Queijos franceses 1: Chaource e as harmonizações regionais

Chaource_Lincet_vinho-e-delicias
Vamos descobrir os queijos franceses e as sugestões locais para harmoniza-los?
Via de regra as harmonizações locais dos vinhos com pratos regionais  são muito bem sucedidas, já vi exceções, mas podemos pensar em partir da regra, para posteriormente avançarmos em estudos pessoais.
A meio caminho de Reims (Champagnes) e  de Dijon (Bourgogne), está situada a pequena Ville de Chaource, dentro do departamento de l’Aube na região de Champagne-Ardenne.

queijo-frances-aoc-chaource-vinho-e-delicias

Com apenas  31 km2 e 36 habitantes por km2 a região é detentora de uma das apelações de origem controlada como no caso dos vinhos, denominada AOC Chaource, ali nascem os queijos Chaource.
Como Chaource está a apenas 45 km de Chablis, podemos esperar que o queijo harmonize-se bem com os deliciosos vinhos brancos, da região dos chardonnays mais famosos do mundo.

Queijo Chaource

De pasta mole e crosta florescida de bacilos de Penicillium Candidum
Pode variar do queijo fresco à um estilo mais curado.

queijo-frances-chaourse

É elaborado exclusivamente com leite de vaca, sem qualquer correção de gordura ou de proteína.

chaource-vinho-e-delicias-2

Apresenta-se em apenas 2 formatos cilíndricos, um de 8 cm e outro de cerca de 10 a 11 cm.
Sua massa é ligeiramente salgada, untuosa, flexível e liberta um leve aroma de cogumelos e aromas de nata, apresentando em boca notas de avelãs.

Na região os vinhos indicados para harmonizar com o queijo Chaource são:
  1. Queijo Chaource fresco: muito consumido na região, ao final da refeição, com vinho branco, em geral os Chablis.
  2. Queijos Chaource levemente mais refinados ou maturados “affinage” (processo de lenta maturação), recomendam os raros vinhos Rosés de Riceys (Les Riceys está a 25km de Chaource)
  3. Queijos Chaource mais maturados, são usualmente consumidos com um bom Borgonha tinto (Pinot Noir) de Épineuil (próximo a Tonnerre)
  4. Queijos Chaource conhecidos como o verdadeiro Mussy, são acompanhados via de regra de Champagnes ou de vinho do Porto, que pelo visto deve ser muito apreciado na região, embora seja um vinho importado, o que coloca uma amostra da flexibilidade francesa em cena.
chaource-vinho-e-delicias

Existem variações do queijo com ervas e tempo em que ele fica apurando, mas os vinhos indicados usualmente ficam entre os citados acima.

Agora a tarefa é localizar o queijo aqui no Brasil para fazermos nossos próprios testes. Vamos lá?

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :