Desmistificar o vinho, isto é possível?

wine_glass_schedule
Vejo colocações sobre desmistificar o vinho, acham mesmo que isto seja possível? O que é a mistificação do vinho? Alguns que não querem, não gostam e não pretendem aprender, implicam com os que sabem gostam e se dedicam ao aprendizado do vinho e vice-versa, numa disputa enfadonha e infinita.
O vinho não é apenas um bebida que se abre coloca no copo e bebe, o vinho tem toda uma cultura associada a ele, cultura sofisticada e milenar, será que vale a pena abrir mão dela? Não acredito, não acho que abrir mão de cultura seja algo interessante em qualquer momento, na minha opinião, o ideal é dividir o conhecimento, não é se gabar dele como alguns fazem e empedernidamente se valorizam e se afirmam com esta suposta “classe”.
Não é por ai, acho que devemos ensinar, apoiar e dar condições de crescimento para todos os que querem aprender sobre o vinho e respeitar os que não querem e querem apenas usufruir da bebida simplesmente. Se todos nos respeitarmos neste universo do vinho, teremos lugar para todos, dos estudiosos aos bebedores.
Por isto na abertura da minha
série de dicas iniciais eu abordei isto, deem uma olhada por lá.
Aproveitando, para aqueles que querem aprender um pouquinho mais, tenho no Vinho e Delícias muitos mapas de regiões vitivinícolas do mundo e alguns artigos bem explicativos sobre este universo, que estão à disposição acima na barra no item “artigos sobre vinhos”. Os mapas vocês podem encontrar na lateral na busca interna, com a palavra “mapas”. Ok?
Enoabraços,

0 comentários :