Conheça a proposta da Vertical de Ícones do Chile 2013, com mapa

mapa-vertical-vinhos-icones-chile-2013

Conheçam os detalhes, da fascinante proposta, da Vertical de Ícones do Chile, iniciei um estudo, com mapa ilustrativo, que organizei para que os leitores do Vinho e Delícias,  possam usufruir também, do projeto do evento excepcional, que aconteceu ontem (29-10-2013), promovido pela Wines of Chile, com a proposta de desvendar o processo evolutivo de 6 ícones do Chile, vinhos do segmento ultrapremium.


A apresentação foi  conduzida pelo jornalista e conceituado especialista em vinhos, Patrício Tapia, para um grupo selecionado de jornalistas e especialistas convidados, onde fomos desafiados, à tarefa, de degustar e analisar, 2 safras de cada um dos vinhos abaixo, com pelo menos 8 anos entre elas.
O evento contou também com a presença de enólogos e representantes de algumas das vinícolas participantes: Cecília Torres, da Viña Santa Rita, Gustavo Hormann, da Viña Montes, Angélica Carrasco, da Viña Lapostolle e Ana Maria Cumsille, da Viña Altair.



Foram assim, 6 verticais (degustação de um mesmo vinho em safras diferentes), apresentadas na ordem:

  1. Dom Maximiano Founders Reserve – Safras 2010 e 2000 – Viña Errázuriz
  2. Don Melchor – Safras 2010 e 1996 – Concha y Toro
  3. Casa Real – Safras 2010 e 2002 – Santa Rita
  4. Altair – Safras 2010 e 2002 – Altair
  5. Clos Apalta – Safras 2010 e 2002 – Viña Lapostolle
  6. Montes Folly – Safras 2010 e 2002 – Viña Montes
Para que possam acompanhar comigo  os estudos que realizei, elaborei a representação das 6 vinícolas, com as estrelas enumeradas, em posição representativa, no mapa das 3 novas regiões,  pela ordem acima, ordem de sequência da degustação, iniciando-se cada uma das verticais, pela safra mais jovem.
Já escrevi, no Vinho e Delícias, sobre o tema das três novas grandes regiões do Chile, podem ler os detalhes na matéria:


Apenas relembrando aos enocolegas, no mapa temos as regiões, definidas pelas cores:

CostaEntre Cordilheiras - Andes
Assim, como podem observar, o painel apresentado, incluiu as regiões:
  • Vale do Aconcágua – No mapa
  • Vale do Maipo (2 vinícolas) – No mapa
  • Vale do Cachapoal – No mapa
  • Vale de Apalta -localizado dentro no Vale de Colchagua, a 200 km ao sudoeste de Santiago, a 68 Km do Oceano Pacífico, entre a cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa.
  • Vale do Colchagua – No mapa
Tivemos 2 verticais dentro da nova grande região “Andes” e 4 verticais da nova grande região “Entre Cordilheiras.
Espero ter ajudado a elucidar um pouquinho, da curiosidade sobre o que foi a apreciadíssima vertical, e em breve, assim que concluir, postarei os meus estudos comparativos sobre as análises dos vinhos, que fiz no evento, acho importantíssimo registrar e disponibilizar aos amantes do vinho, a fascinante experiência, que  apresentou  vinhos,  de qualidade excepcional,  e com características singulares, em cada uma das 6 verticais acima:  
“Um espetáculo em termos de experiência organoléptica, de conhecimento e de prazer”.

Antes de finalizar, eu farei uma especial referência ao buffet assinado pelo Chef José Maria Meira da Alfaiataria Gourmet, normalmente não costumo incluir referências ao buffet, mas como este estava especialmente delicioso, não resisti, o que me conduziu a solicitar as informações do Chef.
Infelizmente não sou fotógrafa profissional e na pressa, não me ative às fotos dos pratos, como deveriam constar aqui, me preocupei apenas em apreciá-los. Me fascinaram os raviólis de mozarela de búfala, com sensacional e aromático tempero e o risoto de cordeiro, igualmente saboroso,  tudo acompanhado com os belíssimos vinhos ícones, à nossa escolha, que estavam à nossa disposição, após as verticais, para os apreciarmos, com os quitutes do Chef Zé Maria, como é chamado carinhosamente, por sua equipe.


Aproveito para parabenizar a primorosa organização do evento, aos cuidados da Alessandra Casolato (ch2a – Comunicação), tendo ao seu lado, a eficiente Magaly Corgosinho e equipe, que nos receberam com o habitual carinho e eficiência.

Aprecio muito, eventos bem elaborados do começo ao final.
Parabéns à todos!!!
Serviço:
Organização: ch2a – Comunicação
Promoção: Wines of Chile
Local: Espaço Iate Clube de Santos
Buffet: Chef José Maria Meira – Alfaiataria Gourmet

Enoabraços,

0 comentários :