Um vinho para um mundo mais refrescante

vinho-verde-vinho-e-delicias
Quem sabe de qual vinho estou falando? Um vinho fresco, muito versátil em harmonizações, pela presença da excelente acidez, de custo acessível  e que costuma agradar a todos.
Para quem ainda não imagina que vinho seja, mais uma dica, é de uma região de Portugal, com a maior área direta, para o Atlântico norte, ah agora vocês já sabem, não é?
A região do Minho da D.O. Vinho Verde, com um detalhe interessante, observem os números das designações de origem:
D.O. ou D.O.P -Vinho Verde - 96% dos vinhos
I.G. ou I.G.P. – Minho – 4% dos vinhos
Isto mesmo, a esmagadora maioria tem a qualidade atestada pelo selo D.O. ou D.O.P. (nova designação no mercado comum Europeu), ou seja se enquadram nas regras da denominação de origem.

Vou repassar aos amigos um pouco das informações atualizadas, obtidas no agradável curso com o Prof. Arthur de Azevedo, um dos  meus mestres da formação profissional,  diretor da ABS-SP e da Artwine. O curso  para o qual fui convidada, aconteceu no inicio desta semana, numa ação direta da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da ABS-SP voltada a oferecer aos seus alunos e ex alunos, informação consistente e de qualidade.
Aproveitando, frisarei, que tenho a maior admiração pela atitude dos portugueses, no sentido de investir na formação dos profissionais aqui no Brasil, admiro como eles se dedicam a nos oferecer treinamentos de qualidade, pelo país todo, já participei de várias ações e venho admirando cada vez mais, o trabalho e os vinhos portugueses. é assim que se divulga um vinho, investindo na formação dos profissionais e oferecendo degustações e treinamentos de qualidade.


vinhos-verdes06-abs-maio-2013red

Vejam como se divide a mercado português de vinhos.
Alentejo em primeiro lugar seguido de vinhos de mesa, e em terceiro lugar Vinho Verde, ou seja o segundo vinho de D.O mais consumido em Portugal.

E aqui dados das exportações de Vinho Verde em volume de 2008 a 2012, temos como maior consumidor de Vinho Verde, os Estados Unidos, em segundo lugar a Alemanha, tendo a França em terceiro e o Brasil como quarto maior consumidor de Vinho Verde do mundo.

A postagem ficou muito longa, então achei melhor dividí-la, na parte II as uvas, mais detalhes,  imagens e um vídeo bem interessante, uma viagem pela região, com informações abrangentes e atualizadas, como tivemos no evento. 

Vocês sabiam que existe vinho verde colheita tardia ?  

Aliás o material é muito bom e completo, tivemos inclusive certificação.
Já pensaram como seria bom se todos os países que tem seus vinhos aqui no Brasil investissem em ações como esta?


Enoabraços,

0 comentários :