Um vinho para um mundo mais refrescante – Parte II


Falando um pouco sobre os vinhos e curiosidades a respeito...
Continuação trazendo as informações frescas colhidas no Evento ministrado por Arthur de Azevedo da ArtWine, e diretor da ABS-SP, patrocinada pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes. Veja parte 1 AQUI.

As Uvas

Ao contrário do que muitos imaginam, existem sim as uvas tintas e muitas, e delas os vinhos rosados e tintos, conheçam algumas:

As principais uvas brancas, Vinho Verde não é sinônimo de Alvarinho, como alguns acham, vejam algumas de suas muitas uvas:
  • Arinto (Pedernã)
    Avesso
    Azal
    Loureiro
    Trajadura
    Batoca
e a clássica Alvarinho, presente especialmente nos vinhos famosos de Monção e Melgaço, divisa com Rias Baixas, Espanha.
As principais uvas tintas:
  • Alvarelhão
    Amaral
    Borraçal
    Espaldeiro
    Padeiro
    Pedral
    Rabo-de-Anho
    Vinhão
E saibam, que lá se planta também Touriga Nacional e até Alicante Bouchet.

Os Vinhos

São muitas as informações e muito alegres, frescos e fáceis os Vinhos Verdes brancos, degustamos 6 vinhos deles, aprovadíssimos em seu frescor, e diferenciação pelas uvas, eles tem sim características próprias e únicas, pelas já citadas uvas e também pelos diferenciados terroirs, das diversas regiões.

vinhos-verdes07-abs-maio-2013red_thumb[3]

Fiquei na curiosidade com os espumantes, os rosados, os tintos e mais ainda com os colheitas tardias, que não fizeram parte da prova, mas já imaginaram um trajadura colheita tardia, ou um alvarinho? Chamados de Vinho Verde Vindima tardia, são elaborados a partir de uvas com sobre maturação e com o teor de açúcar residual mínimo de 45g/L, não sei se existem exemplares deste estilo aqui no Brasil, mas acredito que sejam deliciosos, pois a somatória de um teor adequado de açúcar natural à acidez, característica dos vinhos da região, deverá resultar numa bela harmonia de sabores. Fiquei curiosa e espero poder participar de ações de apresentação destes vinhos em breve.

Escreverei sobre os vinhos degustados assim que possível, foram eles:

vinhos-verdes05-abs-maio-2013red_thumb[1]
  • Quinta das Arcas - Arca Nova Loureiro 2012
  • Ponte de Lima Loureiro – Colheita Selecionada 2012
  • Quinta de Gomariz Loureiro – Colheita Selecionada 2011
  • Casa da Tojeira 2012
  • Quinta da Aveleda Alvarinho-2011
  • Casa da Senra – Abrigueiros 2012
Para encerrar deixo um vídeo para vocês, com um bom apanhado sobre a região e os vinhos, elaborado diretamente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. www.vinhoverde.pt



Parte 1 - AQUI

Enoabraços,
Camila H. Coletti

0 comentários :