Pérolas do feed do Enoblogs.

garrafas-vinho

Dio Santo!!! Sempre acabo dando, com alguma incorreção pelos feeds de notícias dos blogs. Outro dia li, que havia pelo mundo, 18 variedades de uvas, podem acreditar que alguém sentou para escrever esta pérola? um outro falou em 1600,  e recentemente, achei um post que a chamada, ou seja o resumo de uma linha, era a postagem inteira. Como será que fica isto para o leitor?
Sem falar da postagem comportamental compulsiva, de vários posts ao mesmo tempo que deveriam ser no máximo 2 ou 3 postagens e foram subdivididos, para fazer volume, tirar a vez dos que estão na página inicial do feed de notícias e ter a chance maior de permanecer nele, ou ser visitado.
Destas, para incorreções mais graves, por exemplo,  querer assinalar defeitos do vinho. A primeira coisa que se aprende na formação de sommelier é que defeito do vinho é tema delicado, que só se pode ter habilidade com o treino e com o desenvolvimento de percepções específicas, que inclusive irão variar de pessoa a pessoa.

Sabemos muito bem,  que somente profissionais, com formação de verdade e com boa experiência é que podem identificá-los, defeito em um vinho é algo que precisa de muitos requisitos e treino, tanto para identificá-los, como para classificá-los e isto se o avaliador,  tiver em si o aparato necessário, sabemos por exemplo, que a capacidade de detectar aromas é muito variável, alguns são fisicamente limitados nesta área, mesmo com treinamento. 
Por estas e por outras,  sou contra formações em cursinhos de final de semana, (para quem quer avaliar vinhos) que não dão tempo para a pessoa ir treinando olfato e sensibilidade de nuances, aparato básico necessário à identificação das diferenças. Vai muito tempo para desenvolver esta habilidade, mesmo porque afortunadamente estes defeitos, não estão por ai, então não é tão simples ter contato com eles. Ainda bem, não é?
Acho, que quem não é profissional, que fez 1, 2 ou mais cursinhos rápidos, não deveria entrar em explanações técnicas, que desconhece, isto é assunto para profissional experiente, a mais recente,  foi a confusão entre vinho oxidado e vinho bouchonné, onde é citado que o vinho está bouchonné e depois citado que o vinho oxidou.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa…rs… E garanto que são muito diferentes, escreverei a seguir, senão este post ficará mais do que gigantesco, você leu uma linha por ai em uma postagem e eu compenso com 1000 aqui…rs…
Veja sequencia : Vinho oxidado e vinho bouchonné

Como sabemos, a blogosfera é aberta a todos, assim podemos ler barbaridades, tanto quanto, podemos fazer as críticas a elas.

Isto é democracia, certo? E respeito ao leitor é necessário, a oferta de desinformação é farta. 
Cuidado com o que lê. 

Enoabraços e uma linda semana a todos!

Camila H. Coletti

0 comentários :