Alonso del Yerro, um elegante cavalheiro representante dos tempranillos de Ribeira del Duero

DSCN1929
Falei deste vinho no final do ano (veja AQUI)), numa alusão à uma nova categoria de vinhos: Vinhos libidinosos, vinhos sensuais pois parecem instigar a sensualidade humana. Este é um deles, como eu brinquei se fosse um homem, seria o cavalheiro perfeito, intenso, robusto, porém macio e elegante, sedutor e com competência, pois se mantém além dos aromas, em sabores e corpo, um vinho equilibrado e surpreendente. Um capricho da natureza, auxiliado em sua expressão pela cultura biodinâmica.
Fiquei de colocar as notas de degustação e elas seguem abaixo:

Notas de Degustação:

Rótulo: Alonso del Yerro
Produtor: Alonso del Yerro
Região: D.O.Ribeira del Duero
País: Espanha
Safra: 2006
Álcool:14,7
Assemblage: Não tem.  É varietal.

  • 100% Tinta del País (Tempranillo)
Importadora: Península

OBS: Vinho de cultura biodinâmica, amadurecido  por 12 meses em barricas de carvalho em contato com seus sedimentos, engarrafado sem filtragem.

Notas de degustação:

Vinho tinto de cor rubi e apesar dos 6 anos ainda tendendo para o púrpura (violáceo),  com levíssimo halo aquoso e alta intensidade, sem transparência, lágrimas denotando os antocianos vivos do vinho. No nariz franco, fragrante com frutas vermelhas, ameixas maduras, notas de cedro e toques balsâmicos com traços de especiarias, em especial canela e pimenta. Na boca aquele delicioso ataque macio, envolvente, revelando a seguir seus taninos robustos, potentes,  porém refinados, com nada de amargor. Belíssimo corpo com persistência em boca longa e retro gosto de frutas vermelhas, permeadas pelas notas masculinas do cedro, resultado delicioso que harmoniza a leveza e a suculência com a intensidade.

Um vinho marcante e inesquecível, elegante e sensual.
Um cavalheiro de fato!

Degustado em 13 de outubro de 2012 por Camila H. Coletti

Enoabraços,
Camila H. Coletti

 

0 comentários :