Ainda falam mal de vinhos brasileiros…

766 12 87-2

Falam muitas coisas por ai, mas eu acho que os leitores do Vinho e Delícias, já estão mais do que preparados para poderem tirar suas próprias conclusões. Sem essa de ir atrás de quem gosta de ver “o circo pegar fogo”, falando mal de vinhos brasileiros. Que tédio, não é?
Chega de “buanismo” (se comportar como tribo indígena no seu primeiro contato com a civilização,  diante do que vem de fora, com o mesmo deslumbramento de um índio que está vendo um espelho pela primeira vez …rs….)! Está na hora de brasileiro crescer e respeitar o seu próprio espaço e seu próprio fruto.

Nosso problema aqui chama-se: Carga tributária, ou seja impostos, mas o papo não é este neste momento.

Eu amo vinho e amo vinhos de todos os países, cada um tem seus encantos e seu espaço em minha adega. Existem vinhos bons e vinhos ruins, tanto nos vinhos produzidos aqui ou na França, na Itália e em qualquer parte do mundo.

Cada vinho é único e em falando dos bons (do mundo todo, o que inclui o Brasil), todos tem algum encanto, assim como cada pessoa, uns são mais empolgantes e sensuais, outros mais meigos e leves, outros fortes e estruturados  e cada um deles tem seu papel, seu momento e sua aplicação em nossos dias.

Eu particularmente acho que os vinhos brasileiros são extremamente gastronômicos, pois em termos gerais (o que não é regra absoluta, mas é o caso da maioria dos que tive a oportunidade de conhecer) tem menos taninos e acidez na medida ideal, o que o torna ótimo companheiro em nosso dia, tanto num momento descontraído, como nas refeições saudáveis do dia a dia. Não precisa esquentar a cabeça com o vinho nacional, via de regra basta abrir uma garrafa e ele não irá se chocar com a maioria dos pratos, já não é o que acontece com vinhos mais estruturados, onde na harmonização inadequada irá rolar aquele terrível amargor, que 3 dias depois você ainda sente na boca. Tem coisa pior?

Então fica aqui a dica, se quer simplificar e não quer esquentar a cabeça, se não conhece a estrutura daquele vinho que está vendo na prateleira ou do qual leu algo a respeito, sugiro que pegue um nacional (vinho fino e NÃO vinho de mesa) de marca que tenha alguma referência, coloque na temperatura ideal.

Dica de temperatura ideal para vinhos brasileiros:

  • Fresco para os vinhos tintos (14º a 16º)
  • Gelado para os vinhos brancos e vinhos rosés (8º a 10º)
  • Super gelado para os vinhos espumantes (5º a 7º)
E tranquilidade, vai dar tudo certo, aproveite os seus momentos e seja feliz! Smiley piscando

Enoabraços,

0 comentários :