Mapas para evitar furos de profissionais do vinho...



Já vi muitos furos de profissionais do vinho, inclusive um mega mico num evento este ano...não direi qual, para não identificar ninguém...mas em um evento que fui, vi profissionais, confundindo uma região famosíssima da França, quando apresentado um mapa, com outra mais famosa ainda, 50% dos participantes, trocaram as bolas que são a meu ver introcáveis, por N características próprias de cada região, e por serem talvez, as 2 regiões mais faladas daquele país... Bem... com isto, fica mais do que claro que precisamos todos, entender melhor de mapas e estudá-los.
Não dá para estudar o mundo dos vinhos sem estudar os mapas das regiões, está certo que é difícil entender muito bem de todos os mapas do planeta, já que o vinho está na maioria deles, mas, o erro neste caso, foi imperdoável, porque foi muito grotesco e o que mais pega é o fato, do  evento ter sido somente para profissionais, ali estavam jornalistas, sommeliers, pessoal que escreve sobre vinhos e outros que se intitulam profissionais... e mais, era um daqueles eventos difíceis de um leigo conseguir convites, portanto se haviam penetras, certamente não neste número de 50%, certo? Foi furo mesmo!
Meus mestres de vinhos sempre falaram sobre isto, estudar vinhos começa por um bom mapa, é claro que pode ser com uma boa taça de vinho na mão e porque não?...Eu mesma agora estou escrevendo com uma taça de Moscatel do Douro, aquecendo minhas lembranças do fato.
Fica então minha sugestão, pegue a sua taça de vinho, sente-se calmamente para relaxar e abra um mapa aqui na telinha mesmo, ou imprima se preferir, todos os que eu colocar aqui, são ampliáveis, basta colocar o mouse em cima e mandar abrir em outra guia, e então clicar para aumentar, alguns aumentam e outros já abrirão no tamanho final ampliado. Certo?



Vou iniciar uma série para evitar micos futuros ou o Brasil que já tem salvaguardas para denegrir nossa inteligência, irá ficar mais desacreditado lá fora do que já está.
Minha nova série de artigos será:

Antes do vinho, da uva, da pontuação, que tal entender o mapa da região? 

Alguns já postados no ano passado:
Mapas da Itália
Mapas da Toscana
Mapas da Toscana II
Mapas da Provence
Todos os Mapas e Regiões da França para Consulta (Site)

Enoabraços,

0 comentários :