Aalto Pagos Selecionados você já fez este exercício de prazer?

degustaçaoTOP1red-aalto-ps-vinhoedelicias
Não acredito que alguém possa degustar este vinho, o Aalto PS e não se apaixonar imediatamente por ele, certamente um dos vinhos mais sedutores que eu tive o prazer de conhecer.
Esta safra chegou recentemente ao Brasil e pude degustá-lo em fevereiro passado (2013)

Notas de Degustação


Rótulo: AALTO PS
Produtor: AALTO Bodegas e Viñedos
País:  Espanha
Região:  D.O.Ribeira del Duero
Safra: 2009
Álcool: 15º
Assemblage: 100% Tempranillo
OBS: Sob a batuta do reconhecidamente competente enólogo Mariano Garcia, durante 30 anos enólogo do Vega Sicília e da produção criteriosa de seus 42 hectares de vinhedos antigos de até mais de 60 anos, de baixo rendimento nasce o Aalto PS, que é elaborado, com todo respeito pelo terroir, apenas em anos em que a qualidade da uva atinge o potencial esperado para o vinho 
Estagia 32 meses em barricas novas de carvalho francês.
No nome Aalto PS, a sigla PS se refere a abreviação de Pagos Selecionados, ou seja, áreas de vinhedos escolhidas criteriosamente e qualificadas como superiores em qualidade de expressão da uva para a elaboração de vinhos.
Temperatura ideal de serviço: 18º
Importadora: Peninsula Vinhos

Notas de Degustação
:
Vinho tinto de cor rubi impenetrável, com reflexos violáceos, no nariz uma explosão de aromas intensos, definidos e sedutores, não vou negar e nunca neguei, minha fascinação pelos aspectos olfativos de um vinho e não acredito em famílias aromáticas apenas, dizer apenas frutas vermelhas ou família floral, não diz nada,  os colegas que me perdoem, cada um tem seu estilo e respeito isto, mas me lanço neste exercício,  gosto de definir cada nuance e este vinho  para quem pensa como eu é treinamento completo, aos demais…  apenas curtam e usufruam deste momento,  pois é requintado e delicioso. 
Abre em ameixa suculenta, com notas de baunilha, apresentando a seguir, chocolate ao leite, envolto em leves nuvens empireumáticas com sedutor tabaco ao cacau, tipo o tabaco de cachimbo aromatizado, mas tudo muito bem integrado, para finalmente surpreender com delicadas notas de rosas. Podem acreditar em algo assim? Acreditem… se vocês notarem lendo as minhas outras notas de degustação, eu raramente cito aqui, vinhos que não se mostraram com um belo nariz, mas este, sinceramente em termos de vinho tinto, foi o mais abrangente que tive o prazer de degustar, e saliento  a integração destes aromas, num resultado para lá de requintado e com uma enorme persistência.
Na boca aquele ataque macio e envolvente dos vinhos espetacularmente equilibrados, com taninos robustos e potentes, porém macios e aveludados, como um cavalheiro forte, sedutor porém gentil e refinado. Perfeita integração álcool x  acidez, belíssima estrutura de  corpo, quase mastigável, com mega persistência em boca e retro gosto confirmando as notas da fruta, ameixa envolta por toques de alcaçuz que desponta no vinho em boca.
Elegante, sedutor, complexo, fascinante e refinado, um espetáculo!!!

Nenhum enófilo, seja ele apenas amante do vinho ou profissional da área, deveria passar por esta vida, sem ter a oportunidade de conhecer o Aalto PS, ele tem que fazer parte da descoberta de todos e todos merecem ter este privilégio, melhor ainda, seria poder degustá-lo com frequência…Smiley piscando

Degustado em 01 de fevereiro de 2013  por Camila H. Coletti


0 comentários :