Da Provence, as rosas do rosé Les Belles Bastilles 2011



Com aromas instigantes, o vinho rosé Les Belles Bastille 2011, fascina e surpreende na taça os amantes das delícias da Provence.
Interessante como a Provence, terra prospera em plantas aromáticas de flores a ervas,  consegue de certa maneira, incorporar isto ao seu terroir e alguns produtores competentes, como o Château de L’Escarelle, conseguem captá-lo no vinho. Sou Master em Vinhos da Provence, aliás uma dos 12 únicos Masters em São Paulo, (prova dificílima, pedia média mínima 8, e que eliminou, mais de 70 especialistas e sommeliers, que fizeram a formação e a prestaram) e mesmo assim, apesar de me dedicar à degustação de rosés, sempre que posso,  não me canso de me surpreender, com o que sinto, ao abrir uma garrafa de um bom rosé da Provence.
Já está mais do que na hora do brasileiro, perder as resistências, com os vinhos rosés e aprender a apreciá-los, pois o rosé da Provence é insubstituível, no aprendizado de um vinho único, que de certa maneira, engarrafa muito da expressão da própria Provence, suas cores, seus fantásticos aromas, sua alegria e a vivacidade única, da caprichosa natureza da região. O Vinho e Delícias desde o início, presta uma homenagem à Provence com sua imagem de abertura das lavandas, um sinal de minha apreciação pelos vinhos da região.
Vamos as notas deste vinho que me surpreendeu e cativou.

Notas de Degustação de vinho:


Rótulo: Les Belles Bastilles 2011
Produtor: Château de L’Escarelle
País: França
Região: A.O.C.Coteaux Varois en Provence – Provence
Safra: 2011
Álcool: 13º
Assemblage: Um GSM, Grenache, Syrah e Mourvèdre
OBS: Vinhedos cultivados sem herbicidas ou produtos químicos, colheita noturna,  e método de sangria.

Temperatura ideal de serviço
: 8º a 12º 

Notas de Degustação:

Rosé claríssimo tonalidade na gama entre o melão e o pêssego, (ver observação sobre as cores dos rosés  da Provence abaixo).
No nariz, franco, com maças, notas de hortelã, discretas nuances de ervas, evoluindo para geleia de morangos e frutas cítricas, revelando a seguir, notas de pétalas de rosas. Um deleite, imagine que delícia cada vez que você leva a taça à boca, se deparar com os novos aromas emergentes que revelam-se ao passar dos minutos. 
Na boca incrível frescor, aportado por belíssima acidez com predomínio sobre o álcool. Nada de amargor.
Retro olfato de aromas instigantes que remetem à frutas tropicais.

Um rosé envolvente, e saboroso, bom companheiro nos papos com os amigos nas noites de verão, melhor ainda, iniciar com final da tarde,  apreciando o crepúsculo e seguir noite a dentro…
Importadora: Tahaa Vinhos

Obs
: Uma curiosidade, para aqueles que estudam o tema, as cores dos rosés da Provence:
As 6 principais cores atuais, aceitas na Provence

Groselha, pêssego, pomelo (grapefruit),melão, manga, tangerina, variando o grau da tonalidade nos vinhos.
“Nuancier”
cores-roses-provence-vinho-e-delicias

Conheçam e tenho certeza de que irão curtir. Em breve assim que o tempo permitir, escreverei mais sobre os envolventes vinhos da Provence.
Enoabraços,
Camila H. Coletti

0 comentários :