O suave encanto do Vale dos Vinhedos – Parte I


Não é possível passar dias no Vale, sem se deixar levar pela magia e encantamento que paira no ar.
Quem é do mundo do vinho como eu, se entrega com absoluta paixão, aos encantos e descobertas, que permeiam as visitas, às vinícolas, às caves, aos vinhedos, e às muitas histórias, que ressoam pelo Vale,  muitas vindas do passado de ancestrais, outras muito recentes. É emocionante, conversar com os filhos da terra, que descendem na sua enorme maioria, de imigrantes italianos.


Eu como neta de italianos, não pude deixar de me emocionar, com aquela alegria, que muito me lembrou a minha infância, com os meus pais, tios e avós, a festa da colheita na Casa Valduga, com as histórias das famílias de produtores e seu dia a dia campestre, na Pizzato recebidos pelo Flávio Pizzato, que simpaticamente nos conduziu pelos vinhedos, pelo processo de elaboração e degustação de seus vinhos de D.O. (Denominação de Origem, Vale dos Vinhedos, a primeira do Brasil),   na Don Giovanni, antiga propriedade da Dreher do casal Ayrton e Beatriz da família Dreher,  na Cristófoli recebidos pela jovem enóloga Bruna Cristófoli e sua família, a mãe que fazia redução da geléia de figo, assim como na Larentis, recebidos pelo André, e sua mãe que estiveram conosco, na  simpática vinícola familiar e na  Lovara da mais jovem enóloga, a Roberta de 22 anos,  simples e gentil,  que nos acompanhou durante todo o jantar, organizado na casa rustica de pedra de seus avós, preservada com carinho, para degustações especiais, em recepção com passeios, seguida de festa,  com direito até a músicos.
É pessoal,   tem coisas por lá, que nós aqui, no resto do país nem imaginamos.


Já pensaram numa colheita ao luar? Tem… Já pensaram em colocar edredons no vinhedo e saborear delícias? No Vale tem… e dá pra fechar o edredom somente para dois, e degustar borbulhas e estrelas…que tal? Aposto que gostaram da ideia, não é?
E tem muito mais… vou contar tudo com detalhes… Me sigam!


Enoabraços,

2 comentários :

petit disse...

Camila espero ansioso pelas próximas matérias sobre o Vale dos Vinhedos.Parabéns !!!

Camila H. Coletti disse...

Olá, obrigada pela visita, logo mais muita coisa bacana das aventuras pelo Vale dos Vinhedos... Aquele lugar é mágico, para quem é do mundo do vinho, e para quem não é, certamente que o achará belíssimo!