Ossian, a incrível expressão de vinhas pré-phyloxéricas


Dentro da minha seleção de vinhos de especiais a especialíssimos, segue mais uma nota de degustação que quero dividir com os colegas, deste incrível vinho de agricultura ecológica e de fantástica expressão.


Rótulo: Ossian
Safra: 2008
Produtor: Ossian Vides y Vinos
País Espanha
Região Segóvia – Vinos de la Terra de Castilla y León
Castas 100% Verdejo
Álcool 13,5°
Importadora Península Vinhos
Obs:
De vinhedos pré-phyloxéricos com idade entre 105 e 200 anos, localizados a uma altitude de cerca de 900 metros, a mais alta da região, com intensa amplitude térmica e colheita retardada devido às condições do terroir.

O vinho passou por 10 meses em barricas francesas.
Vinho branco, de tonalidade palha, tendendo ao dourado, límpido, brilhante e transparente.
Franco, com magnífica expressão olfativa, presença de notas cítricas, mescladas por nuances de peras portuguesas, indescritível floral, evoluindo muito na taça, onde mostra notas exóticas de carambolas maduras e suculentas, mel, baunilha e nuances de açúcar queimado, com a persistência durante todo o processo de notas incríveis notas minerais. Um deleite aos sentidos!
Na boca seco, com delicioso ataque aveludado, boa acidez em equilíbrio com o álcool, com belíssima persistência e retro gosto confirmando as peras, o cítrico e a baunilha.

Delicado e cheio de classe, um vinho capaz de cativar os não apreciadores de vinhos brancos, fanáticos pelos tintos que certamente serão seduzidos por este belíssimo exemplar da expressão da região, aliás boa sugestão para um momento de sedução.
Por Camila H. Coletti,  em 03 de agosto de 2012
Este vinho lança uma questão, será que se tivéssemos uvas hoje das antigas pré-phyloxéricas, os vinhos teriam outra dimensão de aromas e sabores?

0 comentários :