Riesling Renana, conheça um pouco sobre a uva que proporciona vinhos fantásticos!

Originária da Alemanha, e levada para a Alsace (França) a Riesling Renana, é uma cepa de uva branca de variedade Vitis vinífera que tem sua origem ligadas  às margens do Rio Reno, de onde origina o seu nome. É uma cepa muito sensível às condições do terroir, tendo sua adaptação ideal nas regiões próximas dos Rios Reno e Mosel, na Alemanha, sendo uma cepa de maturação tardia, que necessita de clima frio e de boa insolação por ocasião do período do amadurecimento.  

A Riesling Renana, produz vinho com baixo teor alcoólico,  alta e vívida  acidez de qualidade excepcional, proporcionando uma incrível longevidade aos seus vinhos. Apresenta em condições ideais, aromas complexos com traços minerais, cítricos e florais, acrescentando a eles em algumas ocasiões, notas de frutas frescas, como damascos e maracujá, além, em outras frutas confitadas, podendo revelar especiarias e os famosos aromas derivados do petróleo, além do mel silvestre nos vinhos doces como os berenausleses, os trockenberenausleses da Alemanha e nos Selection de Grains Nobles da Alsace da França. (veja o post AQUI)
Uma uva extremamente versátil, se presta à elaboração de vinhos desde os secos até os de colheita tardia ou os vinhos que passaram pelo processo natural da contaminação pelo Botrytis Cinérea (entenda como isto acontece AQUI), responsável pela conhecida contaminação por fungos chamada de “podridão nobre”.  Ou seja, é uma uva fantástica e de revelações surpreendentes, recentemente tive a oportunidade de conhecê-la na expressão austríaca, e fiquei fascinada. (veja o AQUI)

Não se deixem confundir, a Riesling Renana, da qual eu falei acima, nada tem a ver com a Riesling Itálica plantada aqui no Brasil e que vem sendo muito utilizada na elaboração dos espumantes nacionais.
Enoabraços,

0 comentários :