Dentre os prazeres da vida, certamente os prazeres da mesa estão nas primeiras escolhas, este evento foi dedicado a eles…
O delicioso evento da revista Prazeres da Mesa, com uma fantástica produção, espaço adequadíssimo do SENAC Campus Santo Amaro, e a organização bem trabalhada da equipe. Porém? …bem… o infernal trânsito da região, que reduzia nossas participações em duas ou três horas.
Na imagem acima, eu e Pepita Rodriguez, presença alegre e descontraída, no estande da Península que apresentou alguns de seus deliciosos vinhos e acabou ao final do evento, na sexta dia 09 com uma reunião dos sommeliers e profissionais do vinho de outros estandes de expositores de vinhos, em busca da oportunidade de conhecer os famosos rótulos da Península, disponibilizados no evento, e que geraram comentários pela feira toda e filas no estande.
Olhem abaixo alguns dos vinhos e irão entender o porque das filas no último dia do evento: San Vicente, um espetáculo, equilibradíssimo, com tudo na medida exata, premiado inclusive no mês passado pela revista Baco, Pago de Carraovejas Crianza, robusto, elegante, um cavalheiro completo, e o Abadia Retuerta SE, uma ode à Baco…um dos vinhos mais completos que conheço, ataque macio, abrindo em taninos potentes porém elegantes, e uma expressão olfativa indescritivelmente ampla e sedutora, que se modifica a cada instante na taça, acompanhando suas emoções…
Cava Juvé y Camps rosé…maravilhosa, apaixonante, com fantástico equilíbrio entre os aromas do processo sur lie do champenoise e a expressão frutada, numa mesma bebida, seu aspecto brut que a seguir, sugeria uma maciez espetacular que impressionava em especial as mulheres que a degustavam.
Aproveitando a ocasião para estender meus estudos para as harmonizações que estou desenvolvendo, fiz uma descoberta fantástica, o Albariño LIAS, que permite inclusive, harmonização perfeita com picles incluindo alho e azeitonas…já pensaram nisto? Quando falo em harmonização perfeita, estou falando em perfeição mesmo….nada de amargor e nada de algo parecido com frapé de vinagrete…rs… Quem conhece um pouquinho de harmonização, já sabe que vinho e saladas temperadas com vinagre, limão, ou seja comidas extremamente ácidas, tem uma natural incompatibilidade com vinho, encontrei o vinho perfeito para estes casos, um albariño que permanece “sur lie” durante 4 meses, mas isto é papo para um outro post…Irei fazer em breve….AGUARDEM
Voltando ao evento…
Pelo evento passaram muitos chefs, restauranters, pessoas famosas, apreciadores de vinhos, especialistas e alunos das áreas de gastronomia e diversas outras, mas o que me chamou especial atenção mesmo, foi o movimento do jovem em direção ao conhecimento vínico. É interessante, como já estão sabendo distinguir um bom vinho de um vinho fraco, sem expressão, mostrando que o Brasil tem uma lindo futuro à frente neste aspecto da cultura do vinho. No estande onde estava, observava as exclamações efusivas de alguns jovens, iniciantes ainda na arte da degustação, mas que já tinham condições de se impressionar ao degustar um vinho de real qualidade, fazendo a distinção e mostrando curiosidade em aprender mais sobre o tema.
Pessoal do Bar da Dona Onça, vencedores da categoria pelo 3º ano consecutivo, comemorando com Javier e Pepita (Península Vinhos) e Gorgonio da Prazeres da Mesa.
As cozinhas do SENAC onde ocorreram os concursos do evento e tem muito mais, porém o post ficaria gigante então encerramos por aqui.
Pessoas interessantes de níveis de conhecimento vínico diversos, clima descontraído… pessoas famosas…pessoas alegres… quitutes deliciosos preparados pelos Chefs e é claro pra mim… belíssimos vinhos…bons momentos onde o trabalho e a diversão se mesclaram, aliados ao conhecimento… Eu adoro isto!
Enoabraços,
0 comentários :
Postar um comentário