Faculdades de Enologia no Brasil

Olá Enocolegas,

Estes são os endereços de Cursos especializados na formação e especialização de enólogos no Brasil, são os únicos que localizei até agora, se souber de mais algum, me avise, ok?


IFRS- Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves/RS No Instituto Federal Campus Bento Gonçalves - RS, existem dois cursos de Enologia: nível superior e nível técnico. O curso Superior em Viticultura e Enologia possui duração de 6 semestres, o nível técnico é um curso concomitante ao segundo grau, com duração de três anos. A admissão é feita por prova de seleção. 
Site: http://bento.ifrs.edu.br/site/

Cefet-PE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina/PE Em nível superior, o curso de Tecnólogo em Viticultura e Enologia, tem duração de três anos, sendo que no último semestre o aluno deve cumprir um estágio obrigatório em empresa da área vitivinícola. O curso é oferecido pelo CEFET de Bento Gonçalves-RS e Petrolina-PE e a admissão é feita por prova de seleção.
Maiores informações: www.cefetbg.gov.br e www.cefetpe.br

Convênio IFRS -Campus Bento Gonçalves/ Univille / ISEPG O curso de especialização de Gestão em Vitivinicultura é dirigido a tecnólogos de nível superior em viticultura e enologia e profissionais graduados que atuem diretamente na área. O objetivo é aprofundar os conhecimentos da estrutura de produção agrícola, os processos de gerenciamento e marketing, e questões relacionadas ao meio ambiente (desenvolvimento sustentável). O curso é ministrado no campus do IFRS, em Bento Gonçalves. Localização: Av. Oswaldo Aranha, 540, Bento Gonçalves, RS, 95700-000, T 54 - 3452.2200
Mais informações: www.univille.br www.cefetbg.gov.br

Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS A UFRGS oferece dois cursos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) de interesse de graduados em Viticultura e Enologia: Fruticultura/ e Enologia de Alimentos/Bebidas. O processo de seleção inclui análise de documentação , desempenho escolar, produção intelectual, e experiência profissional na área. Podem ser realizados teste de conhecimento e/ou entrevista. Localização: Av. Bento Gonçalves, Porto Alegre/RS (51) 3316.7000.
Mais informações: www.ufrgs.br

Universidade de Caxias do Sul A universidade oferece o curso de pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Agricultura Orgânica, área bastante atual de interesse do vitivinicultor. O objetivo do curso é capacitar profissionais para a implementação e manutenção da agricultura orgânica e sustentável, inclusive em vinhedos. Localização: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul/RS - (54) 3218.2100, ramal 2152.
Mais informações; www.ucs.br posgrad@ucs.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça.
A consolidação da Metade Sul do Rio Grande do Sul como região de enorme potencial e vocação para a produção de vinhos de alta qualidade e valor agregado com competitividade motivou a criação do curso, pautada na necessidade da formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas específicas geradas pela expansão de programas de fomento à fruticultura e agroindústria na região sul do estado e pela implantação de Polos vitivinícolas na Metade Sul do RS.
Site: http://www.ufpel.tche.br/cavg/vitieno/

Leia mais dicas bem atualizadas de cursos e vinhos: Vinho e Delícias - Artigos

4 comentários :

RBW disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui disse...

Curso de Graduação em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus Urupema/SC. Vagas: 40/semestre; Duração: 06 semestres; Carga horária: 3310 h/aula; Turno: integral (prioritariamente matutino). Informações - site: curso.ifsc.edu.br

Unknown disse...

Curso de vinicultura e enologia no IFSP- São Roque

E Bacharelado na Unipampa - Dom Pedrito

Unknown disse...

Viticultura e Enologia no IFSUL-Pelotas