Risoto com vinho do Porto - Fica a Dica: Enogastronomia




Dando início a esta série Fica a Dica: Enogastronomia (Vejam sobre a série AQUI), apresento duas culinaristas, apaixonadas pela elaboração de pratos caprichados e não complicados, para receber os amigos, coisa que todos nós curtimos não é? São a Gau e a Mel, duas advogadas que curtem cozinhar juntas para os seus maridos e seus amigos, e também é claro curtem um bom vinho. Elas não são nada egoístas e decidiram criar um blog para dividir suas experiências e artimanhas culinárias, com todos os detalhes.  É o Gau e Mel, conheçam as criações e dicas de viagens das duas.
Esta receita abaixo me foi enviada pela Gau, com todas as dicas, para que meu amigos aqui do Vinho e Delícias possam desenvolvê-la também, sem dificuldades.
É uma receita com vinho do Porto Ruby, mas posso sugerir uma alternativa para aqueles que não curtem o toque adocicado no risoto, substituam o vinho do Porto por um vinho tinto, coisas que as pessoas tem dificuldade em fazer, por achar que no risoto o ideal seria o vinho branco.
Podemos nos libertar destas limitações não acham? E ousar... como a vida merece. ;-))

Parabéns pela ideia à Gau e à Mel. 
Ah, um detalhe, as fotos são as originais do prato e parece muito apetitoso!!!

Risoto de Vinho do Porto com Azeitonas Pretas
Ingredientes
para 4 pessoas

500gr de arroz arbóreo (arroz para risoto)
2 a 3 litros de caldo de legumes
250 gr de azeitonas pretas sem caroço picadas
100gr de cebola caramelizada picada (ou 2 cebolas comum)
½ garrafa de vinho do porto ruby (aprox. 2 copos de requeijão)
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
azeite
Modo de fazer
Em uma panela, refogue a cebola no azeite. 
Quando dourar acrescente o arroz, metade das azeitonas e refogue um pouco. Coloque a metade do vinho (1 copo). Mexa até começar a secar.
Aos poucos vá acrescentando o caldo de legumes, mexendo sempre. Conforme o caldo seca, acrescente mais um pouco de caldo. Repita esse procedimento até que o arroz fique quase al dente.
Acrescente a outra metade das azeitonas, coloque mais um pouco de caldo e vá mexendo até que o arroz fique al dente (levemente durinho).
Acrescente o restante do vinho, aos poucos. Vá experimentando até acertar o sabor. O risoto deve ficar adocicado, com um realce do sabor do vinho. Depois vamos acertar o paladar com o parmesão, o que não vai deixa-lo muito doce.....
Coloque o parmesão, desligue o fogo e finalize com a manteiga.


Espero que curtam e aguardem as novas dicas da Vinho e Delícias.

0 comentários :