Usando perfumes em degustação de vinhos???

549615_351025538313445_1720257667_n

Tenho visto coisas… Uma coisa é uma festa, um lançamento de vinhos e até mesmo um almoço e outra muito diferente é uma avaliação de vinhos, ou um evento específico de vinhos, onde os participantes querem ter a oportunidade de degustar seriamente os  vinhos apresentados, o que implica para quem não sabe, em 3 fases:
Avaliação do aspecto visual
Avaliação do aspecto olfativo
Avaliação do aspecto gustativo

Como alguém impregnado de perfume, consegue avaliar o aspecto olfativo de um vinho?

E o muito pior, é impor aos demais colegas, o seu perfume, impedindo que os mesmos tenham o direito de analisar o vinho com seriedade.

Como eu sentirei os aromas de um vinho se a pessoa que está ao meu lado, ou próxima a mim, se encharcou de perfume? Eu estarei sentindo o perfume desta pessoa. Já aconteceu e não gostei nada disto. Tem gente, que espero sentar em uma sala de degustação, para me posicionar bem longe.
Seja lá qual for a sua função em um evento de vinhos, se vai trabalhar nele ou se vai degustar vinhos, não use perfume, evite loções de barba e cremes para o cabelo muito perfumados.
Se você não vai analisar vinhos, saiba que outras pessoas irão e respeito é básico em qualquer atividade  que inclua outras pessoas. Regrinha de convivência mínima.

Eu até entendo uma pessoa iniciante fazendo isto, por desinformação, isto pode acontecer, ninguém nasce sabendo,  por isto estou escrevendo aqui sobre o tema, mas muito pior, muito pior mesmo é encontrar profissionais, que sabem de cor e salteado, a importância dos aromas do vinho e no entanto, aparecem em degustações técnicas banhados de perfume francês, num excesso de causar dores de cabeça em não degustadores,  naquele nível que até numa balada incomoda, pelo excesso.
Imagine o que isto faz com os olfatos apurados dos degustadores de vinho? E com a qualidade da avaliação? Seriedade é sempre bom para se fazer um trabalho bem feito.

E eu acho que avaliação de vinho é coisa seríssima, nem papo e nem perfume nela.

Enoabraços,

0 comentários :