lo, este ano. (foto). 
O Monsieur d'Espagnet,  é o produtor do Château de Porcieux, tendo assumido o Château da família em 1986 e além de um produtor esmerado, é um ser humano cativante, descontraído, alegre, e simpaticíssimo. 

O Château de Pourcieux, fica na Provence, nas proximidades de Aix-en-Provence, na  AOC Côte de Provence, Saint Victoire, e Pourcieux é o nome da pequena cidade onde se situa, cidade com apenas 900 habitantes, muito perto da Montanha de Saint Victoire, eternizada pelas obras do famoso pintor Cézanne, que em sua fase impressionista passou a pintar ao ar livre, nas imediações de Aix-en-Provence, tendo representado a Montanha de Saint Victoire por cerca de 90 vezes.
O Castelo que foi construído no seculo XVIII, pertence à família do Marquês, desde a sua origem e em 1993 foi tombado como Patrimônio Histórico da França.  
Os vinhedos atualmente com 27 hectares, são compostos de 7 castas, sendo as principais:
  • Syrah a petit grains  -  35% 
  • Grenache Noir  -  35%
  • Cinsault  - 10%
sendo as demais, as castas: 
cabernet sauvignon, mourvèdre, carignan e rolle (vermentino) 

Belíssima história que atravessa 4 séculos, belíssima região, e belíssimo vinho. Aproveitem a dica, o sabor inigualável, os perfumes sedutores de um legítimo exemplar dos rosés da Provence. 
O vinho rosé do Château de Pourcieux, é  importados pela Cantu.
Site do produtor: Château de Pourcieux 

                           Enoabraços e aguardem muitas outras novidades colhidas na expovinis 2012,
                           Camila H. Coletti - (www.vinhoedelicias.com.br)

0 comentários :