Antinori - Guado al Tasso - Bolgheri Superiore



Enocolegas,
segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minha análise com impressões, esta é mais uma experiência vínica que faço questão de dividir vocês, lembro a todos, que os vinhos escolhidos para comporem estas notas me trouxeram momentos degustativos agradabilíssimos, são vinhos que classifico "de especiais a especialíssimos".

Este vinho foi degustado no Grandi Marchi do Istituto del Vino Italiano di Qualitá, em São Paulo, evento primorosamente organizado por Alessandra Casolato, diretora da CH2A

Veja matéria sobre o evento e outros vinhos degustados na ocasião, AQUI


Caso queiram conhecer algumas de minhas notas de degustação, 
visitem os links:
Notas de degustação por países
Notas de degustação por ordem alfabética



Rótulo:  Guado al Tasso
Produtor: Antinori
País: Itália
Região: Bolgueri Superiori DOC - Toscana
Safra: 2007
Álcool: 14%
Assemblage:
  • 57% Cabernet Sauvignon
  • 30% Merlot
  • 10% Cabernet Franc
  • 3% Petit Verdot

  • OBS: Uva colhidas manualmente, delicadamente esmagadas, com fermentação e maceração em inox a temperaturas de 25° a 30°C de 15 a 20 dias, período durante o qual foram realizados procedimentos de bombeamento e oxigenação individualizados, de acordo com cada uva e lote. Na primeira transferência o vinho foi colocado em barris de madeira, com a malolática concluída ao final de um ano. Depois de 18 meses de evolução os melhores lotes foram combinados. Vinho engarrafado e evoluído por mais 10 meses antes do lançamento.

Notas de Degustação:

Vinho tinto de tonalidade rubi, de média intensidade, límpido, brilhante e transparente, leve halo aquoso.
Franco mas apresentando-se de inicio fechado, aromas muito pouco aparentes, com algum tempo de taça, revela pouco,  apenas frutas escuras, em especial amoras maduras.
Na boca seco com ataque deliciosamente macio, revelando a seguir seu equilíbrio e corpo maciço, com a perfeita relação entre o teor de 14% de álcool, com uma  fantástica acidez capaz de domá-lo. Perfeito. Nenhum sinal de amargor com taninos robustos porém macios e refinados. 

Um vinho muito elegante e requintado.
Por Camila H. Coletti, degustado em: 20 de junho de 2012 


Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 20° e sugeriria um tempo de decantação, para dar espaço às revelações deste vinho.

0 comentários :