La Court - Nizza - Barbera d'Asti DOCG



Enocolegas,
segue abaixo a ficha de degustação com os dados do vinho e minha análise com impressões, esta é mais uma experiência vínica que faço questão de dividir vocês, lembro a todos, que os vinhos escolhidos para comporem estas notas me trouxeram momentos degustativos agradabilíssimos, são vinhos que classifico "de especiais a especialíssimos".

Este vinho foi degustado no Grandi Marchi do Istituto del Vino Italiano di Qualitá, em São Paulo, evento primorosamente organizado por Alessandra Casolato, diretora da CH2A

Veja matéria sobre o evento e outros vinhos degustados na ocasião, AQUI

Caso queiram conhecer algumas de minhas notas de degustação, 
visitem os links:
Notas de degustação por países
Notas de degustação por ordem alfabética



Rótulo: La Court
Produtor: Michele Chiarlo Azienda Vinicola
País: Itália
Região: Nizza - Castelnuovo Calcea - Piemonte
Safra: 2007
Álcool: 13,5%
Assemblage: Não
  • 100% Barbera

  • OBS: Fermentado por 12 dias em contato com as cascas em tonéis de carvalho de 550 litros com sistema de lavagem dos elementos sólidos e temperatura de 27º a 30º.
    Posteriormente metade vai para barricas Allier e metade em grandes barris, permanecendo por 1 ano. Após engarrafamento evolui por mais pelo menos 15 meses antes de ser comercializado.

Notas de Degustação:

Vinho de tom rubi de média intensidade límpido, brilhante e transparente.
Franco, complexo com presença maciça de famílias de aromas, uma combinação de ameixas, algo de floral, menta, leve pimenta, notas de café e baunilha, de alta intensidade.
Na boca ataque macio, com predomínio da acidez, com taninos de presença, porém muito refinados, macios e elegantes. Bom corpo, com uma reunião de elementos que o tornam sofisticado, especialmente por não ser oriundo de nenhum assemblage. todo este potencial em apenas uma casta, é muito interessante. Deliciosamente sensual. Apenas não apreciei o preço!
Por Camila H. Coletti, degustado em:  20 de junho de 2012 


Recomendações:
·         Temperatura de Serviço: em torno de 18° a 20°

0 comentários :