A espirituosa representante do Brasil


concours-mondial-bruxelles-brasil-vinho-e-delicias

Este ano, teremos aqui no Brasil o Concours Mondial Bruxelles - Spirits Selection 2014, que acontecerá em Florianópolis nos dias 6,7 e 8 de junho, no espetacular Costão do Santinho, e será como o nome diz, totalmente focado nas bebidas conhecidas como “espirituosas” ou do inglês “spirits”, que são os destilados. Serão Whiskies, vodkas, cognacs, brandies, piscos, grappas, gins, sakês, tequilas, bitters, dentre outras e é claro, a nossa brasileiríssima “cachaça”.
cachaça-brasil-vinho-e-delicias-2

É a grande oportunidade de apresentarmos ao mundo um pouco do que existe de qualidade neste universo, e não é só ao mondo, mas também aos brasileiros, que preconceituosamente desdenham a cachaça, por conhecerem apenas a cachaça elaborada em série no processo industrial, que não tem como extrair da cana o melhor de seus subprodutos, algo só possível  no processo artesanal através do plantio e cuidados da lavoura específicos e da destilagem, em alambiques de cobre, sob cuidados de bons especialistas.
Confesso que ao conhecer, algumas amostras selecionadas, fiquei impressionada, com onde nossa espirituosa cachaça pode chegar.

Não estranhem o fato, de apesar de ser estudiosa do mundo do vinho, eu vá falar reiteradamente da cachaça, como sommelière, tive a oportunidade de ter aulas na minha formação,  com especialistas em destilados,   além de ser a bebida da minha terra, tem na minha família, também história: Um de meus saudosos avós,  de família italianíssima, cresceu aqui no Brasil, em fazenda de alambique, de produção de cachaça, ou como ele chamava: “caninha”.

Que venha o concurso e muitos prêmios para a nossa bebida, que pelo que entendi, nas fichas de inscrição, concorre na mesma categoria das vodkas, gins, sakês, bitters, aquavit, tequila, jenever dentre outras e que no ano passado, edição do concurso 2013, trouxe ao Brasil duas medalhas tendo inscrito 11 amostras:

Grande Medalha de ouro – (Duplo ouro) Cachaça da Quinta
Rio de Janeiro

Medalha de PrataWeber Hauss
Rio Grande do Sul

E que venham muitas mais, neste ano de 2014, que muitos produtores participem e tenhamos muitas possibilidades de premiações, para o nosso produto nacional.


SERVIÇO:
Informações sobre o concurso:
Inscrições de amostras:
até 21 de março de 2014

Envio de amostras no Brasil para:
MP Editora – Informe-de pelo fone: 11 4617-4021

Período de envio: de 13 de janeiro a 28 de março


Enoabraços,

2 comentários :

Rodrigo disse...

Certeza que tem sakê nesse concurso? Sakê é bebida fermentada!

Camila H. Coletti disse...

Rodrigo, veja nos documentos oferecidos no site, te coloco aqui o link, vai encontrar sakê lá na mesma categoria da cachaça.
http://www.spiritsselection.com/sites/default/files/prive/Regulations%20Spirits%20Selection%202014.pdf
abraços e obrigada por visitar o Vinho e Delícias.