Vinhos do Dão, um início de semana saboroso.

 No evento do Dão aqui em São Paulo,  que aconteceu dia 21 de novembro, pude conhecer produtores e degustar os vinhos colocados à disposição das importadoras aqui do Brasil, o convite foi feito aos colegas, colocado aqui no blog na Agenda de Eventos, e espero que alguns tenham também aproveitado e enriquecido seus conhecimentos e paladar, como eu.
Começando pelos brancos fiquei encantada pelos sabores frescos de frutas e flores dos vinhos produzidos com a cepa Encruzado,  com um Q de mineral, com leve toque salgado, bastante inusitado para nós brasileiros acostumados a outras cepas mais populares aqui no Brasil esta cepa aparece também em assemblages:
 Encruzado, Bical, Cercial e Malvasia.  

Nos tintos a região tem sua predominância de plantio da famosa Touriga nacional, já bastante conhecida do consumidor brasileiro, uma uva bastante presente na maioria dos vinhos portugueses. Nesta gama de vinhos o que me chamou atenção foi a assembrage (corte) utilizado na região geralmente realizado entre as castas:
Touriga Nacional, a Alfrocheiro, a Tinta-Roriz (Aragonez) e a Jaen, 
uva plantada também na Espanha e lá conhecida como Mencía, aqui cabe uma observação, pois a uva Mencia é segundo os espanhóis autóctone de El Bierzo, e a Jaen autóctone de Portugal, as duas parecem ser a mesma uva e não se sabe ao certo qual a origem desta uva, mas isto pelo que sapeei por lá entre os produtores, é conversa para mais de metro...rs... e sem ponto final...rs...
O Dão, berço da Touriga Nacional, é uma região de solos graníticos  e acidentados com altitudes de 400 a 700 metros, ocupa uma área de 376.000 hectares, sendo 20.000 com plantio de videiras. Com procxução de 500.000 hectolitros, dos quais 300.000 certificados pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão. 
A região demarcada do Dão possui 7 subdivisões:
Besteiros, Silgueiros, Castendo, Terras de Azurara, 
Terras de Senhorim, Serra da Estrela e Alva.

Estavam presentes e representadas as vinícolas:

 Álvaro Castro
Casa da Passarela
Dão Sul
FTP Vinhos
Lusovini
Quinta da Gariida
Quinta das Camélias
Quinta de Lemos
Quinta do Carvalhão Torto
Quinta do Cerrado
Seacampo

Em breve pretendo postar as minhas impressões
sobre alguns dos deliciosos vinhos da região.

Enoabraços

0 comentários :