Mouchão tinto 2007, um potente cavalheiro


Um vinho deve dizer a que vem, assim como uma pessoa rara, que sinceramente, revela suas intenções. Este vinho, o Mouchão tinto 2007 é revelador no primeiro momento, explana sobre a sua forte decisão em ser quase eterno.

Eu tenho uma queda enorme por vinhos de Alicante Bouchet, desde uma prova com o Rui Falcão no Renaissance, acho que em 2011 numa prova  de Alicante, varietal e em corte, de lá para cá, fiquei fã de suas múltiplas expressões,  embora sejam vigorosas em geral,  as vezes surpreendem como no caso deste vinho.
Ele estava entre os dos ícones do Alentejo, apresentados pelo Rui Falcão, na prova do Alentejo.

Mouchão tinto 2007
Herdade do Mouchão.
Região: Alentejo – Portugal.
Assemblage: 93% de Alicante Bouchet e 7% de Trincadeira
álcool: 14º
Notas de degustação:
Vinho tinto de cor rubi e alta intensidade, franco, apresentando aromas instigantes e sedutores que mesclam amendoim e notas adocicadas, que me sugeriram balas recheadas de amendoim, amoras muitas, algo de tostado e notas de chocolate, interessante é que neste vinhos não pude localizar as nuances tradicionais balsâmicas do alicante.
Na boca surpreende com pura sedução, ataque de boca macio, belíssima acidez revelando a seguir taninos intensos e potentes de boa qualidade.
Espetacular para guarda, a perder de vista
Um vinho especialíssimo, apesar da potencia aliada a fatores que revelam os muitos anos pela frente, ele será certamente agora,  um belíssimo companheiro, para carnes suculentas e encorpadas.

Temperatura de serviço: 18°

Enoabraços,

4 comentários :

antonio cadete disse...

..é um dos grandes vinhos de Portugal!!..menos pretensioso mas na mesma linha, o irmão D.Rafael merece muita consideração....

Rodrigo Rodrigues disse...

Oi Camila,

Este, infelizmente,não o provei. Quando cheguei no stand do produtor, não tinha!

Um abraço,

Camila H. Coletti disse...

Certamente Antonio, um grande vinho, de personalidade marcante...gosto de vinhos assim como gosto de pessoas assim. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o D. Rafael.
Obrigada por visitar o Vinho e Delícias!

Camila H. Coletti disse...

Rodrigo, ele foi servido apenas no Master Class para imprensa, este e mais alguns especiais, que irei colocar aqui assim que possível.
Abraços e obrigada pela Visita e participação!