Expovinis 2012 - Pura Garnacha - Vinhos de Navarra


Vinhos elaborados com garnacha  me surpreenderam nesta expovinis 2012, são os "La Calandria Pura Garnacha",  são vinhos em estilos diferentes, mas todos 100% garnacha
Garnacha (Espanha) = Grenache (França)
A Garnacha é uma uva originária da Espanha, conhecida na França como grenache, uva muito presente na região da Provence, no Languedoc, no sul do Rhône, onde é a principal uva do assemblage do Chateauneuf-du-Pape. 
Eu particularmente me impressiono com a expressão visual, olfativa e gustativa desta uva, e a coloco juntamente com a mencía em lugar de destaque nas minhas preferencias pessoais.


O projeto destes jovens vinicultores espanhois o  enólogo Luis Remacha Arnedo, e seu sócio Javier Continente, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e o terceiro sócio, idealizador dos vinhos, Luis Fernandez, que ficou na Espanha cuidando da vinícola, este projeto consistiu na busca de parreiras antigas com risco de serem eliminadas, e recuperaram áreas com cuidados manuais e tratos culturais,  procurando manter a expressão máxima da garnacha no terroir de Navarra, onde infelizmente muitas cepas desta variedade vem sendo arrancadas.

Segui a degustação de 3 vinhos, que me foram apresentados pelo enólogo Luis Remacha Arnedo
(No video)

Não pude devido as condições da expovinis, fazer uma análise criteriosa dos vinhos, para poder colocar nas minhas notas de degustação da Vinho e Delícias, e espero poder fazê-la em ocasião futura. Mesmo com as poucas condições devido a grandiosidade da feira e a o número de degustações, apreciei os 3 vinhos, pois cada um em seu estilo, expressa muito bem, características específicas, mantendo a expressão olfativa e o sabor como uma experiência única.

Sonrojo Rosado - 2011
Elaborado pelo processo de sangria, com as uvas macerando de 12 a 24 horas, até que se atinja o tom desejado, extraindo-se a seguir pela parte inferior,  o sumo livremente apenas pela gravidade e então sendo colocado para fermentar com leveduras selecionadas.
Minhas impressões: Belíssima cor, com bastante presença aromas de amoras maduras, boa acidez, frescor e personalidade. 
Volandera - 2011
Elaborado por maceração carbônica, as uvas ficam por 8 dias inteiras e iniciam o processo de fermentação de dentro para fora, antes de terminar o açucar, as uvas são prensadas e o processo de fermentação é concluído, sem estar mais em contato com a casca da uva.
Minhas impressões: Vinho com muita expressão olfativa, e frutas na boca, amoras morangos, interessantíssimo, alegre, saboroso, festivo. 
Cientruenos - 2011
Neste vinho, o processo de vinificação acontece utilizando-se o mosto resultante, após a retirada para a elaboração do rosado anterior. No caso deste vinho a fermentação ocorre através de leveduras naturais da própria uva, depois é feita a prensa do mosto e o vinho é colocado (somente uma parte dele) em carvalho francês por 3 meses.
Minhas impressões: Interessante  bom equilíbrio álcool x acidez com corpo médio e presença marcante. 
 OBS: Achei os 3 vinhos marcantes e bem definidos  diferenciados, com presença e estilo próprio. Apreciei.
O vinho está sendo trazido ao Brasil pela Dominio Cassis e espero que esteja em breve à disposição de todos, pois certamente os colegas irão gostar do trabalho inovador destes dedicados jovens, integrados com a natureza e apaixonados pelo que fazem.

Agora só resta saber o preço aqui no mercado nacional. Que seja acessível para que possamos apreciar com frequência a expressão da garnacha no terroir de Navarra.

Abaixo no video, mais algumas informações diretamente por um dos enólogos,  Luis Remacha Arnedo.


                Vídeo de Beto Duarte - Papo de Vinho - Expovinis 2012

2 comentários :

Oscar Moura Andrade disse...

Tive a oportunidade de degustar o SONROJO Rosé 2011, em degustação no Empório Brunetto, em Sousas/Campinas-SP. Este rosé é maravilhoso, persistente e aromático e com umótimo custo-benefício.
Oscar Moura Andrade - Enófilo / Campinas-SP

Camila H. Coletti disse...

Oscar, eu desconheço os valores, ainda não vis estes vinhos no mercado, mas os 3 são especiais, mas o Volandera me chamou especial atenção...Caso tenha os valores ai em Campinas passa aqui pra nós...
Abraços e obrigada pela visita!
Caso queira receber as publicações do blog, é só assinar ao lado no alto em:
SEGUIR AS PUBLICAÇÕES DA VINHO E DELÍCIAS