Obrigada pela divulgação, clara ou obscura.

603649_362844620464870_635726845_n
As bocas que não assinam o que dizem, e se esgueiram na obscuridade do anonimato, que se divirtam, assinalando o que bem entenderem, o que for útil, eu uso e agradeço de coração e o que não for, de qualquer forma, sempre me traz alguma vantagem… Smiley piscando por exemplo:

Divulgação e muitas visitas para o meu site de vinho, o Vinho e Delícias,  e  eu agradeço por isto!!!
Fazer um trabalho sério, incomoda,  especialmente aos despreparados.

Meu papel aqui é de dividir conhecimentos, tenho formação completa na área, e de qualquer forma, tenho meu próprio espaço, que não é só um site e sim uma excelente audiência, conquistada com o meu trabalho e a minha competência, isso incomoda muito não é?

Respeito a privacidade das pessoas e assino minhas colocações, mas sou cuidadosa em não citar, quem cometeu este ou aquele erro, porém, se a pessoa se identifica com alguma das críticas minhas, cabe a ela avaliar sua posição, afinal eu dei um toque, não citei ninguém.

Quando  faço uma crítica clara,  não o faço aqui, mas escrevo diretamente à pessoa, assinando o que digo e deixando a seu critério , divulgar ou não. Considero isto respeito, comigo e com os demais, comigo, por que respeito o meu compromisso com a informação de qualidade,  e com os demais, porque respeitei sua privacidade. Coube a pessoa em questão, decidir se tornaria público ou não, a mim não importa, assinalei o fato, no meu espaço e preservei a identidade da pessoa em questão.
Isto tem nome, se chama respeito, não estou aqui para escrunchar ninguém.

Tem blog ao contrário, que vive somente de críticas,  grosserias e falta de classe, afinal existem leitores para tudo, mas será que tem mesmo? Porque é simples se auto escrever um comentário, anonimamente ou com uma identidade criada para a balbúrdia, criticando este ou aquele, produzir escândalos é tarefa bem básica, mas acaba sendo o recurso, de quem não tem nada a oferecer, em termos de conhecimento, então critica este ou aquele sommelier, ou sommelière, por acaso, um dos cursos mais difíceis de se obter certificação, para quem ainda não sabia, excetuando-se é claro, o título de enólogo.

Algumas pessoas não querem enfrentar este desafio de anos de estudo, embora no fundo aspirem tal qualificação e depois, ficam com raiva de quem o fez. O curso é aberto a todos, vamos lá, vamos estudar... Se eu que nem sou mais uma jovenzinha pude, porque os demais não podem?
Confie em você e aceite o desafio, poucos chegam ao módulo III, mas alguns chegam, você pode estar nesta turma,  vai ver como vai parar de criticar os sommeliers, vai conhecer ângulos que desconhece e vai saber o que eles falam dos enófilos e das experiências absurdas que acontecem com os arrogantes de plantão, que eventualmente querem se bacanear para amigos, namoradas e amantes, nos restaurantes TOPS espalhados pelo país. É muito engraçado conhecer os furos e a falta de classe de alguns dos frequentadores,  que se acham entendidos no assunto vinho, análise, defeitos e coisas muito mais básicas.

Nunca escondi que sou adepta do conhecimento e nunca disse que o tenha por completo, sou aprendiz e serei sempre, pois o universo do conhecimento é inesgotável, mas sabemos que a arrogância, ronda também o conhecimento e temos que ter cuidado com ela. Não basta um cursinho básico para já ir se achando competente a analisar vinhos ou a escrever "analíticamente" sobre eles.

Quer ser blogueiro do vinho, conte sua experiência não precisa ficar "burocratizando o vinho" com termos que são técnicos, se quer entrar nestes ângulos, faça formação antes. Interessante observar,´que os que fazem campanha contra os termos técnicos do vinho e vivem pregando a simplificação do vinho, são os que mais adoram entrar nestes campos, por favor senhores e senhoras, mantenham a coerência, ao menos.

Blogueiro do vinho, bebedor, amante e apreciador do vinho, tem que se divertir, escrever sobre sua experiência, sua vida, o que quer que seja, pois não é seu trabalho conhecer técnicamente os vinhos, não ganha para isso, basta gostar ou não e curtir a vida.

Vinho existe para dar prazer ao seu consumidor, mas é claro que por traz dele, daquela taça, tem que existir os profissionais de verdade, o que me leva a pensar, que a questão que parece pairar é:

Onde você quer ficar?

  • No grupo do consumidor
ou
  • No grupo dos profissionais da área: Sommeliers, enólogos e especialistas do tema vinho?
Isto é que parece não estar bem resolvido para alguns. 

Se é teu caso, se pergunte isto, faça uma auto-análise básica e se conheça primeiro, antes de tomar atitudes destrambelhadas, sem saber quem você é de verdade e o que você realmente quer e não sinta inveja dos demais, siga-os se é sua meta ir para onde eles estão indo.

Eu comecei com o básico na ABS, depois, como psicóloga passei a fazer seleção de sommeliers, o que me levou a achar que deveria aprofundar conhecimentos na área e assim, fiz a formação profissional, movida apenas pela necessidade de saber mais, assim como eu, várias pessoas que não aspiravam  trabalhar em restaurantes o fizeram, médicos, advogados, gastrônomos, administradores e vários outros, que enfrentaram o curso completo apenas pelo prazer do conhecimento, para poder falar do tema, com alguma consistência e pelo prazer que a descoberta nos traz.


Eu gosto do conhecimento, e serei sempre seguidora dele, tanto quanto aprecio os que o tem, existem especialistas maravilhosos na área e os admiro muito, os leio e aprendo sempre com eles.

Gente dedicada, sempre tem espaço, tanto na minha admiração, quanto nas minhas indicações, não indico ou seleciono  por amizade,  ou por favoritismo pessoal e sim por competência, isso pode gerar raivas, invejas e revoltas, mas ai já estamos entrando no campo das patologias humanas e o tema passa a ser outro, além de ser uma questão pessoal, e não considero, que deva entrar aqui, neste pontos.
No mais, sigamos em frente, temos ainda um universo de vinhos a desvendar e um mar de conhecimento, esperando por todos, os mais dedicados como eu, que me sigam.

O aprendizado está aberto a todos, eu aprendo sempre, com os meus erros e com a minha pressa em digitar…rs…, o que prova inclusive, que não copio textos…rssss… e sim, os escrevo originalmente, ponto pra mim…rs… portanto já aproveito para me desculpar,  por eventuais erros no francês, no inglês, no italiano, no chinês, no polonês, russo e em todos os demais idiomas, incluindo o português, pois o Vinho e Delícias, não tem verba para revisores…rs…
Quem sabe um dia, não é?

Se alguém quiser fazer as vezes do revisor, me mande o CV, que se for bom, faremos negócio, eu disponibilizo a divulgação em troca Smiley piscando.

E a divulgação aqui é boa!!!

Obrigada amigos!!!

Enoabraços e vamos aos vinhos… 

Camila H. Coletti

0 comentários :