O impressionante e surpreendente Aracuri Merlot 2009


Final de domingo, dia de furar regime e comemorar…rs… Sentei aqui e bateu uma super vontade de um vinho tinto, faça calor ou faça frio, um vinho tinto é sempre bem-vindo, não acham? Abri o Aracuri Merlot, confesso que fiquei resistente com o fato da safra já ter 5 anos, mas resolvi conferir, estou com a taça aqui comigo e impressionadíssima com a performance deste vinho. Já havia degustado o chardonnay, desta vinícola, durante a semana, e estava previsto escrever sobre ele, no inicio da semana,  mas este não pude resistir, Aracuri Merlot 2009, é realmente especialíssimo, pequei a máquina fotográfica e sentei-me aqui, para passar logo aos colegas, a minha experiência.

Notas de degustação:

Aracuri Merlot 2009
Vinícola: Allprandini e Meyer Vinhos Finos
100% Merlot
Safra: 2009
Região: Campos de Cima, que vem sendo assinalada como a grande promessa em termos de terroir brasileiro e pelo que tenho visto dos vinhos da Aracuri, parece que ela realmente promete, e já está cumprindo.
Rio Grande do Sul
Álcool: 13º

Obs.: Vinhedos jovens implantados em 2006, estágio em barricas de carvalho, de 40% do volume, por 3 meses.

Análise organoléptica:

Tinto de rubi a granada, impenetrável, de alta intensidade e formação de leve aro, lagrimas lentas que ainda tingem levemente. as paredes da taça.
Nariz franco e boa complexidade, com sedutores traços de cedro, mesclado a ameixas maduras e “sous- bois”, permeados por notas de pimenta. Em boca, boa acidez, diria que bem gastronômica, equilibrando os 13º de álcool. Corpo médio e entrada macia, taninos redondos.  Boa persistência, confirmando as ameixas maduras e leves traços de pimenta do reino. Nada de amargor.  Em taça evolui graciosamente, em elegância e requinte.
Um vinho de preço simples e de alma nobre, uma surpresa no terroir de Campos de Cima da Serra, não irei comparar com outros merlots do mundo, mas assiná-lo que ele me lembra grandes vinhos, de uma nobre região francesa. 
Este vinho numa degustação às cegas eu acredito que causaria muita confusão, eu nunca diria que é nacional.
Um vinho vendido a preço médio de R$ 40,00, que realmente surpreende, vale a pena conhecer. Super recomendo, ao degustá-lo perceberá logo. sobre o que estou falando.
Fiquem de olho nesta vinícola: Aracuri, pelos 3 vinhos que degustei dela, não pouparei elogios e confesso que ficarei de olho também, atenta a sensacional expressão do terroir que a Aracuri está captando e nos oferecendo em garrafas.

http://www.aracuri.com.br

Enoabraços,

0 comentários :