Vertical ícones do Chile – Don Maximiano 2000 e 2010


Iniciando as impressões sobre as espetaculares verticais, que aconteceram no evento, da Wines of Chile, (29/out/13) pela ordem adotada pelo especialista chileno Patrício Tapia, que ofereceu a palestra e organizou os trabalhos.
Iniciamos com:
Don Maximiano Founder’s Reserve

(1) no mapa da postagem inicial:
Conheça a proposta da Vertical de ícones do Chile

Viña Errazuriz
Região de Aconcagua –

Das três grandes regiões: “Andes”

Don Maximiano Founder’s Reserve

 2010
 2000
 14,5º
 14,0º
 78% Cabernet Sauvignon
10% Carmenère
7% Petit Verdot
5% Syrah
 100% Cabernet Sauvignon
 22 meses de barrica
 18 meses de barrica
 Notas de degustação:
Rubi com reflexos violáceos, belíssima intensidade, antocianos vivos marcando a taça. No nariz, frutas vermelhas,  ameixas maduras e notas herbáceas, entremeadas com balsâmico.
Em boca, revela imediatamente os taninos potentes que aguardam evolução. Bela acidez equilibrando os 14,5º de álcool. No retro olfato, confirma a fruta, introduzindo notas de pimenta do reino.
Persistência longa.
Notas de degustação:
Granada, ainda mantendo reflexos 
cereja, porém, com halo já formando-se em tom levemente âmbar, como podem observar na foto acima.
Nariz bastante complexo, que se revela aos poucos, com requintado grafite, notas animais, permeado por leves nuances mentoladas.

Em boca, aquele ataque macio e envolvente, taninos aparados, embora mostrem a potência, equilíbrio álcool x acidez e retro olfato, surpreendendo com muita fruta em boca. 
Persistência longa.


Discreto ao revelar-se, e surpreendente no decorrer do processo, em minha opinião, ainda tem alguns bons anos pela frente. 
Um belíssimo vinho!
 

Uma das duas únicas verticais da mostra, na nova região dos Andes.

Recentemente degustei a safra 2007, como podem ver as notas de degustação AQUI, e confesso que dentre as 3 safras foi a que mais de impressionou, é claro que cada safra tem sua personalidade e estilo e irá agradar diferentes estilos de pessoas.

Seis verticais de vinhos ícones, certamente dividem as opiniões, afinal são todos vinhos especiais, com características e tratamento diferenciado,  tanto que ao final da vertical, nos perguntávamos, uns aos outros, sobre os preferidos do evento e as opiniões divergiam, não conversei com 2 especialistas, que tivessem as mesmas impressões.

Foram 12 vinhos com qualidade excepcional, que o diferencial, ficou por conta do gosto pessoal, de cada um dos degustadores presentes.
Seguirei em breve com a segunda vertical.

Enoabraços,

Camila H. Coletti

0 comentários :